Tutorial Second Life

Criei esta página para funcionar como um tutorial para o Second Life. Vou percorrer vários tutoriais, comentá-los e inclusive resumir alguns por aqui. Esta página estará sendo atualizada dinamicamente, então volte a ela periodicamente para checar as novidades.

***

Movimentos Básicos

Para movimentar o Avatar e a câmera, selecionei alguns atalhos mais importantes:

Andar - setas (para frente e para trás);

Voar - Home; Page Up e Down para voar para cima e para baixo;

Movimentar câmera sem mexer o avatar: mantenha Alt pressionado, ou use o controle de câmera: View/Camera Control;

Focar em um objeto – CTRL + ALT; selecione o objeto com a lupa; você pode então se aproximar do objeto usando o mouse, e movimentar a câmera usando as setas ou o mouse com o botão esquerdo pressionado;

Movimentar-se rapidamente com o mouse- M – o avatar some da tela e você entra no mode de visão em primeira pessoa, e pressionando W você começa a se movimentar para onde seu mouse apontar (as teclas S, D e A também funcionam como substitutas das setas, pois sua mão direita está ocupada com o mouse).

De qualquer maneira, essas orientações básicas estão mais desenvolvidas nos microtutoriais que criei em alguns posts deste blog.

***

Geral

O livro Second Life: guia de viagem tem orientações básicas, inclusive de construção de objetos e programação.

O Radar, desenvolvido pelo Maurício Garcia, tem uma comunidade chamada de “Second Life – fundamentos” com tutoriais, além das comunidades “Criando objetos no Second Life” e “Como dar aula no Second Life”.

[photopress:VESTB_banner.jpg,full,vazio]

A Help Island Public (uma oportunidade de você reaprender o que deixou para trás quando saiu da Help Island, na sua entrada no SL) tem avatares prontos para ajudá-lo, e tutoriais para a construção de objetos e texturização, além de uma loja com freebies.

A Orientation Station, na ilha Scholar, tem estações com pôsteres muito claros e interessantes, inclusive com vídeos e áudio, num espaço bem gostos de percorres, com tutoriais desde básicos sobre como andar, passando por como criar landmarks e se teleportar, usar chat de voz, fazer buscas, comprar (e com vários presentes distribuídos gratuitamente pelo caminho), lidar com o inventário, construir etc., e você ainda pode chamar ajudantes no percurso:

[photopress:Orientation_Station_003.gif,full,vazio]

A NMC Orientation é também um lugar com orientações muito completas em diferentes trilhas, desde básicas até avançadas para stream de áudio, vídeo, criação de slideshows etc.

[photopress:Orientation_Station_004.gif,full,vazio]

Onrez oferece softwares e produtos para serem utilizados no SL.

Texturização de Objetos

Um tutorial interessante no SL é o Texture Tutorial, que ensina como texturizar os prims (os objetos que você constrói no SL). No InWorld Texture Tutorials você pode baixar arquivos adicionais.

No post 2 more classes on Second Life, eu comentei rapidamente uma aula básica de texturização que tive.

LSL

A página Using the Linden Script Language traz um tutorial para o uso da LSL (Linden Scripting Language, a linguagem de programação do Second Life), mas que não é atualizado desde 2005 e também é bastante incompleto. Aliás, entrei agora e o link está quebrado.

O Linden Scripting Language Guide é um texto de 2003 com mais de 100 páginas, também com documentação da LSL.

O LSL wiki e o LSL Portal são dois wikis com documentação sobre a LSL, que são atualizados com frequência.

Comecei a percorrer o LSL Portal.

*

Nos tutoriais para iniciantes, Getting Ready to Learn LSL ensina habilidades básicas no SL.

Getting started with LSL começa a falar sobre a LSL. A linguagem trabalha com estados e eventos. Um exemplo básico, com um estado (default) e um evento (touch) seria:

default
{
touch_start(integer total_number)
{
llSay(0,”Hello World”);
}
}

Quando o objeto for tocado, ele dirá, no canal 0 (do chat público): “Hello World”.

