ABC da EaD no SL 3.0

Bem-vindo ao curso ABC da EaD no SL 3.0.

Esta mesma página já foi usada para as duas outras versões do curso, então os comentários mais antigos referem-se a essas versões. Mas você pode registrar seus comentários, suas dúvidas etc. a partir de hoje, 03/10, para a versão 3.0 do curso.

Por enquanto, criei um post com algumas explicações iniciais.

Nesta primeira semana, que começa em 06/10, estarão sendo feitas as inscrições, então só devo contatar os inscritos, por email, a partir do final da semana. Enquanto isso, vamos conversando por aqui.

***

06/10/2008

Como os inscritos ainda estarão recebendo os livros nos próximos dias, vou aguardar até o final da semana para enviar um email para todos, com orientações. Quem receber o livro, pode aproveitar para ler a Introdução!

Enquanto isso, como muitos perguntaram, aqui vão algumas orientações iniciais para o uso do Second Life.

Para rodar o Second Life, você precisa de um computador com conexão à Internet por banda larga (é praticamente impossível participar adequadamente do Second Life com conexão discada). E precisa também, é claro, de um computador em que o Second Life funcione adequadamente.

O programa pode ser baixado no site do Second Life Brasil ou no site norte-americano.

Confira nessas páginas as configurações mínimas e as recomendadas, e, depois de baixar o software, teste o programa em seu computador. Muitas vezes, a simples atualização do driver da placa de vídeo pode resolver seu problema.

Vamos utilizar esta página para tirar dúvidas sobre a instalação, então sinta-se à vontade para colocar as dúvidas que tiver. Se, no final, você não conseguir utilizar o Second Life no seu computador, uma opção seria testar uma lan house ou um computador de algum colega, em que você consiga navegar bem pelo Second Life. Como vamos marcar os encontros no Second Life de acordo com a disponibilidade dos grupo de inscritos (em dias e horários diferentes, para atender a todos), você pode então escolher um dia e horário em que consiga utilizar o software.

De qualquer maneira, volto a lembrar que nas primeiras semanas, teremos atividades assíncronas, em diferentes ferramentas da Web, e mesmo nas semanas seguintes, estas atividades serão mantidas, e os encontros no Second Life serão um complemento do curso. Ou seja, é perfeitamente possível acompanhar o curso e a leitura/discussão do livro sem entrar no Second Life.

***

08/10/2008

Conversei hoje com a Pearson, e o livro em São Paulo realmente esgotou, então eles já solicitaram para os escritórios de outros Estados enviarem exemplares de volta. Portanto, pediram para quem não conseguiu se inscrever ainda, checar novamente o site na sexta-feira, pois até lá tudo deve estar resolvido.

De qualquer maneira, conforme combinado, até o final da semana eu enviarei um email para aqueles que já estão inscritos, com algumas orientações.

***

11/10/2008

Acabei de enviar um primeiro e-mail para todos os incritos no curso até agora. Se você não recebeu o email, me avise (por aqui ou por email – joaomattar@gmail.com), para eu verificar o que ococorreu.

***

14/10/2008

Acabo de reenviar o email enviado no sábado, pois recebi uma lista atualizada de inscritos. Quem já tinha recebido, pode obviamente ignorá-lo. Magda, o email para você voltou, pois a sua caixa estava cheia!

Algumas pessoas me perguntaram no blog sobre o login e senha para o Second Life.

Na verdade não sou eu quem forneço esses dados, você deve se cadastrar no Second Life, ou seja, criar seu login, sua senha, seu nome e sobrenome (que você não poderá modificar, então escolha bem), e inclusive terá em seguida que criar seu avatar – o boneco que o representára no Second Life (cuja aparência depois pode ser modificada.)

Há uma página em inglês para fazer isso, e outra em português.

Tanto faz o processo, pois no final você terá seu avatar, com o login e senha que criou. Para criar a conta não há custo nenhum – talvez lhe seja oferecida uma conta prêmio no processo, mas você não precisa de conta premium – crie uma conta normal, sem custo nenhum, ela será suficiente para tudo o que faremos durante e curso.

A partir daí, terá acesso a uma primeira ilha, procure se divertir por lá um pouco!

As inscrições para o curso serão incerradas nesta quinta-feira, então na sexta ou sábado enviarei um novo email, com as orientações para a próxima semana.

***

18/10/2008

Olá!

Acabei de enviar um novo email para os inscritos. Somos mais de 70! O email de hoje tem orientações para as atividades da semana que vem. Se você não recebeu, me avise (joaomattar@gmail.com) para eu conferir o que ocorreu. Até a próxima quinta-feira (23/10) estarei em Caxambu, para a Reunião Anual da ANPED, e um pouco fora do ar. Qualquer urgência, nesses dias, procurem falar diretamente com a Pearson.

João Mattar

***

23/10/2008

Olá!

Enviei hoje mais um email para o grupo, que agora já está fechado, solicitando que apareçam no Moodle para cadastrar seu perfil e participar do fórum de Apresentação, apenas para eu ter certeza se todos receberam os emails, e então faremos nossa primeira atividade de discussão do livro lá mesmo pelo Moodle.

Qualquer dúvida, entrem em contato por email comigo ou postem seus comentários por aqui mesmo.

João Mattar

***

26/10/2008

Olá!

Acabo de enviar um novo email, com as orientações para a discussão do capítulo 1 do livro ABC da EaD no espaço do Moodle do nosso curso.

Tem muita gente que ainda não apareceu por lá, quem estiver com algum problema para entrar no Moodle pode postar as dúvidas por aqui, assim as orientações podem servir para todos.

Abraços

João Mattar

***

01/11/2008

Enviei um email agorinha com a orientação para a atividade do cap. 2 do livro – criei um wiki dentro do Moodle, para contarmos a várias mãos a história da EaD.

João Mattar

***

12/11/2008

Enviei um email agora com a orientação para 2 atividades do capítulo 3 – um post neste blog e um vídeo no YouTube. Vamos testar algumas ferramentas da web 2.0, para comparar o seu potencial pedagógico com o uso de LMSs, e depois com o Second Life.

Como sempre, copiei o email para o fórum de avisos no Moodle.

João Mattar

______

Vote em João Mattar para o Shorty Award (Oscar do Twitter) na categoria educação, pelo site ou twitte direto a frase:

I nominate @joaomattar for a Shorty Award in #education because of his tweets in education

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar

182 respostas a ABC da EaD no SL 3.0

  1. Juliana disse:

    Gostaria de saber se os horários são o horário oficial de Brasília.

  2. João Mattar disse:

    Oi, Juliana, sim, estes horários são os horários de Brasília. Mas logo vou completar as informações com os horários do SL.

  3. Wagner disse:

    Olá João,

    Adorei a sua iniciativa e estou aguardando o curso em relação ao livro também já fiz a aquisição porém ainda não chegou. Mas gostaria de ler antes do curso para poder ter parâmetros e articulações interessantes neste ambiente.

    Abç,

    Wagner

  4. João Mattar disse:

    Oi, Wagner, espero que você receba logo o livro.
    O livro será realmente a nossa bibliografia básica, vamos dizer assim, mas no livro você encontrará muito pouca coisa sobre o Second Life, como usá-lo etc. Isso nós vamos discutindo por aqui. A partir de amanhã devo começar a propor algumas atividades para nos acostumarmos um pouco com o Second Life. Vamos nos falando.

  5. Lilian disse:

    Olá Prof. João!!!

