Filosofia e Ética na Administração

FEA

Filosofia e Ética na Administração, já na segunda edição, é uma obra única no mercado brasileiro, em sua proposta de explorar os pontos de comunicação entre os universos da filosofia, da ética e da administração. Um de seus grandes destaques é a aplicação da filosofia e da ética na vida das organizações de forma clara, didática e completa.

O livro aprofunda-se de maneira agradável e acessível em algumas questões mais complexas, levando o leitor a refletir e a compreender melhor não só o mundo dos negócios, mas também a sociedade que o cerca e a si próprio.

O livro tem também o mérito de trazer de volta para o debate da teoria da administração, assim como de introduzir no debate filosófico, as idéias de Chester Barnard e Mary Parker Follett, “filósofos da administração” importantíssimos mas que foram esquecidos e ignorados na história das idéias e da administração.

Graças ao desenvolvimento de vários temas (história da filosofia, lógica, filosofia da linguagem, teoria do conhecimento, ética, política, filosofia do direito, sociedade da informação, teoria da administração, missão e visão das empresas, entre outros) e à riqueza com que foram explorados, esta obra é uma referência atual na área.

Página da Editora Saraiva

Trecho do livro disponibilizado online pela Editora Saraiva.

A Importância do Senso Crítico na Administração – Resenha de Ricardo Viveiros

Dica de Leitura – Catho

*

Disciplinas que indicam o livro na Bibliografia (em construção e não atualizada, se você adota o livro em sua disciplina, me passe o link que incluirei aqui):

Filosofia e Ética Empresarial, UDESC, Prof. Evandro Oliveira de Brito (ver também Filosofia)

Filosofia Empresarial, Fasert, Prof. Vitor Bonini Toniello (Bibliografia Básica)

Racionalidade e Ética, Unicentro, Prof. Claudio César de Andrade (Bibliografia Básica)

Filosofia, Suesc (Bibliografia Básica)

Ética Geral e Profissional, FAPA, Prof. Marilia Martins Sant’Anna

Cidadania e Ética, FFB (Bibliografia Básica)

*

Artigos que citam o livro ou o mencionam na Bibliografia (lista não atualizada):

TAGLIAPIETRA, Odacir Miguel; SANTANA, Maria de Fátima P.; DEPARIS, Elisabeth. Consciêcia ética e responsabilidade social nas organizações na economia globalizada.

*

Onde Comprar:

Submarino

Siciliano

BestBooks

LivrosUrgentes

Saraiva

Livraria Cultura

Arte Pau Brasil

Melhoramentos

*

Em 2010, saiu a segunda edição do livro, atualizada pelas novas normas ortográficas.

Em 28/10/2010, dentre 1.661 livros de Filosofia, ele era o terceiro mais vendido na livraria Saraiva, atrás apenas de O Mundo de Sofia e o vol. 2 de Introdução à Filosofia da Marilena Chauí.

28 10 2010 3 lugar Saraiva Filosofia 2

 Subscribe in a reader

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar

89 respostas a Filosofia e Ética na Administração

  1. Alan Louurenço disse:

    sou estudante de administração, tive a oportunidade de apreciar esta obra recentemente. otimo livro, recomendo.

  2. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Filosofia

  3. Aplico bastate a medologia do livro Etica na Administração nas aulas do curso de administração. Uma leitura extremamente interessante e atual.

  4. João Mattar disse:

    Legal, Arievaldo, muito obrigado pelo comentário!

  5. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Revista Conhecimento Prático Filosofia

  6. Thaís disse:

    Sr. João Mattar, bom dia!

    Sou aluna de Administração e meu grupo irá apresentar um trabalho, para a disciplica de Filosofia e Ética, sobre o seu livro “Filosofia e Ética na Administração”. Iremos falar sobre o capítulo: Filosofia, visão e missão das empresas.