No mínimo, um script tem que ter um estado, que pode ser o default, ou outro qualquer (começando sempre com state_).

// é o símbolo utilizado para inserir comentários no código

Selecionando um objeto, você pode também parar os seus scripts: TOOLS>SET SCRIPTS TO NOT RUNNING IN SELECTION, e depois fazer os scripts funcionarem de novo para o objeto: TOOLS>SET SCRIPTS TO RUNNING IN SELECTION.

Além de estados e eventos, a LSL trabalha também com funções, que vêm dentro dos eventos.

Vejamos outro exemplo de código básico:

default
{
state_entry()
{
llSay(0, “Hello, Avatar!”);
}

touch_start(integer total_number)
{
llSay(0, “Touched.”);
}
}

O estado default tem 2 eventos, state_entry e touch_start. Ambos esses eventos têm a função llSay () dentro deles. As funções começam sempre com ll e, nos parênteses, recebem argumentos ou valores. Se você passa por cima da função, no editor, você verá quais parâmetros ou valores são esperados, e como a função se comportará.

No exemplo abaixo, há 2 estados, sendo que cada toque muda de um estado para outro, mudando também as cores do objeto:

default
{
state_entry()
{
llSay(0, “turning on!”);
llSetColor(<1.0, 1.0, 1.0>, ALL_SIDES); // todos os lados do objetos tornam-se o mais claro possível
}

touch_start(integer total_number)
{
state off; // o script passa para o state off
}
}

state off
{
state_entry()
{
llSay(0, “turning off!”);
llSetColor(<0.0, 0.0, 0.0>, ALL_SIDES); // os lados do objeto tornam-se o mais escuro possível
}

touch_start(integer total_number)
{
state default;
}
}

Se você estiver testando scripts, pode usar a função: llWhisper(0,”Escreva alguma coisa aqui”); O que você escrever será lido apenas a 15 metros de distância do seu objeto – llSay () a 30 m. llShout () 60 m. llOwnerSay( ) não usa canal e é ouvida apenas por você, o dono do objeto. llSetText( ) uma msg totalmente silenciosa;

*

No SL, há a IBM Codestation parcel 2

[photopress:Class3_002_014.jpg,full,vazio]

que tem uma interessante Biblioteca de Scripts gratuitos:

[photopress:Class3_002_013a.jpg,full,vazio]

Há também o interessante A Linden Script Tutorial Exhibit, do Bromley College, em que você pode pegar notecards gratuitos de cada um dos scripts mostrados e exemplificados nos pôsteres:

[photopress:A_Linden_Script_Tutorial_Exhibit_001.jpg,full,vazio]

Na Script Factory, você pode comprar diversos tipos de scripts, mas scripts são vendidos também em vários outros locais no SL.

O mais interessante recurso no SL, entretanto, parece ser o impressionante College of Scripting, Music and Science.

[photopress:College_of_Scripting_001.gif,full,vazio]

São sete andares com inúmeros scripts, e uma loja onde você pode comprar alguns.

[photopress:College_of_Scripting_002.gif,full,vazio]

Só que você não consegue trazer os scripts para o seu inventário, pois eles aparecem apenas em pôsteres, o máximo que você pode fazer é tirar uma foto ou digitá-los, o que dá muito trabalho.

[photopress:College_of_Scripting_003.gif,full,vazio]

O College of Scripting tem também um grupo muito ativo no SL, onde sempre tem alguém pronto para responder as suas dúvidas, apesar de que há também outros grupos grandes de script, como Linden Script Tutorial Group, Scripters Support Group e Scripts.

No primeiro andar, é vendido um livro um Scripting Book com 58 páginas, por L$ 1,250.00, e há um link para um tutorial no YouTube:

No post 3 Classes took on Second Life eu resumi duas aulas básicas que tive sobre scripting.

***

A ITLP – Ivory Tower Library of Primitives tem 4 módulos com diversas aulas sobre construção de objetos no SL.

