Guia de EaD

Já está disponível para venda meu novo livro Guia de Educação a Distância, publicado pela Cengage Learning. É um livro de bolso com 116 páginas, dedicado aos meus queridos amigos Marco Silva, Eliane Schlemmer, Susane Garrido e Fernando Gianinni.

SUMÁRIO

Prefácio IX
Introdução 1
1 – Definição e história da Educação a Distância 3
2 – Ambientes virtuais de aprendizagem 8
3 – Mídias, ferramentas e tecnologias 14
4 – Atividades em Educação a Distância 24
5 – Avaliação em Educação a Distância 31
6 – Direitos autorais em EaD 42
7 – A Educação a Distância no Brasil 57
8 – O futuro da Educação a Distância 77
Sugestões para consulta 100
Glossário 102

PREFÁCIO

Atuar, viver, respirar a Educação a Distância é algo viciante e contagiante. Os anseios, sonhos e expectativas de quem atua nesse meio se repetem e se encontram de forma constante sem prévio aviso, ponto de encontro ou hora marcada.

Foi assim que conheci João Mattar, o meio uniu nossos trabalhos, ideias e expectativas. Nosso primeiro encontro presencial foi em um restaurante onde o prato principal foi a Educação a Distância (EaD).

Bastou uma rápida conversa com o João para perceber o visionário que é. Um pensador prático, ousado e fiel as suas crenças. Seus livros são leitura obrigatória para aqueles que desejam navegar no universo da educação tendo suas naves de inovação e tecnologia como aliadas, e sendo o professor o capitão primordial dessa grande aventura.

Este guia, no qual tenho a honra de escrever o prefácio, é um grande diário de bordo para quem deseja se aventurar nesse universo de possibilidades, em que a imaginação e a criatividade não têm limites para a Educação.

Sem limites e sem distância. É isso que os avanços tecnológicos e a inovação constante proporcionam à Educação a Distância. Os avanços vieram, mas o grande maestro, o grande capitão dessa nave, continua sendo o professor. Ter professores com competências, atitudes e habilidades para conhecer e aplicar essa mudança de paradigma é essencial para a evolução do ensino-aprendizagem.

Atualmente, os estudantes não leem manual de instruções, aprendem jogando, são inquietos, críticos, fazem comentários, geram conteúdos, interagem, questionam, concordam, discordam, protestam, denunciam, expõem seu ponto de vista. A centralização do poder foi derrubada pela democratização da informação, e, também, o professor que ainda não refez seus conceitos.

Em poucas páginas o leitor entenderá rapidamente a história da EaD, o conceito de ambientes virtuais de aprendizagem, mídias, formas de avaliação em EaD, antipirataria, professor e produção de conteúdo, currículos flexíveis, mundos virtuais, games, mobile learning, work-based learning, livros eletrônicos, entre diversos assuntos abordados por Mattar. Assim, passo a questionar se realmente é um simples guia, por tão completa abordagemdas imensas possibilidades da Educação a Distância.

Parabéns João, sempre um prazer viajarmos na mesma nave!

Ricardo F. Nantes
Presidente do Portal Educação
Mestre em Saúde Coletiva
Pós-graduado em Educação a Distância (EAD)
Pós-graduando em MBA Executivo
em Gestão Empresarial
Comendador da República Brasileira

Comentários, links etc. sobre o livro

Josy Mesquita – Minha nova aquisição!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Onde Comprar?

relativa.com.br

Saraiva

Maremoto

SBS

Livrarias Curitiba

Livraria do Psicólogo e Educador

Portal de Livros

Livros de Pedagogia

Livraria Horus

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar

46 respostas a Guia de EaD

  1. Tatiane Dias de Góes Oliveira disse:

    Ainda não li o guia, a que se refere aqui, mas estou já super motivada á comprá-lo, pois só ao ler o prefácio, e sub-títulos, gostei muito da abordagem; É de meu interesse e pretendo utilizá-lo já que sou tutora de graduação em Ead e também aluna de pós-graduação em Ead!!