    Gostaríamos de um comentário do senhor sobre este assunto, para que possamos colocar em nosso trabalho. Será que poderíamos contar com esta gentileza?

    Desde já sou grata.

  7. João Mattar disse:

    Thaís, me passe um email que te respondo, ok?
    joaomattar@gmail.com

  8. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Filosofia e Ética na Administração 2.ed.

  9. kellen Honorio disse:

    Boa noite João Mattar, estamos fazendo um portfólio sobre filosofia e ética na administração,gostaria que fizesse um breve comentário sobre o assunto.
    Desde já agradecemos sua ajuda.

    Kellen

  10. João Mattar disse:

    Kellen, nossa, teria tanta coisa a falar. Vocês chegaram a dar uma olhada no livro? A Introdução faz uma boa reflexão sobre o tema.

  11. Virgínia Carvalho disse:

    Sr. João Mattar,

    Boa noite!

    Sou estudante de Administração, 1º semeste. Estou fazendo um portfólio sobre Filosofia e Ética na Administração com prazo para entrega na próxima sexta-feira, dia 16/04. Tenho que desenvolver um texto, com 3 (três) laudas, respondendo às seguintes perguntas:

    1) Por que a administração de empresas precisa buscar, sempre, mais conhecimentos em sua área específica e em outras, como por exemplo, em Filosofia ?
    2) De que forma o pensamento crítico poderá ser útil na resoluçaõ de problemas no dia-a-dia da empresa ?
    3) Ser um administrador ético faz a diferença! Portanto, qual é a importância de se conhecer os fundamentos éticos, ou seja, conhecer a ética teoricamente para administrador de empresas ?

    Gostaria de ter o seu comentário respondendo às perguntas acima, para que eu possa colocar no meu trabalho.

    Posso contar com a gentileza da sua ajuda ?

    Meu e-mail: vikacarvalho@yahoo.com.br

    Grata,

    Virgínia Carvalho

  12. Elise disse:

    Virginia onde esta a sua etica? pedir que o sr joao matar responda o seu portfolio nao é nada bom, principalmente se a professora marcia resolver fazer uma pesquisa no google como eu fiz agora…

  13. Lucas Sampaio disse:

    rsrsrs ..

  14. Bom dia joão mattar estou fazendo um portifólio de administração na disciplina filosofia com o assunto sobre a ética e filosofia na administraçao e estou com algumas dúvidas sendo que é pra ser enviado hoje 16 de abril de 2010.

    ficarei grata se poder me responder!!!
    espero respostas…

    jaciane

  15. João Mattar disse:

    Caros, ela fez algumas perguntas, que aliás respondi por email, não acho que tenha problemas, ela pode inclusive mencionar que respondi brevemente as questões. Boa sorte para todos!

  16. fabiana disse:

    Se não fosse encomodo também gostaria das suas sugestões é para o mesmo trabalho da virginia a pergunta logo acima.O meu trabalho é para o dia 24/04
    se for possivel a ajuda ficarei grata

  17. João Mattar disse:

    Algumas dicas para você elaborar suas respostas.

    Administração lida com pessoas, é uma campo de estudos na área de humanas. Entretanto, não se estuda com muita profundidade e atenção disciplinas como Sociologia, Filosofia etc. em Administração. Não há então outra saída que não seja buscar a ajuda dessas disciplinas, tanto para a elaboração de teorias quando para a prática em administração.

    O pensamento crítico nos ensina a lidar com problemas, a enfrentar problemas, a lidar com a dúvida etc. Esse é o dia a dia de um administrador, então ele precisa ter o senso crítico desenvolvido.

    Conhecer a teoria da ética ajuda a diferenciar conceitos, compreender diferenças sutis entre posições, saber histórias que já aconteceram etc. No fundo, não me parece que isso seja o essencial. Ética é uma questão de caráter, que não se desenvolve apenas lendo teorias, mas convivendo com pessoas que sejam exemplos.

  18. fabiana disse:

    obrigada pela diga.