Assista-me entrando na Ivory Tower e subindo um andar (não ficou bom trabalhado no Premiere, preciso descobrir por quê).

Percorri todos os módulos.

Abaixo você encontra um resumo bem resumido! As estações de cada módulo têm vários objetos de demonstração, produzidos com as ferramentas avaliadas, e você recebe também um notecard bastante interessante para cada uma delas. Quando possível, revisarei e enriquecerei os comentários para cada uma das estações, inclusive com imagens e vídeos. Comentários também serão bem-vindos e incorporados ao tutorial.

**

ITLP MODULE 1 – The Basics of Building

ITLP MODULE 1, STATION 1; PRIM CREATION & FAMILIES (and basic camera use while buidling).

Para acionar o modo para criar um prim (fórmas primitivas do SL), você pode clicar em (vou sempre registrar as maneiras mais rápidas de chegar lá): Build (Construir) ou simplesmente B. Escolha uma das formas e aparecerá uma varinha. Clique então onde você quiser que esse objeto seja criado.

Prims podem ser agrupados. Selecione os que quiser agrupar e selecione Tools/link ou Ctrl/L.

Limpe sempre a sua bagunça – para deletar um prim, selecione-o com o mouse direito/more/delete. Para gravá-lo no seu inventário, dê um nome (Edit/General), senão seu inventário ficará cheio de objetos com o nome Objects.

Ao criar um cubo, você pode modificá-lo, p.ex., em Edit/Object/Tapper.

O tetraedro é uma forma muito difícil de manusear.

Nos prims, você pode adicionar objetos do seu inventário e scripts. Se no modo Edit do objeto, clicar em Contents/New Script, já terá um script pronto com o qual pode brincar.

ITLP MODUME 1, STATION 2: PRIM POSITIONING

Um prim selecionado tem um brilho amarelo ao seu redor e três linhas que cruzam seu centro (eixos x, y e z), com cones para manuseá-las.

No mode de edição do objeto, há uma janela Ruler mode com 3 opções: World, Local e Reference. Cada uma delas produz efeitos diferentes na rotação e movimentação dos objetos.

ITLP MODULE 1, STATION 3: PRIM ROTATION

Para entrar no mode de rotação, com o objeto selecionado pressione CTRL. Três círculos de cores diferentes permitirão que você rotacione o objeto para diferentes direções. Se você clicar no globo, entra no modo de rotação livre, para qualquer direção. Em cima da tela, você terá uma indicação de como está rotacionando o objeto.

Você pode também determinar as rotações pela janela de edição do objeto, em Objetct/Rotation degrees.

Para copiar um objeto, no modo de edição, clique nele, clique CTRL e o arraste. Para colocá-lo na mesma posição do seu original, clique CRTL-Z.

ITLP MODULE 1, STATION 4: PRIM STRETCHING

Segurando simultaneamente SHIFT e CTRL, você entra no modo de Stretch. Os números na parte superior da tela passam a indicar as modificações que você está realizando no objeto.

ITLP MODULE 1, STATION 5: Select Texture Checkbox

Selecionando Select Texture na parte superior da janela de edição, você pode escolher os lados do prim que deseja texturizar.

ITLP MODULE 1, STATION 6: SELECTING AND LINKING PRIMS

Você pode selecionar um prim e, pressionando SHIFT, selecionar outros. Mas pode também fazer uma seleção em massa, arrastando o cursor com o botão esquerdo do mouse apertado. Você pode indicar em Tools/Select Only my Objects, para selecionar apenas os seus objetos.

Você pode também linkar 2 ou mais prims, clicando CTRL-L, e para unlikn, CTRL-SHIFT-L (ou use o menu Tools). O último prim linkado é a raiz, ou o prim pai, e os demais filhos. Isso fará diferença em vários momentos, como nas coordenadas. Esta lição discute isso em detalhes, assim como a construção de veículos.

