Dad

[photopress:EU_BIOQUIMICA.jpg,full,vazio]

Meu pai, Dr. João Augusto Mattar Filho, foi uma pessoa maravilhosa, um pai inesquecível, um amigão, um grande médico e cientista. Desde a sua morte, em 2004, estou devendo uma homenagem a ele. Então, aos poucos, vou construindo esta página. Quem quiser mandar alguma contribuição ou adicionar um comentário, será uma honra!

Ele se formou em Medicina em 1961 pela USP.

Ele foi fundador da AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

Foi fundador e primeiro presidente da Sopati – Sociedade Paulista de Terapia Intensiva – cf. SOPATI de ontem, hoje e amanhã.

Descobri, fuçando na papela que tenho dele, que ele foi também fundador da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, ainda vou confirmar isso.

Foi também fellow da SCCM – Society of Critical Care Medicine.

Aqui uma tese de mestrado que tem agradecimentos a ele e o cita (preciso fazer um trabalho mais amplo de pesquisa nessa direção).

Recebi várias mensagens bonitas logo após a sua morte, e uma das mais lindas foi um email do seu orientador de Doutorado, Max Harry (Hal) Weil:

“I had anticipated but wanted to escape the thought that your father’s course would be fatal. Words cannot express the sadness of the teacher who out-survives his beloved student. Your father was not only my student but my good and loyal friend. He was a pioneer, an active contributor, an alive and vigorous advocate for the good, and just a warm and considerate human being. We all will miss him so very much.

[...]

I would so much welcome your kind offer that we are to keep in contact, honoring his memory and all that he represented for Brazilian Intensive Care. It will be a special pleasure and it will be a special privilege to do so. Let us also consider creating a meaningful memorial for him, perhaps as part of the new Institute of Critical Care Medicine International Headquarters Building which is to open by year end. It was with pride and honor that he pointed to his training and work in the Institute some 32 years ago when it was in Los Angeles and it is still affiliated with the University of Southern California.”

No Congresso da AMIB, realizado em Salvador-BA em 2008, ele foi homenageado com seu nome em uma sala:

[photopress:img023.jpg,full,vazio]

[photopress:img024.jpg,full,vazio]

[photopress:img025.jpg,full,vazio]

Como disse uma vez o meu querido primo Serginho, meu pai foi o único dos 10 irmãos que não tocava nenhum instrumento, mas ao mesmo tempo foi o que mais influenciou musicalmente a talentosa geração dos primos, porque ouvia pop (Joan Baez, Bob Dylan etc.) e jazz intensamente, e trazia sempre lps de suas viagens para o exterior – que todos se juntavam na sua casa para ouvir.

***

Homenagem não planejada do Dr. Antonio Sproesser no Programa do Jô Soares (04/09/2008) ao meu pai:

13 min 27 seg:

Sproesser: “E nesta hora aqui eu queria até prestar uma homenagem ao vivo a um colega nosso que já morreu, chamado João Augusto Mattar, que é tio do Derico [...]”

Derico: “[...] meu tio era chefe da UTI do São Luiz [...]”

Sproesser: “Então eu queria prestar uma homenagem ao seu tio aqui agora, porque ele foi um grande intensivista, e ele que trouxe muitas coisas que nós sabemos no Brasil em UTI.”

Derico: “… alimentação parenteral…”

(linda salva de palmas)

***

No aniversário do meu pai, em 2008, escrevi um post para ele.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar

28 respostas a Dad

  1. Andre Guanaes disse:

    Tive oportunidade de conhecer e conviver com seu pai, ele realmente era uma pessoa especial. Criativo, bem humurado, raciocínio rápido e solidário.
    Tenho boas lembranças dele.
    Gostaria que você soubesse que estarei fazendo uma homenagema ele e aoutros colegas da medicina intensiva,que não mais se encontram fisicamente entre nós, nominando uma das 16 salas da programação do XIII Congresso brasileiro de Medicina Intensiva-AMIB, que sera realizado de 6-10.05 em Salvador, estando eu como Presidente.
    Se você puder me enviar um breve relato do que é mais relevante no CV dele, seria interessante.