  19. Sheila disse:

    Estou muito confusa, preciso de um helppp… A Filosofia pode ser entendida como uma reflexão, cuja característica básica é ser uma reflexão de conjunto, ou seja, que procura abarcar a totalidade de um problema, relacionar cada aspecto do problema com os demais, construindo uma visão da totalidade. ate ai ok!!! Mais como relacione essa característica da reflexão filosófica com a função do executivo de “sentir o todo”.
    “O controle é dominado por um aspecto – o econômico, o político, o religioso, o científico, o tecnológico –, com o resultado de que a eficiência não fica assegurada, e o fracasso advém ou ameaça perpetuamente. Sem dúvida, o desenvolvimento de uma crise, devida ao tratamento desequilibrado de todos os
    fatores, é a ocasião para a ação corretiva por parte dos executivos que possuem a arte de sentir o todo”. então o que significa sentir o todo? Seria ter um visão em todos os setores? (Nossa to muito confusa) meu e-mail sheila.miqueli@gmail.com

  20. João Mattar disse:

    Sheila, uma empresa é um “todo”, no sentido por exemplo de que envolve várias áreas, como marketing, finanças, recursos humanos, produção etc., cujas pressões são inclusive muitas vezes conflitantes. “Sentir o todo” significa justamente a capacidade de administrar tudo isso, de compreender e conectar as várias peças. Isso se desenvolve bem com o estudo da filosofia, e o que defendo é que, por isso, o estudo da filosofia acaba também servindo para formar um administrador.

  21. QUELE CRISTINA disse:

    Estou fazendo um trabalho e gostaria de saber em que a filosofia contribui para a teoria de administração em que ateas elas se aproximam?

  22. QUELE CRISTINA disse:

    O que caracteriza a dita sociedade pós-capitalista?

  23. Nathane disse:

    Sr. Mattar, gostaria de saber um pouco mais sobre seu capitulo 2 em que fala sobre a Lógica, estou com um pouco de dificuldade sobre e acredito que nada melhor do que o senhor mesmo para me explicar sobre ele. Se puder, agradeço desde já!

  24. João Mattar disse:

    Quele, a resposta à sua primeira pergunta está nos comentários, um pouco antes. De onde você tirou a expressão pós-capitalista? Eu acho que não falo sobre isso no livro, você teria que fazer uma pesquisa sobre o tema.

  25. João Mattar disse:

    Nathane, o capítulo é muito longo e difícil de resumir em um comentário. Lógica trata de silogismos, a forma de raciocinar corretamente, e também de falácias, raciocínios errados. Se der uma pesquisadinha sobre isso, encontrará bastante coisa.

  26. Nathane disse:

    Vou dar uma pesquisada, mas Obrigada de qualquer maneira!

  27. Juliana Vieira Santos disse:

    PREZADO JOÃO PODERIA ME ESPLICAR MELHOR, A FUNÇÃO ÉTICA DE UM EXECUTIVO AO SE TRATAR DE UM SISTEMA ORGANIZACIONAL DE COMUNICAÇÃO?
    DESDE JÁ AGRADECIDA.

  28. João Mattar disse:

    Ética pode ter um sentido bastante amplo, Juliana. Não quer dizer apenas fazer o certo e o errado, correto ou incorreto. Um líder deve mostrar caminhos, compartilhar um senso de visão, motivar, gerir a comunicação de uma organização. Essas atitudes podem ser entendidas como éticas, num sentido amplo.