ITLP MODULE 1, STATION 7; EDIT LINKED PARTS

Você pode editar prims individuais em um conjunto de prims linkados selecionando Edit Linked Parts (abaixo de Select Texture).

ITLP MODULE 1: STATION 8; The Grid

Selecione Use Grid para ter sempre uma grid quando você movimenta um objeto no modo de edição.

Em Options, abaixo de Use Grid, você pode formatar parâmetros para a grid.

ITLP MODULE 1, STATION 9; STRETCH TEXTURES

Na janela de edição há uma caixa de seleção “Stretch Textures”. Quando selecionada, a textura vai se alterar automaticamente para acomodar o que você está fazendo para o prim. Se a caixa não estiver selecionada, a textura terá o mesmo tamanho e se repetirá pelo prim. Brinque com as duas opções.

ITLP MODULE 1, STATION 10: PRIM COPYING

Você pode copiar prims de 4 maneiras distintas:

METHOD 1: CTRL-D

METHOD 2: Shift-Arrastar

METHOD 3: Copy Selection
Essa opção fica disponível quando você seleciona algum prim e então, com o mouse direito, escolhe Create. Com a janela Center Copy selecionada, você consegue um alinhamento interessante. Com a opção Keep Tool Selected, você começa a copiar o prim para qualquer lugar em que clicar.

METHOD 4: Inventory Copying
Você pode copiar um objeto do seu inventário para onde quiser.

ITLP MODULE 1: STATION 11; PRIMITIVE PARAMETERS

Na janela de edição, em Objetos, você tem quatro caixa de seleção.

Lock (para você imobilizar um objeto), Physical (o objeto passa a fazer parte da física do SL, se movendo etc.), Temporary (o objeto desaparece depois de um tempo) e Phantom (o objeto se torna fantasma, ou seja, você pode passar por ele sem colisão).

ITLP MODULE 1, STATION 12: PHYSICAL OBJECTS & MATERIAL TYPES

Na janela de edição, em Objetos, há uma janela com várias opções para você definir o tipo de material do seu objeto. O material pelo qual é feito um objeto afeta a quantidade de fricção que um objeto tem, além de gerar sons diferentes no encontro com um avatar ou outro objeto. Os resultados são mais claros quando o objeto é tornado Physical.

**

MODULE 2 – Prim Editing

ITLP MODULE 2, STATION 1: PATH CUTTING BEGIN AND END

Na edição de objetos, na janela Objects, há duas opções em Path Cut Begin and End: B é o Begin, E é o End. Alterando os números, você começa a cortar um objeto, no sentido horário e contra-horário. Dá para brincar bastante.

ITLP MODULE 2, STATION 2: Prim Deformations: Hollowing

Logo abaixo, há a opção Hollow, e abaixo dela você pode escolher as formas triângulo, quadrado e círculo, que vão sendo inseridas dentro do objeto. Misturando as opções Pach Cutting com Hollow você pode por exemplo montar casas com janelas, portas etc., economizando assim prims (há sempre um limite de prims que você pode colocar em cada terreno).

ITLP Module 2 Station 3: Twisting

Com o recurso do Twist é possível gerar efeitos ornamentais, criar espirais, retocar objetos etc., e você poderá construir formas selvagens!

ITLP Module 2 Station 4: Taper

A opção Taper, logo abaixo, permite que você redimensione objetos de uma maneira bastante interessante, obtendo formas diferentes.

ITLP Module 2 Station 5: TOP SHEARING

A opção logo abaixo, Top Shear, realiza um corte (uma tosa) no objeto, experimente um pouco.

ITLP Module 2 Station 6: Dimple

Dimple Begin and End é uma opção que aparece quando você está construindo esferas, e que permite o corte em forma de cone no objeto. Você consegue uma variedade de formas ao usar esse recurso com o Hollowing (Módulo 2, 2) e Path Cut (Módulo 2, 1).

ITLP Module 2 Station 7: HOLE SIZE X & Y

Este misteriosa ferramenta funciona apenas com Tori, Tubes e Ringes. Ela não faz buracos, mas muda a forma e a dimensão do buraco que já existe nesses objetos. Pode ser combinada com muito sucesso com ferramentas que ainda comentaremos.