    Resolvi fazer uma visitinha no seu blog! Adorei!!!
    Aproveito pra peguntar que horas será o lançamento do seu livro “Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias”. Eu a e Marcia gostaríamos muito de ir!

    Abraços,
    Lilian (Triunfus)

  6. Marcio Klein disse:

    Para participar do evento de 1º de dezembro, me cadastrei no SL, porém não consigo encontrar a Ilha Vestibular Brasil. Por favor, me de uma dica de como chegar a ela.

    Abraço

  7. João Mattar disse:

    Oi, Lilian. O lançamento será ao final do Congresso, às 18 horas, na própria Anhembi.

  8. João Mattar disse:

    Márcio, se você pesquisar em locais, no Second Life, achará a ilha. Mas há também uma página deles na Internet, que pode te levar até lá:
    http://www.vestibularbrasil.com.br/vbAspInicio.asp

  9. Pingback: De Mattar » ABC da EaD no SL

  10. Fernanda disse:

    O Curso terá início dia 01 ou 03 de dezembro?
    Quem se inscreve recebe uma senha?
    Obrigada.

  11. João Mattar disse:

    Oi, Fernanda.
    Dia 01/12 será um encontro para ambientação, principalmente para quem ainda não mexe muito com o Second Life.
    Dia 03/12 é efetivamente a primeira aula.
    Não há senha, eu criei um grupo no Google e enviei convite para os inscritos (se não recebeu me envie um e-mail que eu te envio o convite) e também me informe o nome do seu avatar no e-mail, assim te acrescento no grupo do curso no SL.

  12. Nakamura disse:

    professor, inclua-me no grupo do ABC da EAD no Second Life? Meu avatar é Nakamura Offcourse

    • Tina disse:

      Guilherme Freitas disse:Senna foi um grande piltoo. Eu peguei o fim de carreira dele, mas ainda lembro vagamente do tedtulo mundial de 1991, quando tinha 5 anos e da vitf3ria dele no Brasil em 1993. Em 1994, eu assistia a TV e lembro da batida fatal. Senna foi um eddolo dentro e fora das pistas pois seu Instituto ajuda milhares de criane7as no Brasil. A diferene7a de Senna para outros eddolos do esporte nacional como Pele9, por exemplo, e9 que Senna investiu uma parte de sua fortuna para ajudar pessoas carentes. Que o campee3 descanse em paz!

  13. Pingback: De Mattar » ABC da EaD no SL (2007) - Reflexões

  14. Pingback: De Mattar » I Congresso Second Life na Educação - Capítulo São Paulo

  15. Priscila Drumond F. Magalhães disse:

    Bom Dia Prof.João Mattar!
    Estou desenvolvendo minha monográfia com o tema:AMBIENTES INTEGRADOS DE SUPORTE À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ferramentas modeladores e ou gerenciadoras de ambientes ead. Comparei alguns Ambientes e gostaria de destacar o uso do Second Life na EAD. Já comprei o seu livro e estou aguardando a entrega. Gostaria de saber se posso usar em meu TCC o “tutorial para o Second Life” e outros resumos que li aqui no seu Blog.
    Desde já agradeço sua atenção e colaboração.
    Priscila Magalhães.

  16. João Mattar disse:

    Claro, Priscila, pode usar o que quiser. E se tiver também alguma dúvida, comentário etc., compartilhe conosco por aqui. Imagino que você esteja falando do livro “Second Life e Web 2.0 na Educação”, certo? Em que curso e onde você está fazendo o seu TCC? Abraços e boa sorte!!

  17. Priscila Drumond F. Magalhães disse:

    Sim Prof.!
    Optei em comprar o “Second Life e Web 2.0 na Educação”, mas também gostei muito do “ABC da EAD-A Educação a Distância Hoje”, baixei “ABC da EAD_CD” que tem contribuido bastante.
    Me formei em Sistemas de Informação. Estou pensando em incluir no trabalho algum estudo de caso sobre o Second Life na EAD.
    Alguma sugestão?

  18. João Mattar disse:

    Priscila, para você fazer algum estudo de caso, teria que brincar um pouco no Second Life, aliás, qual é o nome do seu avatar? Adicione o meu como amigo, Erectus Amat.
    Dei um curso em Dezembro do ano passado no SL, “ABC da EaD no SL”, tem inclusive uma categoria no blog e aí você pode acompanhar tudo o que aconteceu. Seria uma sugestão para um estudo de casos, mas há várias outras opções, no livro você terá várias idéias, e também entrando no SL. Nos vemos por lá!

  19. Pingback: De Mattar » Mundos Virtuais e Educação

  20. Pingback: De Mattar » Patente do Blackboard

  21. Fernanda disse:

    Olá Professor, que surpresa boa!
    Gente, o primeiro Curso foi muito bom.
    Professor, gostaria de saber se os alunos vão poder participar do Curso como ouvinte, como da primeira vez. Obrigada.

  22. Fernanda disse:

    digo: ouvintes

  23. João Mattar disse:

    Então, Fernanda, primeiro temos que ver quantos inscritos teremos. Eu temo que, como no semestre passado, rapidamente tenhamos que fechar as inscrições, porque senão teremos problemas com superlotações nas ilhas. Se isso acontecer, ficará complicado para alunos ouvintes. Vamos ver como as inscrições caminham e então decidimos isso.

  24. Silvia Paes Leme disse:

    Qual o valor do curso ?

  25. Jana disse:

    Bom Dia,
    Gostaria de saber se neste curso o tema de ead será focado no ambiente corporativo ou acadêmico.

  26. João Mattar disse:

    Silvia, o valor, inscrição etc. deve todo ser feito no site da Pearson, cujo link está no post.
    Jana, apesar de parecer que o curso está focado na Educação a Distância Acadêmica (porque vamos visitar apenas instituições de ensino – o Sebrae talvez seja a exceção), se você der uma olhada no programa vai perceber que nada está voltado especificamente para o ambiente acadêmico. O próprio Second Life tem sido usado não apenas por instituições de ensino, mas muito mais por empresas, para diversos objetivos, e vamos falar um pouquinho sobre isso também. Se você conferir os objetivos do curso, vai perceber que dois deles têm relação direta com o Second Life (ambientar os alunos na ferramenta e avaliar seu potencial pedgógico – que serve tanto para as universidades quanto para as empresas); no outro objetivo, “discutir a teoria e a prática da Educação a Distância”, veja que também não há direcionamento – vamos, é claro, falar muito de universidades, mas também de empresas, e no fundo esta fronteira está se tornando cada vez mais tênue, inclusive para nós como mercado de trabalho, e o Second Life é um ambiente em que se exergar isso claramente.

  27. Pingback: De Mattar » ABC da EaD no SL 2.0

  28. Silvia disse:

    Gostaria muito de participar do curso, mas na segunda-feira, no horário estabelecido estarei dando aulas na Universidade em que trabalho. Existe alguma outra opção?

  29. João Mattar disse:

    Silvia, vamos ver quantas pessoas estão na mesma situação que você. Se houver um número mínimo abriremos uma outra turma. Que horário seria bom para você, durante a semana de tarde?

  30. João Paulo disse:

    Estou na mesma situação da Silvia, gostaria muito de fazer o curso, mas nas segundas estou ministrando aulas na Faculdade que trabalho, mas estou disponível às quintas e sextas, no horário noturno, será que vai ser possível montar outra turma nestes dias e horários? Muito obrigado pela atenção.