  2. Gleice Leal disse:

    Olá, sou estudante do curso de Pós Graduação em Metodologias e Gestão Para Educação a Distancia, ao que percebi este livro deve ser considerado leitura obrigatória para quem esta nessa area, acabo de adiquirir o meu e estou anciosa para iniciar a leitura.

  3. Andrea Clemente disse:

    Olá, também sou estudante do curso de Pós Graduação em Metodologias e Gestão Para Educação a Distancia e, mesmo tendo no curso o privilégio de ter um módulo “A Educação a Distância no Brasile no Mundo” escrito por ele, não vejo a hora de comprar o Guia, deve ser interessantíssimo e muito importante para quem quer seguir esta modalidade de perto como objeto de estudo.

  4. Janaine Cristiane de Souza Arantes disse:

    Olá Prof. Mattar,
    Eu sou aluna do curso “Metodologias e Gestão para Educação a Distância” na Faculdade Anhanguera de Valinhos e gostei muito da sua disciplina “A Educação a Distância no Brasil e no Mundo”. Para complementar o meu aprendizado, com certeza, irei adquirir o seu livro “Guia de EaD”, que apresenta um sumário super interessante.
    Parabéns pelo trabalho!

  5. Prof. Mattar,
    Sou aluna do curso Metodologias e Gestão para Educação a Distância. Tudo é muito novo para mim, estou ainda engatinhando nesse novo mundo e me preparando para meus primeiros passos. Aqui encontrei a orientação que nesse momento é fundamental.

  6. Franciely Souza - Manaus/AM. disse:

    Boa Tarde a todos,
    Prezado Professor João, sou uma dentre os milhares de alunos do curso: “Metodologias e Gestão para Educação a Distância” da Faculdade Anhanguera. Lendo os comentarios dos demais colegas podemos perceber o que foi dito em suas aulas a respeito da interação entre as pessoas em diferentes lugares e tempo, mas todos conectados.
    Percebo que a leitura desse guia é fundamental para quem trabalha ou deseja trabalhar com essa metodologia. Trabalho há três anos como tutora local e desejo continuar a leitura do guia.

  7. Renata arantes disse:

    Ola prof João Mattar, boa tarde.

    Sou aluna de Pós em Metodologias e Gestão para Educação a Distância, este Guia deve ser muito interessante.
    Tem muita coisa boa neste blog, principalmente em relação a informática.

    Parabéns !!

    Renata Arantes

  8. Elisete disse:

    Prof. Mattar

    Os conteúdos trabalhados na disciplina de “Educação a distancia no Brasil e no mundo”
    foram significativos.
    Parabéns pelas aulas e pelo guia.

    Elisete

  9. Lilian disse:

    Olá Prof. João Mattar, sou aluno do Curso de Metodologia e Gestão para EAD da Faculdade da Anhanguera , o conteúdo da Disciplina foi extremamente facilitador para o aprendizado, mas fiquei ainda mais fascinada ao ver seu livro!!!Creio que deva ser peça fundamental para essa nova fase de aprendizado.
    Parabens pelos ensinamentos!!!!

  10. Patrícia Barboza Lopes disse:

    Boa noite, Profº João Mattar.
    Sou aluna do curso, Metodologia e Gestão para Educação a Distância da faculdade Anhanguera de Cuiabá-Mato Grosso, estou fascinada com as primeiras aulas.Já me apaixonei pela metodologia, será um sucesso total.
    Parabéns pela dedicação e pelo dom de transmitir com muita facilidade as primeiras proposta desse curso!!!

  11. Cristiane Buso Sanches disse:

    Caro professor Mattar,
    Sou jornalista, especialista em Marketing e Planejamento, além de professora do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Anhanguera de Piracicaba (SP). Estou absolutamente motivada e envolvida com o tema Educação à Distância, muito mais do que imaginei ao me matricular na pós-graduação em Metodologias e Gestão de EAD. Devo este entusiasmo e esta feliz ‘descoberta’ à sua brilhante aula e à do professor Moran, dois dos maiores experts no assunto no Brasil. Só me resta agora tentar absorver todo esse conhecimento por meio dos livros publicados e/ou indicados por ambos.