ITLP Module 2 Station 8: PROFILE CUT BEGIN AND END

Esta ferramenta é parecida com o Path, Módulo 2/1, mas mais maluca! Experimente nas esferas. Você pode usá-la em Tori para fazer bases de fontes, cadeiras, mesas, partes de veículos etc., é uma ferramenta muito útil.

ITLP Module 2 Station 9: SKEW

Esta ferramentas funciona apenas em Tori, Tubes e Rings, distorcendo-os de uma maneira interessante. Brinque um pouco! Quando chegarmos ao Radius Delta ficará mais claro o que ela faz.

ITLP Module 2 Station 10: REVOLUTIONS

Revolutions, que aparece no lado direito inferior da janela, revoluciona Tori, Tubes e Rings ao redor do eixo X. Fica incrível! A variação vai de 1.00 até 4.00, cada inteiro representando um twist de 100%. Utilizada em conjunto com Skew e Radius Delta gera interessantes espirais.

ITLP Module 2 Station 10: RADIUS DELTA

Esta ferramenta modifica Torus, Tube ou Ring. Combinada com Revolutions e Skew você consegue efeitos espirais interessantes. Experimente a combinação com outras ferramentas.

**

MODULE 3 – Primitive Features – Flexi-prims and Light

ITLP MODULE 3, STATION 1: FLEXIBLE PATH (flexiprims)

Cubos, prismas e cilindros podem se tornar flexiprims. Clique em Features/Flexible Path e os prims tornam-se responsivos ao vento e à força da gravidade. Há várias opções para serem selecionadas e tudo se torna bastante imprevisível. Objetos flexíveis têm de ser phantom e não pode ser físicos.

Nesta estação há um interessante painel para testar os efeitos dessas variáveis em 6 objetos dispostos lado a lado: o primeiro reage conforme as coordenadas escolhidas, e os seguintes com o dobro das coordenadas e assim por diante, tornando-se vermelhos quando atingiram seus limites.

ITLP MODULE 3, STATION 2: Hardware Lighting

Na mesma janela de Features há a opção Light, que cria interessantes opções de iluminação no ambiente, e é calculada apenas para o video card do seu computador e gerada apenas no seu cliente. Há também um painel para realizar testes com esse recurso, como se você estivesse acendendo e apagando uma lâmpada. Experimente com os seus objetos e veja também o resultado de selecionar a opção Ful Bright na janela Texture.

Se entendi tudo, o módulo 3 só tem 2 estações mesmo.

**

MODULE 4 – Building Techniques

O módulo fica no mesmo andar do anterior.

ITLP MODULE 4, STATION 1: Putting it All Together I–Building a Four-Prim Chair

Nesta interessante estação, você aprende a construir uma cadeira, e depois incrementá-la, inclusive com código. No final, há também uma interessante reflexão – por que uma cadeira, se isso não é preciso no Second Life? Objetos no Second Life não servem exatamente para as mesmas coisas que seus correspondentes na Real Life, mas são suas representações, suas metáforas. Precisamos de conforto, mesmo na Second Life, e portanto, mesmo que os objetos no SL não tenham função prática, eles têm uma função emocional.

Há uma parte 1b desta estação, Putting it all Together, an 8-Prim, 10-Minute House (building by the numbers), mas está “em construção”.

ITLP MODULE 4, STATION 2: “Cheap” Spiral Staircase

Esta estação ensina o passo-a-passo para construir uma escada espiral com poucos prims.

ITLP MODULE 4, STATION 3: Control-Z Building

Utilizando Shift-Arraste, você mantém a cópia no lugar e passa a arrastar o original. Com CTRL-Z (desfazer), seu prim original volta à posição anterior dentro do prim copiado. Isso é extremamente útil para a construção de objetos no SL. Você pode, p.ex., rotacionar o prim original alguns graus, e fazer mais cópias, continuando o processo. O resultado será objetos muito bonitos. É possível inclusive utilizar vários eixos na brincadeira.