  31. João Mattar disse:

    João, a minha idéia era montar uma outra turma no horário da tarde ou da manhã, em algum dia da semana, ou até mesmo no sábado. Vamos ver quantas pessoas mais estão na mesma situação, e a partir da semana que vem nós passamos a conversar por email por exemplo, ok?

  32. Letícia Vargas disse:

    Não conhecia teu blog, e me apaixonei … virarei leitora assidua.
    Me interessei bastante pelo curso, mas como outros segunda feira para mim fica complicado.
    Sabado seria um dia ótimo para eu acessar o SL da minha própria casa, ou então como o João Paulo falou quinta ou sexta no horário da noite.
    Teria como me incluir nas conversar sobre essa nova turma por e-mail?!
    No caso espero para fazer minha inscrição quando abrir essa nova turma?
    Obrigada pela atenção

  33. João Mattar disse:

    Sim, Letícia, espere alguns dias que cou vomeçar a conversar com vocês, que não podem freqüentar a aula na segunda, para combinarmos uma outra data.

  34. Lara Bezzon disse:

    Prezado Prof. João

    Acabei de baixar o second life em meu computador e nunca antes utilizei este site. Gostaria de saber como faço para participar de seu curso que começa hoje. Já fiz minha inscrição e gostaria de saber para onde devo me dirigir às 19hs de hoje dentro do second life.
    Obrigada

    Lara

  35. João Mattar disse:

    Oi, Lara, espero que esteja funcionando.
    Durante o dia vou mandar um email para vocês com as orientações, mas de qualquer maneira vamos nos encontrar no espaço De Mattar. Faça uma busca (search), em Places (lugares), e digite De Mattar. Aí, vai surgir o espaço De Mattar na lista, então clique em teleporte, é lá que estaremos. Mas logo mais mando as instruções detalhadas por email.

  36. Carla Letuza Moreira e Silva disse:

    Professor,
    gostaria de saber mais sobre como assistir ao curso, pois me inscrevi, baixei o programa e estou aqui para participar… qual o caminho para lhe encontrar. Acho que as informações deveriam vir mais completas a partir da inscrição. não recebi nenhum e-mail, mas o curso começa hoje.
    Ah, tentei seguir o caminho da explicação pedida pela colega Lara, mas não consegui nada… Help me!
    Obrigada
    Carla

  37. Gustavo Ribeiro disse:

    Tentei realizar meu cadastro no Second Life e não consegui. Não aceitava o password. Pretendo fazer o curso de EAD.

    Gustavo Ribeiro – Recife

  38. João Mattar disse:

    Carla, como o curso foi lançado na quinta-feira, realmente houve muito pouco tempo entre o lançamento e a aula de hoje (praticamente apenas 1 dia útil), então ainda não enviei email para todos os inscritos. Vou fazer isso agora, mas de qualquer forma vamos sempre manter este página como central de informações. Para o encontro de hoje, vamos nos encontrar no espaço De Mattar. Todos que estão inscritos podem registrar nome de seus avatares aqui, e então eu posso chamar vocês. Vou também deixar o meu MSN ligado o tempo todo: jamattar@hotmail.com

  39. João Mattar disse:

    Gustavo, você já baixou o programa no seu computador? Quando ao password, não sei o que pode ter acontecido, tente algumas variações do password que você tentou na primeira vez e me diga se funciona. Vou estar por aqui o resto do dia, e sempre com meu MSN ligado: jamattar@hotmail.com

  40. João Mattar disse:

    Lara e Carla: enviei um email agora, mas vocês ainda não estavam na lista, porque as informações de inscrições que recebi da Pearson provavelmente não estão 100% atualizadas. Mas o email é exatamente a cópia do que coloquei agora no início da página. Então, se tiverem problemas com as orientações, entrem em contato comigo de alguma maneira.

  41. maria amelia dos santos disse:

    Amei conhecer este blog li alguns comentario e gostei muito até breve.

  42. Fábio Carvalho disse:

    Professor, fiz a inscrição no curso second life e não recebi no meu e-mail com link para baixar o programa.
    Como devo proceder, posso baixar o programa em outro local?, ou o cadastro tem que ser confirmado pela comunidade second life?
    Grato,
    fabbio.c.p@hotmail.com

  43. João Mattar disse:

    Fábio, você deve baixar o programa direto pela Net. Há duas opções: o programa em português e em inglês (os dois links estão nesta página).
    Depois de baixar, você precisa ver se tudo funciona bem (senão peça ajuda aqui – mas nesta página há também algumas orientações), criar seu nome e seu avatar. Mas vamos também passar a nos comunicar por email.

  44. Fábio Carvalho disse:

    Professor, criei o avatar mas não consegui chegar na Ilha Vestubular Brasil, inclusive utilizando o link desta página.

    Grato,

  45. João Mattar disse:

    Estranho, Fábio. Faça uma busca em Places (ou lugares, dependendo da sua versão) e escreva

    De Mattar

    aí, deve retornar para você o espaço De Mattar, aí clique em teleportar.

    Me avise se deu certo.

  46. Fábio Carvalho disse:

    Olá Professor, conseguir chegar na ilha espaço De Mattar, mas não tinha ninguem, só eu. Como vai funcionar? no dia da aula vamos estar todos lá?

    Obrigado pelas orientações.

  47. João Mattar disse:

    Quando tivermos aula lá sim, estaremos todos lá. Mas neste primeiro mês, vou marcar alguns encontros também lá, para vocês aprenderem algumas coisas no Second Life, e também começarei nos próximos dias a colocar por lá displays, textos, imagens etc. com orientações para algumas coisas que quero que vocês pratiquem neste primeiro mês.

  48. Pingback: De Mattar » SL Tutoriais - Como mover o Avatar

  49. Marta Bianca disse:

    Olá,
    Gostaria de saber se tem vaga para o curso?
    qual valor, quais procedimentos?
    Marta Bianca

  50. João Mattar disse:

    Marta, há vagas sim porque como este primeiro mês é para ambientação no Second Life, por enquanto as inscrições continuam abertas. As inscrições devem ser feita no site da Pearson, que está indicado nesta página, mas leia também nesta página as demais orientações, pré-requisitos etc., e se tiver alguma dúvida, coloque por aqui.

  51. Olá,

    Sou autor e instrutor, gostaria de fazer o seu curso, mas segunda a noite eu estou ministrando aula… Voc6e não pode abrir uma turma as terças-feiras?

    Obrigado.
    Ernani

  52. João Mattar disse:

    Ernani, você já é o terceiro que disse que não poderia na segunda mas teria interesse em outro horário. Vou ver com a Pearson a possibilidade de oferecermos o curso em outro horário e informo por aqui logo mais, ok?

  53. Luciana Barreto Brum disse:

    Olá!

    Gostaria de maiores informações sobre o curso. Como funciona, de que forma e qual a carga horária.

    Obrigada,
    Luciana

  54. João Mattar disse:

    Luciana, nesta página, mais para o meio, há as explicações que acho respondem sua pergunta.
    Começa assim:
    “Esta página servirá para nos comunicarmos sobre o curso ABC da EaD no SL…”
    Veja se te responde, se não resolver eu então explico melhor.

  55. Roberto Porto disse:

    Olá. Fiz minha inscrição no dia 9/5, último dia. Gostaria de orientações do que devo fazer, até porque ainda não recebi o livro. Obrigado

  56. João Mattar disse:

    Roberto, o livro você vai receber pelo correio diretamente da Pearson, provavelmente nesta semana.
    Confira nessas páginas, a partir do programa, as orientações: baixar o Second Life, instalar na sua máquina, ver se tudo funciona bem e então nos encontrar na segunda-feira, 19:30 (horário de Brasília) no espaço De Mattar – o link também está nesta página. Se tiver problemas, procure falar comigo por email (joaomattar@gmail.com) ou por MSN (jamattar@hotmail.com).