  29. Silvia Baldini disse:

    Olá, poderia me dar uma breve explicação sobre o trecho abaixo?
    A sociedade pós-capitalista é, ao mesmo tempo, uma sociedade do conhecimento e de
    organizações, cada uma dependendo das outras mas muito diferente em conceitos, pontos de
    vista e valores. Em sua maioria ou totalidade, as pessoas instruídas irão praticar seus
    conhecimentos como membros de organizações. Portanto, elas terão que estar preparadas
    para viver e trabalhar simultaneamente em duas culturas – a do “intelectual”, que focaliza
    palavras e idéias, e a do “gerente”, que focaliza pessoas e trabalho. [...] Se o mundo do
    intelectual não for contrabalançado pelo gerente, ele se tornará um mundo no qual todos
    “cuidam dos seus afazeres” mas ninguém realiza nada. O mundo do gerente, a menos que
    seja contrabalançado pelo intelectual, transforma-se na estupidificante burocracia do
    “Homem da Organização”. Mas se os dois se equilibrarem, haverá criatividade e ordem,
    realização e missão.

  30. João Mattar disse:

    Silvia, há uma proposta de combinação entre o homem do pensamento e o homem prático. Há o reconhecimento de que as empresas precisam de filosofia, ou seja, de reflexão, de repensar suas estratégias etc., e ao mesmo tempo precisam focar nos resultados, nas pessoas, nas metas etc. Então, a combinação entre essas duas coisas pode ser muito poderosa para a administração.

  31. Juliana disse:

    PEZADO JOÃO, AO SE FALAR DE TRUSTES E CARTEIS, FALA-SE DE CONCORRÊNCIA DESLEL, CONCORDAS? POREM QUAIS OS FALEFICIOS QUE A MESMA TRAZ PARA A SOCIEDADE, AFETANDO A ETICA E A RESPONSIBIDADE SOCIAL?
    OBRIGADA POR SUA ATENÇÃO!

  32. João Mattar disse:

    Juliana, uma das ideias de justiça social é que o consumidor tenha várias opções de compra, que tenha produtos e serviços oferecidos a preços justos etc. Então, trustes e cartéis feririam esse princípio ético. Concorrência desleal não acontece apenas nesses casos, mas quando p.ex. uma empresa compete com a outra roubando informações, contratando funcionários para ter acesso a segredos de negócios etc. Nesses casos, também, o princípio da igualdade está sendo ferido. Ética e Responsabilidade Social, tomadas em sentido amplo, envolvem todas essas questões, porque no fundo afetam, como você mesmo diz, toda a sociedade.

  33. JULIANA disse:

    ESTIMADO JOÃO, ADMIRO MUITO SEU TRABALHO E MAIS AINDA SUA HUMILDADE.
    SÃO PESSOAS COMO O SENHOR QUE NOS INCENTIVAM A BUSCAR CADA VEZ MAIS O CONHECIMENTO.
    OBRIGADA POR SUAS EXPLICAÇÕES.

  34. João Mattar disse:

    Juliana, muito obrigado por suas palavras, eu realmente acredito que temos que estar diariamente buscando e produzindo conhecimentos, principalmente agora, com a Internet etc.

  35. Cristina disse:

    Sr. João Mattar, bom dia!

    Sou aluna do Curso de Ciências Contábeis e tenho um trabalho para entregar essa semana, para a disciplica de Ciências Socias, sobre o seu livro “Filosofia e Ética na Administração”, Cap. 6-Filosofia da Admistração.

    Gostaria que o senhor explicasse sobre a diferencia entre Filosofia e administração.
    Ficarei grata se poder me ajudar!!!

  36. Amélia disse:

    Boa tarde Sr João Mattar!
    Estou fazendo um trabalho do curso de Administração e tenho uma questão a responder do livro “Filosofia e Ética na administração, que é a seguinte: Porque o Sr utilizou duas mensagens veiculadas no jornal Folha de S. Paulo em 1996 por fabricantes de eletro eletrônicos para ilustrar o que é o Marketing de Relacionamento? Aguardo um retorno caso possa me ajudar. Agradeço desde então.