    Abcs

    Andre Guanaes

  2. Andre Guanaes disse:

    Prezado J.M. Netto.

    De acordo com lhe falei anteriormente preciso que vc me envie um breve CV de seu pai, para homenagem que queremos prestar a ele.
    De imediato preciso saber data de nascimento dele?
    André Guanaes

  3. João Mattar disse:

    Oi, André, desculpe não ter respondido antes, mas estava viajando e praticamente não acessei a Net, tirei umas férias. Passeamos juntos em New York há muitos anos, acho que você se lembra, fomos jantar na casa do Fernando, filho de um amigão do meu pai. Vou te enviar o que eu tiver por aqui, qual é o seu email?

  4. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Pedrinho Mattar

  5. Cyntia Mattar disse:

    Prof. Dr. Joao Augusto Mattar Filho,
    meu pai !!!!

    Nao da pra expressar, quao linda era a pessoa dele ….

    Ele era querido por todos, nao tinha inimigos, e dotado de um bom humor inexplicavel, o qual passou a mim e minhas filhas………

    A unica certeza que tenho e que vamos nos reencontrar em breve, e por isso, como me expressei no seu enterro, aguardo em paz !!!

    Aproveito entao, para ter contato com tudo de lindo que ele deixou,
    meus irmaos, sua companheira, e seu cachorro, Tule !!!!!!

    O resto , e resto !!!!!

    Cyntia Mattar

  6. Prof. Max Harry Weil disse:

    I continue to miss my friend and student.

  7. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Novos CDs

  8. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Feliz Aniversário - 2 aninhos!

  9. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Homenagem do Dr. Antonio Sproesser ao meu pai, Dr. João Augusto Mattar Filho

  10. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Post ao Pai

  11. Eduardo Moreno disse:

    Dr.João Máttar me deixa saudades!
    Nos caminhos da minha profissão sempre irei me lembrar dos seus ensinamentos de vida.
    Parabéns João por essa brilhante inicitiva!
    Eduardo Moreno

  12. Décio Diament disse:

    Caro João,
    Teu pai foi meu professor, chefe, amigo, inspirador…
    Sinto falta dele, que me ensinou muito: medicina, atitude, humor, vida.
    Abraço,
    Décio Diament

  13. ROBERTO LUIZ MATTAR-bauru-sp disse:

    ROBERTO LUIZ MATTAR – comenta : CARO AMIGO ( PARENTE DE NOME) JOÃO MATTAR – hj consegui ler quem foi seu pai . – magnifico e deve estar junto aos conhecidos,parentes e perpetuos no segundo andar. nestes dias escrevi – QUEM DESPREZA O PASSADO NÃO MERECE O FUTURO – pelo seu saudosismo e entusiasmo pela vida e pelos seus acenstrais – consigo ver a distancia que tbem é merecedor de honrarias .- aproveitando a oportunidade = meu pai se chamava ANTONIO MATTAR – e ele inventou nos anos 50 – ALHO EM LÍQUIDO ( vendido a formula para a CICA – ) .= MAS SE QUISEREM TER UMA BOA SAUDE E EVITAR MUITA COISA – dizia ele para usar o alho em natura em toda culinaria . – ( inclusive amassava o alho em natura -punha agua e tomava rapidamente antes das refeições .) evitava gripe -sinusite- pressão alta – etc.- abraços a todos.

  14. João Mattar disse:

    Roberto, obrigado por suas palavras. No fundo estou devendo ainda muito ao meu pai, esta página ainda não está à altura do que ele merece, ainda prometo montar alguma coisa muito mais completa e bonita!

  15. CYNTIA MATTAR (FILHA) disse:

    QUE SAUDADES, PAI !!!!!!!!

    QUE SAUDADES !

    CYNTIA

  16. CYNTIA MATTAR (FILHA) disse:

    WISH YOU WERE HERE, DADDY !!!!!