  57. Roberto Porto disse:

    Obrigado.

  58. zequalquer disse:

    João, não consegui trabalhar na ilha EdTech. O que faço lá? Outra coisa não consigo sair de lá. Toda vez que tento entrar no SL sou jogado na ilha. Como posso sair dessa?

  59. João Mattar disse:

    zequalquer (belo nome!), a idéia é explorar a ilha Edtech, como aliás vamos fazer com outras. No notecard que vocês receberam durante a aula (ou podem receber clicando no poster da EdTech, no espaço De Mattar), há uma sugestão de lugares para conhecer por lá.
    Quando você loga no Second Life, volta sempre para o último lugar em que estava. Para sair de lá, você deve se teletransportar para onde quiser – pode fazer p.ex. um Search em Places, e então se teletransportar para o lugar que quiser.

  60. Pingback: fala-se sobre educação at cef^SL

  61. Pingback: De Mattar » Blog Archive » ABC da EaD no SL 2.0 - Aula 02 e visita de Aveiro

  62. Pingback: aulas no SL « Pequenos Mundos

  63. Letícia disse:

    Oiii … eu já estuve por aqui .. e fui uma das que tinha problemas com as aulas as segundas feiras … estou acompanhando o curso assincronamente .. e estou adorando …

    Estou com vontade de encomendar o livro ABC da EAD mas como esse livro veio “junto” com a inscrição no curso, resolvi perguntar se haverá outra edição (não importanto o dia da aula) logo agora em seguida.

    Obrigada pela atenção!

  64. João Mattar disse:

    Letícia, as aulas do curso continuam, ainda teremos mais 3 aulas, conforme o programa que está nesta página. Você pode acompanhar qualquer aula, tendo ou não feito a inscrição no curso.
    E, é claro, aqui pelo blog e mesmo no Second Life, você pode acompanhar tudo assincronamente, estando ou não inscrita no curso.
    É provável que haja outra versão do curso no segundo semestre de 2008, provavelmente um pouco diferente desta.

  65. Pingback: De Mattar » Blog Archive » ABC da EaD no SL 2.0 - Aula 03 e visita a Aveiro

  66. João Mattar disse:

    Letícia, só agora acho que entendi seu comentário! Eu pensava em fazer um curso ainda neste semestre em horário alternativo, mas acabou não dando tempo de organizar e agora já estamos no final do semestre. Devemos ter um curso no semestre que vem, ainda não sei em que horário, mas logo vou avisar por aqui.

  67. Letícia disse:

    Oiii … realmente .. relendo meu comentário vi que ficou um pouco confuso mesmo … desculpe …
    Mas respondeste o que eu perguntei …. (se terá nova edição do curso) …

    Vou esperar novas noticias sobre o novo curso … enquanto isso … meu avatar continua “perdido” lá pelo espaço “mattar” hehehe

  68. Sou professor e coordenador da Area de Mecanica do CEFETSP, Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (Anntiga Escola Técnica Federal de São Paulo).
    Estaremos no ano de 2009, completando 100 anos de existencia e gostaria de convidá-lo a participar com uma palestra a respeito da educação a distancia.
    Este evento está agendadado segundo o nosso cronograma para o mes de setembro, pois temos um projeto para iniciarmos o EAD em nossa instituição pois até o ano de 2009 deveremos atingir a 24 campus em São Paulo.
    Sentiariamos muito honrrados em poder receber por parte de Vsa. informaçãoes a respeito deste assunto, pois estaremos iniciando mais um curso superior sendo este de Engenharia de Produção Mecânica.
    Aguardo anciosamente o retorno por parte de Vsa.
    Fone: (011) 2763-7603 (direto).
    Um grande abraço.

    Benedito G.F.Costa
    Coodenador area de Mecânica

  69. João Mattar disse:

    Benedito, claro que aceito. Se entendi bem, a palestra seria para Setembro de 2009, ok. Se quiser também conversar antes disso, também não há problema. Vou te ligar de qualquer forma, e meu email é: joaomattar@gmail.com

  70. Pingback: De Mattar » Blog Archive » ABC da EaD no SL 2.0 - último encontro

  71. Fábio Carvalho disse:

    Professor como deve fazer para ter um local no second life, é uma empresa que vai oferecer cursos de educação continuada para professores na modalidade EAD. Educação Web.

    Um forte abraço,

  72. Fábio Carvalho disse:

    Professor o Sr. me indicara um curso para aprender mais sobreo Second Life.

    Grato,

  73. João Mattar disse:

    Fábio, você pode alugar um espaço na ilha Vestibular Brasil. Procure o Maurício Garcia: http://www.garcix.com.br/garcix/
    Para aprender o básico do Second Life, há o curso do Rodrigo na ilha Sebrae.
    Devo repetir o curso ABC da EaD no SL, com algumas modificações, no segundo semestre.

  74. Pingback: De Mattar » Blog Archive » A J Kelton em São Paulo

  75. Pingback: De Mattar » Blog Archive » vTSTC

  76. Pingback: De Mattar » Blog Archive » VI FUP-SP

  77. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Second Life and Emerging Technologies: Using Tomorrow’s Technology in Today’s Teaching

  78. Pingback: Aula Magna com AJ Kelton na PUC : José Erigleidson

  79. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Feliz Aniversário - 2 aninhos!

  80. Douglas disse:

    Prof. Mattar

    Me inscrevi no 1. Curso de EAD no SL, mas não participei, posso participar nesse 2 curso ? Grato …

  81. Pingback: De Mattar » Blog Archive » ABC da EaD no SL 3.0

  82. Breno disse:

    Professor,
    Quem semeia vento, colhe tempestade,
    Quem semeia conhecimento, colhe amizades.

    Se precisar de ajuda no curso, tenha certeza, que serão muitos os amigos que poderão ajuda-lo.

    Infelizmente, pelo segundo ano consecutivo, vou perder o moodlemoot. Aguardo suas intervenções aqui no blog.

    []s Breno

  83. Cássio disse:

    Olá Professor,
    Tenho interesse em participar desse curso, mas meu tempo livre em horários normais está meio complicado. Trabalho durante o dia em uma empresa e leciono no período noturno. Dessa forma, só tenho horário livre após as 23:30hs. É possivel participar do curso ???

  84. João Mattar disse:

    Breno, nesta versão, como as atividades serão a princípio assíncronas, e marcaremos os encontros no Second Life de acordo com a disponibilidade dos grupos – inclusive, provavelmente, diferentes encontros, para atender a todos, imagino que teremos ainda mais inscritos do que nas outras versões. Agradeço sua oferta e te aviso assim que as coisas estiverem organizadas.
    Cássio, justamente por causa do problema do horário, nesta versão o curso tem horários mais flexíveis. As atividades, inicialmente, serão assíncronas, então você pode participar tranqüilamente. Marcaremos os encontros no Second Life conforme a disponibilidade dos inscritos, então para casos como o seu, teremos alguns encontros no fim de semana. Além de que, será possível também participar no Second Life assincronamente. Então, será um prazer tê-lo conosco! Abração

  85. Bárbara disse:

    Bom dia professor…me interessei muito pelo curso, mas só tive conhecimento dele hoje…será que ainda há vagas????
    Nunca participei do Second Life, será que iss é um problema??
    Quais os horários de participação, pois eu trabalho durante o dia e dou aulas à noite??

    att.