  37. João Mattar disse:

    Cristina, a filosofia (ocidental) começa lá atrás, há 2.500 anos, com os pré-socráticos; já a teoria da administração tem 100 e poucos anos… por aí, você já pode elaborar um monte de diferenças. Amélia, os exemplos são muito interessantes: um deles foi infeliz, então uma empresa concorrente aproveitou a oportunidade e veiculou, dias depois, uma mensagem, no mesmo lugar da primeira página do jornal, como deveria ser!

  38. Vanessa disse:

    Bom dia Sr. João Mattar!

    Sou aluna do Curso de Ciências Contábeis e tenho um trabalho para entregar essa semana, para a disciplica de Ciências Socias, sobre o seu livro “Filosofia e Ética na Administração”, Cap. 6-Filosofia da Admistração.

    Se puder gostaria que o Sr. me explicasse quais as “”Contribuições que o estudo da filosofia pode trazer para a prática administrativa” pois estou totalmente confusa.

    Agradeço pela atenção.

  39. Leilane disse:

    Sr. João Mattar, bom dia!

    Sou Leilane aluna do Curso de Ciências Contábeis e tenho um trabalho para entregar essa semana, para a disciplica de Ciências Socias, sobre o seu livro “Filosofia e Ética na Administração”, Cap. 6-Filosofia da Admistração.

    Preciso mostrar e analisar as contribuições principais do livro em referência as funções do executivo C.I. Barnard onde Mattar fez várias referências.
    Ficarei grata se poder me ajudar.
    Leilane

  40. João Mattar disse:

    Vanessa, a sua pergunta respondi brevemente em alguns comentários acima. Leilane, o livro realmente faz várias referências ao Chester Barnard, mas aí seria necessário ler as citações. Num sentido geral, o Barnard mostra a importância do executivo como elemento e canal de comunicação numa empresa, e também de coordenador.

  41. Jacqueline Cabral disse:

    Sr. Mattar Bom dia.
    Sou estudante do 1º semestre de Ciências contabeis, tive contato com sua obra na matéria de Ciências Sociais. Estou elaborando um trabalho com ênfase na capítulo 6 do seu livro Filosofia e Ética na Administração e preciso dizer por qual motivo o Sr. se utiliza de dois anúncios de jornal veículados na Folha de São Paulo em 1996, por fabricantes de eletrodomésticos para ilustrar o que é o marketing de relacionamento. Agradeço de for possível alguma nota sua a respeito disto. As páginas referente a esses anúncios são: 284-284.

    O seu livro é ótimo. Parabéns!
    Grata pela atenção
    Jacqueline

  42. Leilane disse:

    Obrigada pela atenção.

  43. João Mattar disse:

    Leilane, já fizeram essa pergunta antes e respondi brevemente, dê uma olhada nos comentários.

  44. Amália disse:

    Sr. João, obrigada!!!!!

  45. Amália disse:

    Ops!! Amália Cristina!!!!rsrsrssrr

  46. Camila Silva de Oliveira disse:

    Sr. João Mattar, boa tarde!

    Sou aluna do Curso de Ciências Contábeis e tenho um trabalho para entregar essa semana, para a disciplica de Ciências Socias, sobre o seu livro “Filosofia e Ética na Administração”, Cap. 6-Filosofia da Admistração.
    Gostaria que o senhor explicasse qual a mensagem veiculadas no jornal folha de São Paulo em 1996 por fabricantes de eletro eletrônicos para ilustrar o que é o Marketing de relacionamento.
    Ficarei grata se poder me ajudar!!!

  47. João Mattar disse:

    Camila, respondi a esta questão nos comentários, logo atrás.

  48. Camila Silva de Oliveira disse:

    Obrigada João.

  49. Bruno Silva disse:

    Boi noite João,
    Quando exatamente se deu o surgimento e como foi se desenvolvendo ao longo da história o pensamento filosófico?
    E na sua opinião qual a contribuição para o desenvolvimento do senso crítico?
    Queria a sua opinião sobre as perguntas levantadas, para finalizar algumas questões de um trabalho que preciso entregar amanhã.
    Desde já agradeço.