ITLP MODULE 4, STATION 4: “Single-Prim” Building

Dá trabalho alinhar prims novos enquanto se constrói um objeto. Esta estação sugere um método de construção a partir de um único prim, do qual são feitas cópias (como na estação anterior), só que eventualmente alterando o Tipo do Prim, o que torna mais fácil o trabalho de alinhamento, reposicionamento etc. É exposto um cilindro em que o único prim criado foi um cilindro.

ITLP MODULE 4, STATION 5: Modular Building: Lesson One

Esta estação tem também o nome de STATION TWENTY. Ela propõe a construção por módulos, que exigiria bastante planejamento, e que enveolte a criação de um ou um conjunto de elementos de construção feitos de dois ou mais prims cada. São então dados os exemplos de elementos de colunas e arcos, com a sugestão de que os elementos primitivos de construção sejam sempre salvos separadamente no inventário, assim eles podem ser reutilizados em outros projetos similares, ou mesmo na amplicação de um projeto. Há várias outras dicas muito interessantes durante a estação, e no final você monta uma pequeno palácio!

ITLP MODULE 4, STATION 6: Modular Building: Lesson Two

Esta estação tem também o nome de STATION 29: Modular Building II–Large Dome Construction. A partir daqui, as estações estão um pouco confusas, faltando apenas mais 3 no andar de cima. Ela ensina a construir um dome com mais de 10 metros (limite de tamanho para os prims) mesclando a técnica de Control-Z building com o Modular Buiding, que vimos nas últimas estações.

ITLP MODULE 4, STATION 7: Modular Building III–Pivot Building

Esta estação demonstra uma técnica extremamente simples mas ao mesmo tempo extremamente poderosa, com a qual, inclusive, boa parte da Tower foi construída. Você utiliza um pivô e faz um cópia dele, que passa a se chamar braço. Os dois objetos são linkados e o braço modificado como você desejar. A partir daí, você passa a gerar cópias do pivô/braço e alterar, por exemplo, a rotação. Aí, em muito pouco tempo, você passa a ter uma grande e bela construção. Muito legal.

ITLP MODULE 4, STATION 8: Modular Building IV–Using Pivot Building to Create Huge, Round Floors

Nesta estação, você aprende a construir um chão redondo com cubos.

ITLP MODULE 4, STATION 9: Putting It All Together V: An “Expensive” Spiral Stairway

Nesta última estação, você aprende a construir uma escada mais interessante do que a anterior, com cilindros, mas que terá muitos prims.

***

 Subscribe in a reader

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar

45 respostas a Tutorial Second Life

  1. Marcio Klein disse:

    João,

    Estive no espaço De Mattar. É interessante, mas só encontrei uma cadeira para sentar. É lá que vai ser o curso. Também não encontrei ninguém para trocar uma idéia.

    Novamente tentei entrar no grupo para o qual vc. me convidou e continua aparecendo a mensagem:

    Desculpe…
    A sua inscrição neste grupo continua pendente

    Volte para a página principal.

    Meu endereõ na Google é klein.marcio@gmail.com. Não seria necessario cadastrá-lo

    Fico no aguardo das informações e ancioso para o início do curso.

    Abraços

  2. João Mattar disse:

    Oi, Márcio. Estamos usando o espaço De Mattar apenas para alguns encontros informais. Nos encontros, coloco por lá mais cadeiras, e há também alguns banquinhos, mas quando termina tiro as cadeiras, porque é muito pequeno.
    Nenhuma aula do curso será no espaço De Mattar, em:
    http://blog.joaomattar.com/11/
    você encontra a programação, cada aula será em um lugar, mas sempre antes das aulas informarei sobre o ponto para teleporte em cada instituição etc.
    Vou te aprovar no grupo do Google, não sei o que aconteceu. Temos também já um grupo no Second Life, para envio de mensagens etc. de dentro do SL, não sei se você já me passou o nome do seu avatar, se não tiver passado me passe que te incluo lá – é automático!