    Um abraço!

  12. Luzia disse:

    Olá Prof. João Mattar.
    Sou aluna do Curso Metodologias e Gestão para Educação a Distância, Universidade Anhanguera – Brigadeiro e já estou envolvida e motivada com a qualidade do material/informações oferecidas em sua disciplina.
    Parabéns pelo trabalho!

  13. Heila Elisa Dias de Gois Vieira disse:

    Olá Prof. João Mattar,
    Sou aluna de Pós em Metodologias e Gestão para Educação a Distância e também sou Professora Tutora Presencial da Educação a Distância. Parabéns pelo seu dinamismo, enstusiasmo e dedicação nesse trabalho.

  14. claudia regina de souza disse:

    Estou orgulhosa por ser sua aluna EAD,após conhecer seu trabalho. Parabéns pelo empenho em nos esclarecer sobre este assunto tão novo,ao menos para mim.
    vou adquir seus livros.
    abraços.
    Claudia

  15. Francisley Ferreira disse:

    Boa noite professor,
    Como seu aluno tenho pensado constantemente este tema com meus alunos em sala, uma realidade que vislumbramos, é o despreparo e a falta de comprometimento que se inicia na educação presencial e contagia corpo , mente e alma para EaD.
    Tenho aprendido e repassado a oportunidade que estamos tendo em aprender, e agora aprender muito mais à distância, para isso se faz necessário mais do que nunca postura, compromisso, responsabilidade, tenho caminhado pensando nisso sabe, acredito ser por aí… Grande abç!

  16. Carla Germano disse:

    Adorei a dica do livro! Creio que para nós tutores EAD será essencial para o melhoramento de nosso tabalho!

  17. Rosangela Mattos disse:

    Professor Mattar, sou aluna do curso de pós graduação Metodologias e gestão para educação a distancia e tambem sou tutor presencial de EAD, estou gostando muito da oportunidade de conehcer melhor a historia da educação a distancia.

    Parabens pela aula.

  18. Carla Ivania Lira Coutinho Lima disse:

    Olá professor Mattar, também sou aluna do curso de Especialização em Metodologia e Gestão de EAD da Universidade Anhanguera Univerp, estou muito feliz em ter esta oportunidade, suas aulas estão sendo muito ricas. Parabéns!!! Agora serie também adepta ao seu blog já que o mesmo nos dá oportunidade de nos atualizar na modalidade que trabalhamos.

    • Edson Sousa da Silva disse:

      Sempre nos encontrando, até aqui.
      Estou contente com o curso, assim como o seu registro acima.

      • Carla Ivania Lira Coutinho Lima disse:

        Edson é tutor presencial de EAD e nossa interação é uma prova mais que material de que a educação a distância consegue atingir seus objetivos. Obrigada pela amizade rica em bons exemplo e muita dedicação ao que faz!!

  19. Nivaldo C. Barbosa disse:

    Olá prof. Mattar, adorei a dica deste livro ainda não a conhecia sou aluno do curso de Especialização em Metodologia e Gestão de EAD da Universidade Anhanguera Uniderp – anhanguera tenho certeza que este guia deve ser não só como o livro de bolso mas de cabeceira também nos que optamos pela especialização em EaD concerteza agradecemos por produzir uma obra tão valiosa para o nosso dia dia. Agradeço a colaboração do Mestre Ricardo F. Nantes.