  50. João Mattar disse:

    Bruno, a filosofia surge na Grécia Antiga, século VI a.C., e o desenvolvimento vem até agora. A Filosofia Antiga e Medieval são muito diferentes da Filosofia Moderna e Contemporânea, com ideias bem mais próximas de nós e uma explosão de autores e movimentos. Filosofar significa desenvolver o senso crítico, a capacidade de pensar criticamente sobre o mundo.

  51. Bruno Silva disse:

    João obrigado pela resposta rápida, aproveitando para tirar outra dúvida, que o meu professor me deixou um pouco confuso.

    Quais sãos as Contribuições da Antropologia para os estudos filosóficos e de administração ?

  52. João Mattar disse:

    Bruno, sempre quando tenho respondido as perguntas de vocês por aqui, é óbvio que não estou dando as respostas para os trabalhos, isso seria inclusive anti-ético com os professores e inclusive com vocês. Dou respostas bastante genéricas, que os orientem e incentivem a pesquisar mais, para fazer os trabalhos etc. Antropologia é o estudo do ser humano, muito próxima da sociologia. São todas ciências humanas, como a filosofia e, no fundo, a administração. Elas se aproximam, então, por isso, mas pesquise um pouco sobre antropologia, vai gostar!

  53. Ana Paula B. disse:

    tem algum lugar que eu possa fazer download deste livro?

  54. João Mattar disse:

    Ana, creio que a Saraiva tenha uma biblioteca digital, mas há um custo para acessá-la, entre em contato com eles.

  55. TIELE disse:

    Sou ESTUDANTE de administraçã e estou elaborando um portfolio sobre filosofia na administração. Suas teorias são otimas, e gostaria de acrecenta-las em meu trabalho academico.

    Grata..

  56. Simone disse:

    Sou aluna do Curso de Administração e tenho um trabalho para entregar segunda, sobre o seu livro “Filosofia e Ética na Administração”, Cap. 6-Filosofia da Admistração.
    Gostaria que o senhor explicasse em poucas palavras o titulo 6.4.4 Breve Avaliação de Algumas Missões.

  57. João Mattar disse:

    Essa parte faz uma análise de algumas missões de empresas, prestando atenção a sua coerência, à relação da missão com a visão e a filosofia da empresa, se ela contempla todos os stakeholders, se não usa clichês etc.

  58. Professor, tudo bom? Sou professor de filosofia, estou concluindo minha Pòs Graduação em MBA em Gestão de Pessoas. Procurar agregar a filosofia com o mundo corporativo. Temos poucos trabalhos em nosso pais. Por felicidade encontrei seu livro Filosofia e ética na administração, o qual está ajudando bastante, principalmente a introdução. Na mesma tem uma citação do livro O Executivo Filósofo (Roberto Mello). Procurei esse livro com um doido e não encontrei…. você pode dar-me uma dica onde posso comprá-lo? Obrigado!!!

  59. João Mattar disse:

    Francisco, o livro é antigo então pode ser que você não encontre em livrarias online, talvez só em sebos. Mas eu tiro de lá as orações principais, não acho que o livro o ajudará tanto. Vá me informando como anda seu trabalho, gostaria muito de acompanhar, ok?

  60. Sandra disse:

    Olá sou aluna de adm, gostaria de ler uma resenha do livro Fílosofia e ética na Administração para que assim possa entender melhor essa máteria estou de licença maternidade da faculdade, e vou fazer uma prova sobre esse livro, gostaria mt que me ajudasse.

  61. Sandra disse:

    Eu de novo, se caso o senhor tenha essa rezenha poderia me encaminha por e mail, muitissimo obrigada pela à atenção isso vai me ajudar muito. minha prova é no dia 29/11 a professora só me de 6 dias .
    Muito obrigada.

  62. Sandra disse:

    Só um detalhe preciso da resenha do capítulo 06 Filosofia na Adm. Desculpe por não ter abreviado td em um só.. email é sandrabarbosa.vp@gmail.com
    Aguardo resposta.