  3. Rafael disse:

    Gostaria de entrar para o grupo o nome do meu avatar e Kaian Cortes
    Fico no aguardo
    t+

  4. João
    VC é o cara!!!!
    adorei!!!!!
    bj
    marcia

  5. Pingback: De Mattar » 2007 - Retrospectiva

  6. Pingback: De Mattar » EDTECH 597: Teaching and Learning in Second Life - 4th Class - 14 Feb. 2008

  7. Professora Georgia disse:

    João,
    Já estive no espaço e li seu livro. Gostaria de fazer parte do seu grupo no Second Life para assistir alguma aula e/ou palestra. Estou muito interessada em EAD. Meu nome no SL é Professora Georgia e estou fazendo um trabalho presencial com meus alunos no SL pela FACHA.
    Abraços

  8. João Mattar disse:

    Georgia, já te adicionei como amiga e acrescentei no Grupo no SL. Já coloquei uma versão prévia de como deve funcionar o curso em:
    http://blog.joaomattar.com/11
    Gostaria muito de acompanhar o trabalho que você está fazendo com seus alunos no SL, se puder inclusive participar de alguma atividade me avise.
    Abraços

  9. Pingback: De Mattar » EDTECH 597: Teaching and Learning in Second Life - 10th Class - March 27, 2008

  10. Pingback: De Mattar » Blog Archive » ABC da EaD no SL (2007) - Reflexões

  11. maike chau disse:

    como se usa o tradutor? e como eu trabalho la pra ganhar dinheiro ?vlw

  12. João Mattar disse:

    Maike, eu usei o tradutor na versão antiga, mas ainda não usei o novo. Vou dar uma olhada e coloca a informação por aqui. Você pode ganhar dinheiro de várias formas: programando, construindo objetos, atendendo pessoas etc.

  13. maike chau disse:

    ok manda aew depois vlw aew esse e meu nome la maike chau se kiser add blz flw!

  14. maike chau disse:

    João Mattar vc ja descobriu como se usa o tradutor?

  15. João Mattar disse:

    Maike, nestas semanas participei de alguns exemplos em que o tradutor estava ativado. Na verdade, não ativado por mim, que era ouvinte, mas provavelmente por quem estava ministrando ou mesmo organizando as palestras. Fiz uma busca agora dentro do SL e retornaram vários tradutores: language translator, AF translator, mh translator etc. Cada um deles tem orientações de como usá-los. Tente algum, eu vou tentar também um, aí voltamos a conversar por aqui.

  16. Luiz Claudio disse:

    me passaram o Tradutor “MH Translator” e está em meu inventario…. preciso saber como ativa-lo ??? Agradeço qualquer ajuda….

  17. João Mattar disse:

    Você já clicou nele no inventário? Passe para mim (Erectus Amat) e me add como amigo, aí eu te respondo por lá, ok?

  18. Babila disse:

    Poxa me adiciona tb estou super interessada!

    Babila Auster obrigada!

  19. Roger disse:

    iae mim add no grupo eminem o nome do meu avatar

  20. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Aulas 04 (28/04), 05 (05/05) & 06 (12/05) - Games em Educação no SL

  21. Denise Asin disse:

    Oi!
    Eu entrei no Second Life e meu avatar ficou distoricido como se tivesse se quebrado, pernas e braços diformes.
    pode me explicar o que faço para arrumar isso? exiate forma de trocar meu avatar?

  22. João Mattar disse:

    Não entendi muito bem o que aconteceu, mas você pode reconstruir seu avatar, entrando no modo para editar sua aparência – clique em cima do seu avatar e selecione a opção com o mouse direito.

  23. Loirinha Nirvana disse:

    Ola estou adorando tudo isso e gostaria de aprender construir pode me mandar convite para o grupo .

    Obrigada.

