Twitter em Educação

Clive Thompson foi um profeta. Em um post em 06/2007, defendia que o Twitter cria um sexto sentido social, um senso tátil de comunidade, uma consciência quase telepática de nossos amigos e propriocepção social, metáforas que até hoje nos ajudam a compreender não apenas o Twitter, mas as redes sociais em geral.

Em 12/2007 escrevi um post tentando entender as diferenças entre blogs, redes sociais e microblogs, em que já mencionava o Twitter e apresentava a interessante imagem que Fred Wilson rascunhou para tentar representar o espaço do microblogging:

Blogs, Redes e MicroBlogs

Em um post no mês seguinte, comecei a especular mais especificamente sobre o uso do Twitter em educação. Aí veio uma sequência: Twitter de novo, Easter Twitter, Twitter Bombando etc… Muita gente andou fazendo comentários nesses posts, ou em links a eles, dizendo lá atrás que o Twitter não era uma ferramenta adequada para debates nem para a educação. Mas parece que vingou: na votação realizada anualmente pelo Centre for Learning & Performance Technologies, por 3 anos consecutivos (2009 a 2011) foi eleita a melhor ferramenta para aprendizagem.

Um dos motivos para a desconfiança era o limite de 140 caracteres. É necessário usar o anti-acadêmico internetês e encurtar links (cf bitly, TinyURL e Ow.ly). Se 140 incomoda, você pode escrever no anti-twitter – Woofertime – o mínimo são 1.400 caracteres – e depois colocar o link no Twitter!

David Parry foi um dos pioneiros no uso educacional: o Twitter “mudou a dinâmica da sala de aula mais do que qualquer outra coisa que eu fiz enquanto professor”. A imediatez com que as mensagens são trocadas e a mistura com coisas mundanas ajudaram os alunos a se sentirem mais claramente como uma comunidade, quebrando as paredes entre a sala de aula e o mundo exterior. O vídeo é de 2008:


Mark Sample discute diferentes usos educacionais do twitter em um post muito interessante (2009), que mesmo depois de alguns anos ainda pode nos servir como referência. A matriz que ele apresenta é muito rica:

Segundo Sample, professores podem tuitar avisos, lembretes e informações sobre o programa e calendário do curso. Podem também solicitar feedback sobre o curso e oferecer atendimento aos alunos. Discussões podem ocorrer durante as aulas (em tempo real) ou depois, estendendo-se para além das paredes da sala, possibilitando assim o registro de diferentes pontos de vista. Podem ser discutidos textos e o professor pode propor questões. Os alunos podem postar relatórios avaliando sua aprendizagem, articulando suas dificuldades ou recapitulando a lição mais importante do dia. Como em outras redes sociais, o twitter possibilita a exposição dos alunos a uma audiência mais ampla, promovendo assim o senso crítico. Seu uso pode envolver os alunos mais tímidos e permite a construção de comunidades e a continuidade entre as aulas.

Desde 2009, inicialmente aos domingos (mas há bastante tempo todos os dias), uma comunidade de brasileiros, portugueses e falantes de outras línguas se reúne livremente no Twitter para discutir e postar links sobre EaD. Basta você fazer uma busca pela tag #eadsunday e se lançar na conversa!


A experiência já gerou até uma monografia de pós-graduação, de Antonia Alves Pereira:


A #eadsunday aparece, por exemplo, na lista de hashtags educacionais compilada por Cybrary Man.

Usamos também intensa e criativamente o Twitter no 7 Senaed, na Jovaed 2011 e na EaD: o futuro da arte.

O Twitter tornou-se também tema de dissertações de mestrado e teses de doutorado, como por exemplo:

McCOOL, Lynn Beth. The pedagogical use of Twitter in the university classroom. Dissertação (Mestrado), Iowa State University, 2011.

Já há publicações sobre os mais diversos usos do Twitter em educação. Alguns exemplos:

Formação em Enfermagem e Saúde

BRISTOL, Tim J. Twitter: Consider the Possibilities for Continuing Nursing Education. Journal of Continuing Education in Nursing, May 2010, v. 41, n. 5, p. 199-200.

Língua

MORK, Cathrine-Mette Trine. Using Twitter in EFL Education. The JALT CALL Journal 5, no. 3, 2009, p. 41-56.

BARCELLOS, Ana Carolina Kastein; PEREIRA, Fernando da Silva. Twitter na sala de aula: considerações sobre a ação pedagógica e o professor reflexivo. Anais do 17º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, Manaus, 30 ago. a 02 set. 2011.

NAKASHIMA, Kohji. Text-based Pedagogy Using Twitter in Japanese English Education: A Pilot Study. Monograph on Foreign Language Education 2011. Japan: The University of Tokushima, 2011. p.56-58.

Orientação vocacional e treinamento

GROZDANIC, Rose. Using Twitter in vocational education and training. RTO Management, n. 5, Spring 2011: 12-14.