  63. João Mattar disse:

    Eu não tenho uma resenha, Sandra, mas nos links indicados aqui há vários resumos, comentários etc.

  64. Sandra disse:

    Obrigada li o livro, e fiz várias pesquisas e ´tive uma compreensão melhor do que vc quer transmitir para seu leitores, o livro é muito bom, pena que não pude lê todo ele..

  65. Gerson disse:

    Caro Professor João Mattar,
    Fui seu aluno no curso de Admnistração na Unibero (turma 2000). Cursamos Filosofia bem na época em que seu livro foi lançado, na ocasião adquiri sua 1a. ediçao.
    Fiquei feliz por saber do sucesso duradouro da publicação. Sua obra foi contribuição de grande valor para a nossa formação.
    Um grande abraço.

  66. João Mattar disse:

    Puxa, Gerson, q msg bonita! O livro nasceu lá na Ibero com o nome Filosofia e Administração. Foi depois reformulado (inclusive com exclusão de algumas partes e inclusão de outras) e então publicado pela Saraiva. O interessante é que, na época, Filosofia era uma disciplina obrigatória nos cursos de Administração em função do currículo mínimo, que hj não existe mais. Mas mesmo assim, o livro sobreviveu e hj é usado em vários cursos e disciplinas. Um abração e continue mantendo contato!

  67. Wellina disse:

    Oi, sou aluna de Adm. e preciso de uma forcinha para escrever um texto sobre a importância da ética na aréa administrativa.
    Ficarei grata!

  68. João Mattar disse:

    Wellina, você tem que pesquisar e ler. Achará alguns links aqui neste post.

  69. Dante Targa disse:

    Olá prof. Mattar!

    Meu nome é Dante Targa e sou professor de Filosofia.
    Gostei muito de seu livro e estou adotando-o em minha disciplina de “Filosofia e Ética” para os cursos de administração e ciências contáveis do USJ (Centro Univertisário São José – SC).

    Um pergunta, onde encontro as respostas dos exercícios ao final de cada unidade? É pela Internet, ou há um exemplar do professor?
    Preciso das respostas dos exercícios sobre Silogismo na Unidade 2 e não sei como proceder.

    Obrigado!

  70. João Mattar disse:

    Dante, creio que as respostas estejam disponíveis para professores no site do livro na Saraiva. Se não encontrar por lá, por favor me envie um email e conversamos – joaomattar@gmail.com

  71. Katiuscia Vidal disse:

    Olá, Professor! Com relação ao livro Filosofia e Ética na Administração, não entendi o que o senhor quer dizer com “senso comum do todo”, se se assemelha com o uso do senso comum na avaliação do todo… Ou de que maneira se relaciona com a “arte de sentir o todo”… Fico grata se puder me esclarecer, obrigada!

  72. João Mattar disse:

    A expressão está em uma citação, Katiuscia, mas quer dizer justamente isso, a capacidade de sentir o todo, de tomar decisões pensando em todos os componentes da situação.

  73. vanessa disse:

    Caro professor o que seria resumidamente o senso comum do todo

  74. INAIORT disse:

    Gostaria que diferenciasse a mais-valia absoluta da mais-valia relativa, porderia ajudar?

  75. ADELIE disse:

    Caro professor eu tenho uma pergunta que eu não consigo desenvolver uma resposta e intender…
    Aí vai ela !
    Uma das características do modo filosofico de pensar em que a reflexão filosófica é de conjunto:Sempre leva em conta todos os aspectos de um programa ou questão.Relacione essa caracteristica de reflexão filosófica com aquilo que o autor denomina arte de sentir o todo.