    Bárbara

  86. Gezilda disse:

    Caro professor,

    Só hoje tomei conhecimento do curso.
    Fiz o pedido do livro, só isso garente a minha inscrição?
    Também nunca participei do Second Life, isso poderá trazer algum problema ?
    Também tenho dúvida quanto aos horários.

    Obrigada
    Gezilda

  87. João Mattar disse:

    Gezilda, para você fazer a inscrição com direito ao Certificado da Pearson, você deve seguir os passos pelo site da Pearson, onde há a opção livro + certificado. Se fez isso, está tudo ok. No início, nossas atividades serão assíncronas, ou seja, por email, ambiente de aprendizagem, blog etc., sem horários. A partir do momento que o grupo estiver fechado, então marcaremos as atividades com horários no Second Life, mas em função da disponibilidade de horários do grupo.
    Bárbara, o curso só foi lançado ontem e não há limite de vagas, nesta nova versão. Caso haja muitos alunos, marcaremos diferentes encontros síncronos, mas boa parte das atividades serão assíncronas, ou seja, sem horários fixos. Quanto ao Second Life, não há problemas, pois só marcaremos os encontros por lá daqui a algumas semanas, e depois de vocês terem feito um treinamento inicial.
    Abraços

  88. marne duarte disse:

    Olá João,

    Gostaria de saber mais detalhes sobre este curso de EAD.

    Você vão ensinar alguma ferramenta (moodle por exemplo)??
    Vão mostrar algum case de sucesso??
    Como montar um curso???

  89. Gilberto disse:

    Prezado Professor.
    Acabo de adquirir o livro+certificado.
    O livro chegará a tempo?
    As aulas foram marcadas para às segundas-feiras. Pelo que li acima, gostaria de deixar registrado que tenho preferência para o horário da manhã.
    atenciosamente
    Gilberto

  90. João Mattar disse:

    Marne, trabalharemos com algumas ferramentas. Além do Moodle, blogs, wikis, o próprio Second Life etc. Mas o curso não é primordialmente voltado para ferramentas, pois procura discutir vários aspectos da EaD – história, conceitos, teorias, novos papéis para os professores e alunos etc. Discutiremos durante o curso alguns cases, mas não especificamente como montar um curso. É no fundo uma leitura em conjunto do livro ABC daEaD.
    Gilberto. Os livros devem chegar para vocês na semana que vem, então provavelmente vamos alterar o cronograma em 1 semana. As segundas-feiras estão registradas apenas porque são o início das semanas, mas nas primeiras semanas teremos atividades assíncronas, ou seja, não haverá dia específico para as aulas. Quando o grupo estiver formado, vamos conversar para ver os dias e horários para nossos encontros síncronos, que ocorrerão no Second Life e provavelmente também, pelo menos uma vez, por videoconferência pela Web. Logo eu entro em contato com você por email.

  91. Robson disse:

    Professor,
    Estou preparando meu ante-projeto de mestrado sobre novas ferramentas e uso das novas tecnologias, principalmente o uso do second life como instrumento de interacao e ensino-aprendizagem, e seu blog foi um achado valioso para complementar meu trabalho. Espero encontra-lo em breve no metaverso.

    abs.

  92. João Mattar disse:

    Legal Robson, estou à disposição no que puder ajudar.

  93. MARCELO HOMEM DE MELLO disse:

    Olá João, já presenciei algumas de suas apresentações sobre EAD. Sou professor de Pós Graduação UNISA, que ja tem um trabalho bem consistente em EAD. Não sei nem pra onde vai é Second Life, além do que se lê obviamente. Ja me inscreví no curso, paguei o boleto e aguardo o livro. Igualmente aguardo instruções para os próximos passos. Att e um grande abraço

  94. João Mattar disse:

    Oi, Marcelo, prazer tê-lo conosco. Vocês devem receber o livro na semana que vem, então devo enviar um email no final da semana, combinando então os próximos passos, ok? Abraços

  95. Angela Salvi disse:

    Já possuo o livro, como faço para fazer o curso sem precisar de outra aquisição?

    Angela Salvi

  96. João Mattar disse:

    Angela, você fez a inscrição em alguma das versões do curso ou comprou o livro em uma livraria?

  97. Fernando Monteiro disse:

    Olá! Fiz a inscrição do curso pois me pareceu muito interessante. Todavia nunca usei o second life. Alguma dica sua! um abs!

  98. Francisco e Rute Possebom disse:

    Professor, inscrevemo-nos e vamos aguardar as instruções. Uma saudação ao Sr. e aos colegas desta turma. Um grande abraço!

  99. Pedro Ramirez disse:

    Prezado João
    aguardo o livro e data para inicio do curso, até lá você tem alguma orientação adicional para entrar no second Life?
    Abs
    Pedro

  100. Sou professor da Universidade Estacio de Sá. Comprei seu livro e gostaria de participar de seu curso a fim de conhecer um pouco mais desta nova modalidade comunicacional.
    Sucesso!
    Prof. Arievaldo Alves de Lima

  101. João Mattar disse:

    Fernando, Francisco, Rute, Pedro e Arievaldo:
    Vou atualizando sempre esta página, inclusive em função das dúvidas.
    Como nesta semana vocês ainda estarão recebendo os livros, devo entrar em contato com os inscritos por email apenas no final da semana.
    Quem receber o livro, pode aproveitar já para dar uma lida na Introdução, que é bem curta.
    Nesta página, coloquei (com data de hoje) algumas orientações para baixar a instalar o Second Life. Dêem uma olhada, e aproveitem para postar as dúvidas por aqui.

  102. Magda disse:

    Prof. João,
    Também me inscrevi no curso, através da Cristiane Barros, da Pearson.
    Gostaria que vc incluisse meu e-mail para contatos.
    Grata,
    Magda

  103. Tania disse:

    Boa noite.
    Estou interessada em realizar o curso. Gostaria de saber se está previsto algum momento presencial e qual a carga horária do curso.
    Obrigada.

  104. João Mattar disse:

    Magda, os endereços de emails dos inscritos eu recebo diretamente da própria Pearson, então a partir do momento em que você se inscreve, está automaticamente incluída na lista de emails, fique tranqüila. Mas devo enviar um email apenas no final da semana.
    Tania, estão previstas 7 semanas, para cobrir os 7 capítulos do livro. As primeiras 2 ou 3 semanas serão assíncronas, e presumo que vocês tenham que gastar entre 1 e 2 horas para participar adequadamente das leituras, discussões, atividades etc. Depois, estão previstos alguns encontros presenciais no Second Life, e eu gostaria também de fazer uma sessão de videoconferência pela web, mas isso quero decidir com os inscritos, assim que o grupo estiver formado, e também com vocês as datas para os encontros assíncronos, de maneira que todos possam participar, nem que seja necessário marcar mais de 1 encontro em cada semana, para atender a todos.

  105. João,
    tentei me inscrever no curso, mas na página da Pearson, que vende o livro+inscrição, aparece um símbolo indicando “esgotado”. Isso quer dizer que as vagas já acabaram ou há outro meio de fazer a inscrição? Suponho que bastava fazer a aquisição da obra para se inscrever, estou certo?

  106. Não cnsegui comprar o livro usando o cartãomastercard!

  107. Rívia Silveira Fonseca disse:

    Prezado professor,

    Fiz minha inscrição e comprei o livro pelo site da ed. Pearson, mas não recebi mensagem de confirmação. Será que ocorreu algum problema?