  24. João Mattar disse:

    Oi, Loirinha, realmente é fascinante construir objetos no Second Life. As possibilidades são infinitas. De qual grupo você está falando? Há vários grupos no SL, veja os que lhe interessam e é só entrar.

  25. Livian Ragu disse:

    Olá….estou procurando por algum tutorial ou explicaçao sobre usar scripts para mudar cores do objeto. Eu tenho o script, mas quando eu linco a parte que esta com ele a outras, todo o objeto muda de cor. Eu so queria que mudasse a cor de uma parte do objeto(no caso, é uma poltrona com 6 prims, gostaria que mudasse a cor de 4 prims apenas) Tem alguma dica q pode me passar??? Uso o script ‘touch menu color change v01′ , será que preciso usar mais lagum ?
    obrigada

  26. João Mattar disse:

    Você já deu uma olhada nos links para scripts daqui do post?

  27. Joanna disse:

    Olá João,
    Estou a procura dos seus artigos na internet a respeito do Second Life, qual endereço acho?
    Atenciosamente, Joanna

  28. Akatala Ametza disse:

    Oiii, eu gostaria de saber, se voce pode me informar os códigos pra mudar a cor de tags feitas com scrip Ex: Sre a q vc pode me ajudaar? Obrigado

  29. Silvia C. Lima disse:

    Estou interessada em aprender a construir ornamentações de festas temáticas. Poderia me passar um tutorial que ensina a fazer bolos, bolas, arcos de bolas, ornamentação de mesas , bandeiras, etc… Tudo para festas temáticas.
    Obrigada
    PS – Se possível me add no grupo.
    ScristineL

  30. João Mattar disse:

    Silvia, não sei de cor onde encontrar esses tutoriais, mas acho que se procurar não deve ser difícil.

  31. Isabela Mounrea Britany disse:

    Jogo Second Life mas não consigo trabalhar no jogo.

  32. My spouse and I stumbled over here by a different web page and thought I might check things out.
    I like what I see so now i’m following you. Look forward to looking into your web page again.

  33. milley disse:

    oi sou nova no second life eu fiz o downlod mais aparece uma caixinha dizendo que o second life pode aparecer congelado e depois diz uns negossos la eu nao sei o que fazer min ajuda porfavor

  34. Larissa disse:

    ola meu nome é Larissa e eu vim disser como trabalhar assim tipo conquer coisa assim trabalhar Affz assim

  35. Carloney Alves de Oliveira disse:

    Boa noite prezado prof. João Mattar,

    Estou pesquisando sobre os MDV3D, ainda está usando o SL ou outro mundo que pudesse me dar algumas orientações. Tenho interesse em participar do seu SL. Meu avatar é Calves Frimon.
    Aguardando,
    Abs,
    Prof. Carloney Alves de Oliveira – CEDU/UFAL

  36. Ysabela Costa disse:

    Olá João queria saber como criar script de sentarr e como posso editala no sfá ou cadeira pro exemplo para sentar corretamente meu av é Ysabellllla beijos obrigada

  37. Vanda disse:

    Olá João, sou nova no SL, e gostaria muito de ajuda em relação a tudo, se for possivel gostaria muito de entra no grupo.

    o meu no no sl é popota3 – vanda

  38. Lenny Oliver disse:

    Oi sou mais uma novata no sl e quero desativar/excluir um script de gravidez… acontece que não fui consultada sobre isso e não tenho lindens pra esse caro ato de remoção de escript… como anular isso? Por favor me ajude.
    obrigada
    sou Le e estou revoltada com esta imposição!

  39. rosalice galinari disse:

    Não estou conseguindo ficar nos lugares pois vem a mensagem:Your script number exceeds the max allowed in this sim. 120 scripts allowed, 260 script attached to you! Please remove some attachment if you want to stay in sim. Não sei mais o que fazer,limpei inventario…não estou com muita coisa e vem essa mensagem

  40. Jackson disse:

    Nós precisamos de contratar serviços para construção de espaços no Second Life.

    Você oferece esse tipo de serviços?

    Abs,

    Jackson

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>