    Obs: Texto~>”Funções do Executivo” de Chester Barnard

  76. Chaiene Menon disse:

    Caro professor, curso administração e estou fazendo uma atividade avaliativa onde é usada parte do texto “As funções do executivo”, do autor Chester Barnad, citado pelo senhor no seu livro “Filosofia e Ética” .Confesso que tive um pouco de dificuldade para realmente entende-lo, mas enfim acho que comecei à entender. A questão da avaliativa é: ” O que o autor entende por senso comum do todo?”. Posso dizer assim:”O senso comum do todo, neste texto, é o que temos como certo para uma organização alcançar o seu sucesso, como a capacidade de realizar o que se propõe e realização com eficiência, o que não é óbvio e o que nem sempre funciona pois o sucesso está ligadao à vários aspectos que não estão sobre o controle da organização – o político, o econômico, o religioso, o científico, o técnológico- e que por isso o fracasso está sempre à espreita, por isso além do senso comum, o administrador deve ter a arte de sentir o todo, de conseguir compreender o que temos com senso comum dentro de todos estes aspectos que estão fora da organização.” ?

  77. Joao Mattar disse:

    Vanessa, seria a capacidade de enxergar situações complexas no todo, ou seja, não se fixar apenas em um ou outro ponto. Acho que não falo de mais-valia dessa maneira no livro, Ianaiort. Adelie, a definição é boa para esse conceito de senso do todo, entendo que é uma provocação para você pensar um pouco. Chaiene, o texto realmente não é simples mas aponta para essa ideia, a capacidade que alguns executivos (e filósofos) têm de enxergar as coisas na totalidade, e não fragmentadas ou por partes. Para administrar, isso é essencial, na visão do Chester Barnard.

  78. Chaiene Menon disse:

    Professor, então senso comum do todo e sentir o todo são a mesma coisa?

  79. roseli disse:

    me ajuda a responder essa pergunta
    varios teoricos da administraçao realizaram reflexoes sobre uma estreita relaçao entre uma organizaçao militar e modelos de administrar empresas.explique como esses teoricos realizaram essa proximidade?

  80. Olá João Mattar…que engraçado já ouvi falar a respeito de suas obras quando fiz curso de Direito e hoje estou fazendo pós (métodos do ensino à distância) e novamente cruzou meu caminho…rsrsrs…gosto muito de suas ideias e parabéns por suas obras.

  81. Tatiana Massaroto disse:

    Muito interessante este assunto filosofia e ética na administração. Intrigante e criativo, faz refletir sobre diversos aspéctos antes não visto.

  82. Tatiana Massaroto disse:

    Muito interessante este tema filosofia e ética na educação, é uma forma diferente de se ver a administração com outros olhos antes não visto.

  83. jorge manhaes soares disse:

    senhor joao mattar boa tarde , estou no 7 período de teologia e , a minha monografia vai falar sobre administração eclesiástica , gostaria se o senhor pode ma ajuda com algum comentário sobre os aspectos filosóficos da administração para que eu possa comentar, sobre esse assunto em minha monografia.

  84. SILENA disse:

    Professor João Mattar, tbm sou professora de filosofia e ética no curso de ADM, estou orientando meus alunos na organização de um artigo científico, seu livro segue como um referencial em nossos artigos, excelente publicação.Parabéns por seu trabalho.

  85. Aderaldo Leocadio da Silva Filho disse:

    Professor JoãoMattar, li seu livro dá uma visão geral dos requisitos básicos fundamentais os quais subsidiará um Administrador experiente, ou um egresso da universidade, para excecer com competência as atribuições de um bom administrador de empresa ou público. Gostaria de receber seus artigos no meu e-mail. Parabéns pelo excelente trabalho científico.

    Muito obrigado , se me atender!

  86. Alonzo disse:

    In this instance, using your hobbies, famous people or other languages for
    inspiration would all be good options. Although,
    he did suggest I contact the initial hospital where she had been treated because they had
    not required any shots to work with her.
    Dennis Avner looked like a tiger after several surgeries which he spent an uncalculated amount of
    money on.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>