    Vc enviará algum tipo de mensagem para dizer quando começam as atividades?

    Abraço,

    Rívia.

  108. João Mattar disse:

    Danilo, pode ser um erro na mensagem ou o livro pode ter esgotado. Procure por favor enviar um email ou ligar para a Pearson, para saber o que houve.
    Arievaldo, por favor faça a mesma coisa, para checar por que houve problemas com o Mastercard – imagino que a inscrição tenha que funcionar com qualquer cartão.
    Rívia, não sei te dizer se a Pearson envia mensagem de confirmação. Devo receber uma lista de inscritos hoje, mas para evitar problemas você pode mandar um email ou ligar para eles, para ver se está tudo ok com a sua inscrição. No final da semana vou enviar um email, com as primeiras orientações, pois nesta semana todos estão ainda recebendo os livros.

  109. andreaalima disse:

    Adorei a proposta e gostaria de participar deste trab.
    Preciso de + informações, envie para: ceal3@hotmail.com.br
    Grata,
    Andrea

  110. Sergio disse:

    Olá,

    Comprei o livro me escrevendo no curso e pelo que estou lendo, as atividades só deverão ser iniciadas a partir de 13/10, certo?
    Uma das plataformas que utilizo é linux. O Second Life funciona bem nele? Grato.
    Sergio

  111. João Mattar disse:

    Andrea, as informações estão nesta página (inclusive nos vários comentários e respostas) e no site da Pearson. Se tiver alguma dúvida, por favor coloque por aqui, assim posso aproveitar para esclarecer para todos.
    Sergio, nesta semana vocês estarão recebendo o livro, então até o final da semana eu envio um email com as orientações. O meu vizinho de Second Life usa o software com Linux, com pouquíssimos problemas, somente em algumas ferramentas especiais.

  112. Juliana disse:

    Professor,
    Gostaria de participar do curso. Ainda há tempo?
    Obrigada. Juliana

  113. João Mattar disse:

    Juliana, eu acredito que as inscrições ainda estejam abertas no site da Pearson, tente fazer a inscrição e qualquer coisa me avise por aqui.

  114. João Mattar disse:

    Olá a todos. Liguei hoje para a Pearson e recebi a informação de que o livro realmente tinha esgotado em São Paulo, mas eles solicitaram retorno de exemplares de outros Estados, então para aqueles que ainda não conseguiram realizar a inscrição, eles estão orientando que devem tentar acessar o site novamente na sexta-feira, pois até lá tudo já deve estar resolvido.

  115. sergio disse:

    Olá,

    Já recebi o livro, estou lendo a introdução e aguardo então pelas instruções.

    É preciso ir instalando o Second Life?

    Abs
    Sergio

  116. João Mattar disse:

    Que bom, Sérgio, foi rápido! Vamos nos encontrar no Second Life daqui a algumas semanas, então você já pode tentar instalá-lo, conforme as orientações acima, e vamos conversando sobre qualquer problema por aqui.

  117. Pingback: De Mattar » Blog Archive » LMS 2.0

  118. Sergio disse:

    Olá,

    Gostei da sua dica sobre o ninehub. Já tinha escutado mas não sabia se era confiável. Imagina ter seu cursos lá e resolvem tirar do ar? Fiquei com uma dúvida: Como eu faço para ter acesso ftp ao ninehub para poder enviar dados?

    Abs

    Sergio

  119. João Mattar disse:

    Pois é, Sérgio, esse é um dos problemas da Web 2.0. Há a opção também de você hospedar o Moodle em um servidor de confiança, o que aliás foi tema de uma palestra no MoodleMoot 2008 – logo crio uma página para resumir o que assisti, mas dá mais trabalho. Eu comecei a usar agora o NineHub então não sei te responder a dúvida sobre o ftp, mas vou explorar e volto por aqui assim que souber.

  120. Cristiane Zamara disse:

    Olá profº Mattar, fiz minha inscrição no curso e ainda não recebi o livro, pois a Pearson está com edições esgotadas; também não recebi nenhum e-mail de confirmação, tomara que tenham enviado para o sr. minha inscrição.
    Estou ansiosa para iniciar o curso.
    Aguardo suas mensagens sobre novidades do curso.

    Abs.

  121. João Mattar disse:

    Cristiane, amanhã devo enviar um email para quem já se inscreveu, e a questão do envio dos livros deveria ser regularizada amanhã, segundo eles, mas de qualquer forma vou confirmar isso amanhã com eles também. Amanhã então nos falamos de qualquer maneira, por aqui e/ou por email. Um abraço

  122. Letícia Vargas disse:

    Oláá, Também já me inscrevi no curso!!

    Como já tenho o livro estou re-lendo para me preparar. Espero que tenha dado tudo certo nas inscrições na Pearson já que depois do pagamento do boleto nada recebi :)

    Abraços!!!

  123. João Mattar disse:

    Oi, Letícia. Solicitei agora uma lista atualizada dos inscritos no curso, para enviar um primeiro email ainda hoje. Vou confirmar se você está na lista. Não sei se foi programado o envio de um email automático pela Pearson para os inscritos, acho que o primeiro email vai ser o meu mesmo, e a partir daí o contato é direto comigo. Segundo a Pearson, na segunda-feira estará regularizada a questão da inscrição para aqueles que ainda não conseguiram fazer, por causa da falta de livros. Um abraço e até mais!

  124. sergio disse:

    Olá,

    Entendi que o curso começaria da 6/10 e que até ontem vc enviaria um email dando as primeiras orientações. Isto aconteceu ou houve alguma mudança na agenda? Não quero pecar por omissão! abs

    Sergio

  125. João Mattar disse:

    Sergio, com os problemas da falta de livros, e também pelo fato de a mala direta da Pearson ter sido enviada muito em cima do início, na verdade vamos adiar o início para a semana que vem. O email está saindo já já!

  126. Profolga disse:

    Olá, João! sou uma das inscritas no seu curso sobre EaD. Seguindo suas orientações, tentei baixar o second Life Brasil (do link no seu blogo)- POIS MEU INGLÊS É BÁSICO DEMAIS – mas o site não abriu…Tentei até pela página do Mailand Brasil, mas o site não abre. ESTARÁ HAVENDO ALGUM PROBLEMA?

  127. João Mattar disse:

    Você pode baixar do site brasileiro ou americano.
    Testei agora e o em português realmente não está abrindo, tente então o site em inglês – funcionando:
    http://secondlife.com/support/downloads.php

  128. Letícia Vargas disse:

    Oiii João, eu sou uma das inscritas e não recebi o e-mail.

    Acabei de receber o livro da Pearson e vim aqui ver se tinha alguma novidade do curso.

    Abraçoss

  129. Carlos Montenegro de Lima disse:

    Olá, João.
    Comprei o livro na semana passada e o recebi no dia 09/10, mas não recebi seu email.
    Abraço,

  130. Gezilda disse:

    Olá Prof.

    Já recebi o livro, baixei e instalei o second life em minha máquina, mas não recebi nenhum e-mail confirmando a minha participação.
    O que devo fazer agora ? é só aguardar ?

    Gezilda

  131. João Mattar disse:

    Letícia e Carlos, a lista de inscritos que recebi da Pearson na semana passada provavelmente não estava atualizada, por isso vocês não devem ter recebido o email. Ainda hoje devo receber uma lista atualizada, então vocês receberão o email, mas se quiserem adiantar, por favor me enviem um email para joaomattar@gmail.com, aí já respondo para vocês com o email que enviei no sábado para os inscritos.
    Gezilda, você recebeu o email que enviei no sábado? Se não recebeu, valem os comentários acima para a Letícia e o Carlos.
    Se você já baixou o Second Life e está funcionando ótimo, durante esta semana já vou passar também algumas orientações para vocês começarem a se familiarizar com o Second Life.