Um uso interessante do Twitter é feito pela atual Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ), Claudia Costin (@ClaudiaCostin). Ela utiliza intensamente a ferramenta para passar informações e interagir com gestores e professores da maior rede pública de ensino da América Latina. Ao redor dela gravitam várias outras contas, de membros da equipe ou parceiros, e mesmo dos vários programas coordenados por Costin: Rafael Parente – SubSecretário de Novas Tecnologias Educacionais (@Rafael_Parente), Educopédia (@Educopedia), RioEduca (@Rioeduca), Escolas do Amanhã (@EscolasdoAmanha) e Bairro Educador (@BairroEducador), dentre outros.

Paulo Simões (@pgsimoes) é um português referência no uso do Twitter para postar links de tecnologia educacional e web em geral.

Há várias ferramentas acessórias para o uso do Twitter. É possível p.ex. acompanhar e administrar a profusão de tweets com o Tweetdeck ou o Hootsuite, e compartilhar fotos e vídeos com o twitpic.

Outros ex de microblogs: Jaiku e Identica, + orientados a multimídia: Coveritlive, Plurk e Tumblr (https://www.tumblr.com/), e privados: Yammer.

Enfim, 140 caracteres deram pano para manga!

Cf. How Twitter can be used as a powerful educational tool

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

12 respostas a Twitter em Educação

  1. Odele Souza disse:

    Olá João,

    Como sempre, seus posts valem por uma aula.
    E quero também lhe agradecer por manter aqui em seu blog o link para o blog de Flavia.
    Desejo que você tenha um excelente 2012.
    Um abraço

  2. Eri disse:

    Sem dúvidas as formas criativas de apropriação social do Twitter superaram todas as expectativas, inclusive no campo da aprendizagem. Com um bom planejamento pedagógico acredito, como vc demonstrou, pode-se ter excelentes resultados, sobretudo no que diz respeito a criação do senso comunitário e o engajamento dos alunos, elementos colaboram para o aprendizado, seja formal, não-formal ou informal.

    Unindo os potenciais dos microblogs (não exclusivamente) e dos dispositivos móveis, é possível criar um ambiente de aprendizagem cíbrido, proporcionando o que tenho chamado de Ci-learning, que mistura o potencial das redes on e off line.

    Vejo ainda o Twitter como ótimo exemplo de inteligência coletiva. No próprio #eadsunday, vamos perceber muitas das qualidades da inteligência citadas pelo Edgar Morin. Também, sob a ótica de Varela e Maturana, podemos entender espaço conversacional proporcionado pela ferramenta de microblog Twitter e pelos interagentes como sendo um sistema autopoiético. Seja qual for a teoria de conhecimento, vamos encontrar legitimidade para o uso do Twitter na aprendizagem. Aliás, para o uso da Web 2 como um todo.

  3. Eri disse:

    Digo: que diz respeito À criação do senso comunitário e A0 engajamento dos alunos.

  4. Tiago Regis disse:

    O twitter no Brasil parece ser adequado para os jovens, em especial aqueles de classe média e média alta.
    Universidades corporativas, cursos de graduação semi presenciais parecem não ter alunos com o perfil de uso do twitter.

    Como filtrar as características dos clientes a fim de verificar a usabilidade desta ferramenta?

  5. João Mattar disse:

    Tiago, não conheço em detalhes o perfil do usuário do Twitter no Brasil, mesmo porque o perfil desse tipo de ferramenta é bastante fluido, pode mudar com frequência. Sem dúvida é necessário usar ferramentas adequadas aos seus alunos. Se o Twitter não for adequada, não há problemas em não usá-la, mas algumas das “dicas” dadas aqui me parece que têm caratér geral, ou seja, servem para diferentes públicos, mesmo porque o Twitter tornou-se bastante popular no Brasil e é gratuito.

  6. Pingback: Instituto Ayrton Senna» Arquivo do Blog

  7. Ana Carolina Kastein Barcellos disse:

    Parabéns! Confesso ficar feliz quando percebo que o solitário trabalho da pesquisa cumpre um de seus objetivos, por meio de pessoas capazes de fazer um trabalho como o que faz nesse blog.
    Abs
    Ana Carolina Iastein Barcellos ( pesquisadora)

  8. João Mattar disse:

    Ana Carolina, muito obrigado por suas palavras. Dão ânimo para continuar tocando!

  9. Muito bom o artigo, me ajudou a refleti na pos graduação, sobre as redes sociais e educação hj… Parabens…

  10. Pingback: O uso das redes sociais na educacao « Viventes das Alagoas

  11. Teresa Avalos disse:

    Muito interessante o histórico do Twitter. No começo, achava o twitter sem graça, pois postavam só o que estavam fazendo e isso era chato, mas agora sou fã número um dele. De pensar como modificou e enriqueceu o seu uso! Sigo vários em relação à Tecnologia na Educação Superior e isso me faz atualizada. São tantas novidades, que nem dá tempo de acompanhar. As dicas dadas por você são valiosas. Seu blog é uma verdadeira aula! Parabéns!

  12. Pingback: O USO DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO | Café com Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>