    ACHO QUE SO ASSIM A GENTE CONSEGUE ENTENDER ENTAO, O VERDADEIRO SENTIDO DA VIDA,
    QUE E O DE,
    AMAR E SER AMADA,
    O QUE FIZ E FUI,
    E ENTAO,
    SO NOS RESTA A CERTEZA,
    ESPERANCA,
    E ANSIA DE UM BREVE REENCONTRO !

    TE AMO TANTO,
    VOCE ME FAZ TANTA FALTA !

    CYNTIA

  17. Candida escossia disse:

    Tive o imenso prazer de trabalhar com o Dr. Mattar, na UTI do Hospital São Luis, há mais de 30 anos passados, eu era auxiliar de enfermagem e, ele chefiava a unidade, aprendi muito, porque ele era um ser humano, excepcional e um profissional de extrema qualidade. Se preocupava não somente com o paciente, mas também, com a familia. Tanto que naquela época, ele começou a permitir, as visitas de familiares ao paciente, o que era terminantemente proibido. Deu tão certo, que todos os outros hospitais começaram a copiar. cada vez que tenho de visitar alguem, e uma UTI, me lembro dele e, fico orgulhosa por ter participado desse avanço.
    Dr. Mattar, parabéns ! Sempre.

  18. João Mattar disse:

    Candida, lindo seu depoimento. Muito obrigado, ele me traz muita alegria e orgulho do meu pai!

  19. Suely Mattar disse:

    como é bom termos tido pais de quem possamos nos orgulhar! Sei bem como é isso, os meus também só nos deixaram só coisas boas. E, também eu, tenho plena certeza de que estaremos um dia com eles novamente, é o que nos conforta a saudade.

  20. Valquiria Buzian disse:

    oi sou filha de Osmar Candido de Souza, e mexendo nas papeladas dele, achei uma carta do seu pai, pro meu, e vim até a net, pra saber se seu pai ainda está vivo, pois o meu faleceu em 1977, falha medica, infelizmente, voltando a carta do seu pai, o Sr. João diz q sente muitas saudades dos amigos do Brasil e o meu pai era o primeiro da lista e a D.Myriam, como ela está ?? A carta está datada de 24/11/1971, qdo seu pai morou em Los Angees, aguardo um contato seu, até mais

  21. Valquiria Buzian de Souza disse:

    Minha mãe está aqui me dizendo que eles se conheceram no Hospital do Servidor Publico Estadual, e meu pai também foi técnico de futebol do time dos médicos desse hospital, meu email e msn é vall_loira@hotmail.com.

  22. Cyntia Mattar disse:

    PAI,

    SAUDADESSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!!!!

    SINTO MUITO SUA FALTA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    CYNTIA

  23. Antonio carlos Nogueira disse:

    Fui residente de Terapia Intensiva em 1992, no Hospital Unicór em São Paulo e orientado pelo seu Pai, Dr. Mattar, uma das mais brilhantes pessoas que já conheci,de um pensamento vivo e alegre, não tenho dúvidas de que ele habitará em nossos corações para sempre.Fui presenteado com a honra de conhecê-lo
    P.S: Tenho o slide de uma aula que ele preparou que vou enviar a vocês.
    Antonio Nogueira

  24. João Mattar disse:

    Muito legal, Antonio, seu depoimento, obrigado!

  25. vanya sant'anna disse:

    Ontem estive com meu co-sogro, também médico, Eulógio Martinez, que nutre imensa admiração por seu pai. Aí contou de uma das frases que ele deixava na secretária eletrônica, maravilhosa. Não resisti e fiz um post na minha página do facebook:
    “Um homem seu Deus é como um peixe sem bicicleta” Adorei!

    Um abraço

  26. João Mattar disse:

    “Um homem sem religião é como um peixe sem bicicleta”.

  27. CYNTIA MATTAR disse:

    MISSING YOU DADDY

  28. CYNTIA MATTAR disse:

    SAUDADES PAI…..CAN’T WAIT TO SEE YOU AGAIN

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>