  132. Gezilda disse:

    Olá Prof.

    Verificarei o e-mail (de sábado).
    No second life, preciso de um login e senha. Quem fará a inclusão dos alunos ? o próprio aluno ou vocês ?
    Gezilda

  133. João Mattar disse:

    Gezilda, no Second Life na verdade você é que precisa criar o seu perfil, para começar a utilizar o software. Quando criar o seu login e senha, construirá o seu avatar e entrará na primeira ilha. Mas vou explicar isso no próximo email em detalhes.

  134. Olá prof, Tudo bem?
    Fiz minha inscrição para o curso e gostaria de saber os procedimentos para iniciá-lo.
    Obrigada, Luísa

  135. João Mattar disse:

    Luísa, assim que eu receber a lista atualizada da Pearson, envio um email para todos os inscritos.

  136. Gilberto disse:

    Prof João,

    Não recebi o e-mail. Gostaria de saber o login e a senha no second life.

    Atenciosamente

    Gilberto Murakami

  137. João Mattar disse:

    Gilberto, hoje devo receber uma lista atualizada de inscritos no curso, e reenviarei o email.
    O login e senha no Second Life é você na verdade quem deve criar. Vou orientá-los sobre isso também no próximo email.

  138. Dalton disse:

    Prof. João Mattar, bom dia!
    Fiz a inscrição no curso, já recebi o livro e iniciei a leitura.
    Meu nome no SL é Uflaniano Constantine.

    Obrigado,

    Dalton

  139. João Mattar disse:

    Legal, Dalton. Logo logo vamos criar o nosso grupo lá no Second Life, com os nossos avatares.

  140. Cloves Azevedo. disse:

    Prezado Professor João..seja bem vindo. Td bem?
    Amigo, preciso pousar…
    Me dê uma orientação basica.
    Ja estou inscrito, ja tenho o livro.
    Me dê uma luz… tipo assim: calendario, o que fazer..e quando fazer…
    Mas ja estou bisbilhotando tudo.
    Seja bem vindo e
    sds.
    Cloves Azevedo.

  141. Cloves Azevedo. disse:

    Estou professor de EaD e presencial. Mestre em Administração e morando em Anapolis-GO.
    então vamos nos interagir.
    Sejam bem vindos, porque ja me sinto berm neste seleto grupo…como aluno em busca de conhecimentos…
    sds.
    Cloves Azevedo.

  142. Letícia Vargas disse:

    Oiii …

    Por incrível que pareça o site da ninehub não abre aqui em casa … fica carregando … carregando … e não abre nem por decreto :( … então consigo acessar só no trabalho.

    E como no trabalho não dá para se concentrar muito … estou um pouco “out” essa semana.

    Mas segunda feira vão instalar nova rede aqui em casa .. e eu espero conseguir deixar tudo normal.

    Só eu estou com esse problema??

  143. Cloves Azevedo. disse:

    …o prazer no trabalho aperfeiçoa a obra…
    Oliver Holmes.
    ==========================================
    ..estou me interagindo..espero alcançar voces…
    Caso eu esteja fora do rítimo, Profº João, favor me corrigir.
    sds.
    Cloves Azevedo.

  144. João Mattar disse:

    Letícia, o site às vezes fica instável, mas é estranho não abrir de jeito nenhum na sua casa. Você já tentou outro browser – se usa o Explorer, tentar o Firefox, ou vice-versa? Por mais que eu acerte tudo, às vezes tem um ou outro site que só abre bem em um dos browsers, por isso uso sempre os 2 aqui em casa.
    A discussão está interessante por lá!

  145. João Mattar disse:

    Já vi você lá pelo Moodle, Cloves, legal, agora continuamos o caminho todos juntos.

  146. Letícia Vargas disse:

    João, testei até no Chrome da google … não tem jeito … eu tenho quase certeza que é por causa da minha internet (é a única explicação) … uso a cabo … e as vezes alguns sites realmente dão problemas …

    Segunda volto a ter ADSL (esses bloqueios sem explicação me fizeram mudar) aí volto a acompanhar tranquilamente o curso!!

  147. Olá Professor João Mattar

    Gostaria de saber se já está previsto o próximo curso sobre Second Life baseado no seu livro ABC da EAD.

    Aproveito a oportunidade para dizer-lhe que me tornei frequentador e talvez presidente do fã clube deste blog, rs.
    Realmente é muito bom e nos faz repensar sobre vários pontos relacionados à EAD.

    Att,

    Jurandir Rafael

  148. João Mattar disse:

    Oi, Jurandir. Estamos tendo a terceira versão do curso, novamente com alterações em relação às versões anteriores. É muito provável que eu ofereça algum curso similar no próximo semestre, mas não sei se pela Pearson. Talvez haja alguma novidade. Por favor, vá acompanhando por aqui, assim que tiver alguma informação aviso por aqui. Legal que você tem freqüentado o blog, como já deve ter percebido, tem muita gente boa que passa por aqui e nos brinda com seus comentários, e isso torna esse espaço interessante e dinâmico. Abração

  149. Danilo Lemos disse:

    Olá, profº Mattar

    nessa segunda atividade do curso, a elaboração de uma página wiki sobre a História da EaD, tenho uma dúvida: Como inserir links que redirecionem uma palavra destacada a uma outra página com explicações editadas pelo próprio usuário (como acontece nos artigos escritos nesse tipo de site)?

    Abs

  150. João Mattar disse:

    Danilo, o wiki do Moodle tem limitações. É possível usar links, mas não sei se exatamente o que você está querendo. Vou passar por lá para checar isso, inclusive porque quero editar e organizar um pouco o que já escrevemos. Acabei de mandar um email com as atividades para o cap. 3. Quero usar também um wiki fora do Moodle, para depois compararmos os 2 recursos.

  151. Pedro Ramirez disse:

    Olá prof. João
    Estive sumido nas ultimas semanas(carga de trabalho presencial), mas já estou ao dia com todas as atividades….
    Abs
    Pedro Ramirez

  152. João Mattar disse:

    Olá, Pedro, acho que todos estamos assim, por isso mesmo estou indo devagar com as atividades, para podermos caminhar juntos. Esta semana ainda vou propor um wiki for do Moodle, para trabalharmos com as ferramentas do capítulo 5, e então vamos nos divertir no Second Life.

  153. Regina Pavani disse:

    Profa. João deixei e-mail pra vc mas como acabei de ler os posts acima quero acrescentar que já tenho familiaridade com o Moodle porque trablho com ela na Fac Sumaré. Espero que a informação ajude em alguma coisa.

  154. João Mattar disse:

    Regina, se eu não respondi os e-mails desculpe, normalmente eu respondo muito rapidamente, mas neste final de ano as coisas acumularam e fiquei atolado! Mas acho que nos próximos dias coloco tudo em dia.

  155. Victor disse:

    Prof. João
    Estou no ambiente SL, na ilha Vestibular Brasil há meia hora e não consegui até agora localizá-lo. Consta no SL que o seu Avatar não está logado. Aguardo off line orientações para nova reunião no SL com o endereço para teleportar.
    Victor

  156. João Mattar disse:

    Victor, na verdade eu entrei um pouco mais cedo e depois mais tarde, nesse horário eu realmente não estava logado. Desculpe, talvez tenha sido falta de clareza na minha comunicação. Poucas pessoas me responderam com os nomes dos avatares, a idéia era criar os primeiros encontros informais neste final de semana. Vou entrar hoje e amanhã meio informalmente, agora mesmo fiquei conversando bastante com 2 alunos, mas na semana que vem vamos marcar dias e horários certos. Se você ainda entrar neste fim de semana, podemos nos encontrar. Você já recebeu o convite para participar do grupo no SL, lá pelo SL mesmo?

  157. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Metro Global Photo Challenge 2008

  158. Gezilda disse:

    Olá João,
    meu avatar é GG Pobliesk

  159. Letícia Vargas disse:

    Oii João tudo bom?

    Eu não tenho conseguido entrar lá no moodle esses ultimos dias, já tentei de diversos computadores e redes diferentes tudo sem sucesso. Por isso resolvi passar por aqui e deixar o nome do meu avatar.

    Lekka Kass

    E quanto a horários … para mim o melhor é a noite ou final de semana, mas dependendo do horário que marcarem a tarde consigo uma folga também.

    Abraçoss

  160. João Mattar disse:

    Pois é, Gezilda e Letícia, realmente temos tido problemas com o Moodle. Tenho anotado alguns nomes de avatares por email e por aqui, vou enviar um novo email para vocês com os nomes dos avatares de todos e alguns dias para nos encontrarmos.

  161. Alaor Carlos disse:

    Prezado Prof. Matar,

    Depois de longo blackout o Ninehub voltou a operar.
    Esta é uma das dificuldades/limitações dos curso on-line.
    Espero que o entusiasmo do grupo não tenha acabado de vez.
    Percebo que o nível de participação é muito baixo.
    Que tal vc abrir um fórum pra podermos comentar especificamente este fato que vem ocorrendo neste curs?
    E aí, quais são as intruções para o SL?

  162. João Mattar disse:

    Alaor, eu testei no curso pela primeira vez o NineHub, e realmente houve muitos problemas durante estes meses. No final, vou pedir para vocês avaliarem tudo o que aconteceu, e sem dúvida vamos falar sobre o NineHub. A participação nunca é homogênea, mas muitos têm participado das atividades que, de um tempo para cá, não tem mais se restringido ao Moodle. Partimos para o vídeo no YouTube, um post no blog e o wiki, e agora vamos para o Second Life. Aguardei alguns dias para receber emails com os avatares, e o NineHub voltar ao normal, para eu ter os nomes dos avatares e poder montar o grupo no Second Life. Logo passo as orientações para o Second Life.

  163. Gilvania disse:

    Olá!
    Meu avatar é Gilvania Brandi
    não consegui acessar ainda o second life.

  164. João Mattar disse:

    Qual está sendo o problema, Gilvania?

  165. Francisco Possebom disse:

    Olá, Prof. João Mattar!

    Inscrevemo-nos no curso e o freqüentamos até a criação dos avatares, mas o volume de trabalho lá na faculdade, tanto nas aulas presenciais quanto nas de EaD, afastou-nos de suas aulas. Finalmente, concluímos as correções de provas, publicamos os diários e entramos em férias. Perguntamos: ainda é possível fazer as atividades atrasadas ou é melhor esperar o próximo curso? Um grande abraço!

    Francisco Possebom e Rute Augusto Possebom

  166. João Mattar disse:

    Francisco e Rute:

    Vocês podem fazer as atividades que passaram, no Moodle, há um post no blog, um vídeo no YouTube e um wiki. Eles continuarão, inclusive, abertos, mesmo depois do final do curso.
    Amanhã temos um encontro no Second Life, se conseguirem aparecer será também ótimo, mas vou marcar outros no início do ano que vem.

  167. Cloves Azevedo. disse:

    …em todo tempo ama o amigo..
    …e na angústia nasce um irmão…
    (P.17/17)
    ==========================
    Ola Pessoal, eu não fui um bom aluno… não sei porque…talvez tempo, talvez interação, talvez sinergia…sei não…
    Mas, valeu, desejo sucessos a todos.
    Some não…? quem?
    ..mas estou lendo o Livro…
    Sds.
    Cloves

  168. João Mattar disse:

    Cloves, ainda vou fazer uma reflexão de tudo o que aconteceu no curso. O final de ano é sem dúvida uma época péssima para encontros síncronos. Além disso, ficamos saltando de uma ferramenta para outra, o que pode ter nos ajudado a refletir um pouco sobre o potencial de cada uma delas, mas também pode ter contribuído para uma menor sensação de comunidade, que tivemos mais forte nas duas outras versões do curso, em que ficamos basicamente apenas no Second Life. Mas o curso é mesmo rápido, curto, poucas aulas, o mais importante é o contato que mantivemos e a relação daqui por diante!

  169. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Banca de Mestrado na Unisul

  170. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Retrospectiva 2008

  171. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Educational Games and Simulations

  172. Pingback: De Mattar » Blog Archive » RSS for Educators

  173. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Congresso Second Life na Educação - Capítulo Rio de Janeiro - 28/06/2008

  174. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Uso do Moodle Integrado a Outras Ferramentas da Web 2.0 em um Curso Livre sobre Educação a Distância

  175. Pingback: De Mattar » Blog Archive » O Second Life morreu? (a velha questão que não morre…)

  176. I liked as much as you’ll receive performed right here. The caricature is attractive, your authored material stylish. nevertheless, you command get bought an edginess over that you wish be handing over the following. ill definitely come further previously once more as exactly the same nearly very continuously within case you defend this increase.

  177. Darleide Jubé disse:

    Profº João Mattar, devo parabenizá-lo e agradecer, pela oportunidade que nos proporciona, ao transmitir seu extenso conhecimento sobre EaD, sou professora tutora presencial da Anhanguera do Serviço Social, e aluna d Pós graduação inclusive sua aluna….rsss, me faça uma gentileza….rsss, entre no meu Blog e poste algo, necessito para o meu DA,….rssss.
    http://prof-ead.blogspot.com/
    EaD na contemporaneidade
    obrigada…
    Darleide Jubé.

  178. Danielle Guglieri Lima disse:

    Professor, muito mais que ensinamentos teóricos o senhor utiliza tudo o que preconiza no curso. Não sou aluna, apenas passo para ler o blog. Acho que esta é uma iniciativa diferente e que ajuda aos que buscam o conhecimento da EaD, pois mais do que explicação o senhor trabalha de acordo com o que preconiza. Parabéns.

  179. Cleonice de Oliveria Reis disse:

    Muito prazer professor João Mattar, seu blog é super recomendado. Sou aluna de Pós graduação e suas orientações estão auxiliando muito. Agradeço pela oportunidade e tenho certeza que tanto com o senhor e demais pessoas que deixarem seus comentários, vamos interagir sempre. Mais sucesso e parabéns.

    • Sebastião disse:

      Cleonice,
      É verdade, estou fazendo um trabalho e foi o blog mais recomendado, e as reportagens, as pesquisas, os assuntos discutidos são muito bons.
      Boa sorte.
      Abraços.

  180. mirela disse:

    O uso do S.L tem sido muito importantes na educação e na educação a distancia,tanto que foram desenvolvidas pesquisas e trabalhos de formação docente onde os participantes puderam experimentar a tele presença e a presença digital virtual,o que lhes permitiam realizar ações e diferentes formas de comunicação (linguagem oral,textual,gestual e gráfica)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>