  20. Edson Sousa da Silva disse:

    Prof. Mattar, assim como Carla Ivânia, também estou fazendo a Pós em “Metodologia e Gestão de EAD” – Universidade Anhanguera Uniderp.
    Estou muito contente com o Curso. Os conhecimentos apresentados no AVA e as dicas de leituras, por exemplo, no “Saiba Mais” tem nos enriquecido, mostrado-nos o desenvolvimento da EaD no Brasil e no Mundo, nos situando quanto a luta para democratizar o conhecimento, lançando mão desde o mais “simples” instrumento (cartas) ao uso das TICs.
    Encontro-me hoje, com toda segurança, para defender a EaD (não o EaD), não só por está atuando na área, porém com base nos dados que mostram quanto esta modalidade tem contribuído para o crescimento educacional de nossa gente e que não tem ficado atrás da presencial.
    O ENADE (2010) mostrou que os alunos de cursos superiores a distancia superaram os dos cursos presenciais em diversas áreas.
    João Vianney, professor e estudioso da Educação a Distância coloca que os alunos EaD são mais proativos que os alunos presenciais.
    A instituição que faço parte (UNIDERP), baseando-se nos Referenciais de Qualidade, tem ofertado um serviço de apontadora para outras instituições.
    Quanto ao livro Guia de Educação a Distância, digo que ele deve ser o nosso companheiro para leitura e releituras sobre EaD, e como Nivaldo Barbosa, ele não deve ser apenas de bolso, mas de cabeceira.
    Independência – CE

  21. Daniel Ventura disse:

    Li e recomendo!

  22. Daniela Perri Bandeira disse:

    Mattar,
    fiquei conhecendo hoje o seu blog através da indicação de um colega. Estou impressionada com a qualidade do conteúdo que você apresenta e muito curiosa para ler seu livro. Parabéns! Além disso, seu blog é diversificado e completo. Estou escrevendo um post para o http://www.icapro.com.br/blog que tem como foco a autoria em EaD e com certeza vou recomendar a leitura de seus escritos, ok?

  23. João Mattar disse:

    Legal, Daniela, exploro bastante por aqui a questão da autoria na EaD.

  24. Danielle Guglieri Lima disse:

    Professor, parabéns pelo livro.
    Sempre é útil referenciais sobre o tema, o qual deve ser tratado com o maior respeito acadêmico. Muitos ainda não acreditam na EaD, mas com trabalhos como este acredito que os conhecimentos possam fazer toda a diferença.
    Neste momento não temos mais tempo para pensar se a EaD funciona ou não, pois sabemos que é realidade; devemos, pois, tentar fazê-la da melhor maneira possível Parabéns.

  25. Parabéns pelo livro professor.
    Sou engenheiro de T.I. especializado em ensino a distância e percebo que ainda há pouco material de EAD no formato de livros, se comparamos com o crescimento deste setor e sua importância na Educação.
    Alessandro Marlos.

  26. Rosilainy de Andrade Silva disse:

    Olá, professor. Sou aluna da Anhanguera e estudo Gestão e Metodologia em EAD. Suas aulas foram extremamente gratificantes e acrescentaram demais em minha vida acadêmica. Fiquei impressionada como EAD tem várias vertentes e um campo grande para a atuação do profissinal. Alguns profissionais do magistério acreditam que o papel do professor fica fragilizado na proposta dessa modalidade de ensino. Porém , ao estudar e conhecer cada vez mais o assunto, percebo que é justamente o contrário. O professor tem suas especificidades ampliadas e tem diante de si um leque de opções. Alguns como tutores presenciais, tutores eletrônicos, outros como conteúdistas ou como parte de equipe pedagógica, preparação de materiais… ufa! Quanta coisa!

  27. Suzy Maria Carvalho Macedo disse:

    Olá professor, sou aluna da UAB do polo de Belém do Pará, estou gostando muito do meu curso, pois tenho excelentes tutores,sempre nos orientando pela plataforma, vou correr atrás do seu livro, para melhorar os meus conhecimentos, um forte abraço!

  28. Osmar carvalho dos santos disse:

    Ola Sou pós graduando em Metodologia do ensino superior, queria pedir a sua licença para compartilhar algumas opiniões e também aprender mais sobre ensino a Distancia no Brasil.
    sds
    osmar

  29. Cleide Mara disse:

    Boa tarde Prof. João Mattar!
    Visitando seu bolg, gostaria de parabenizá-lo pela riqueza em conteúdos, e percebo que em EaD há muito o que aprender!
    Sou graduada em Administração de empresas – Gestão negócios.
    Meu foco é trabalhar com formação e treinamento à distância, no meio corporativo.
    Estou em busca do aprendizado à distância, e ferramentas que auxiliam essa modalidade.
    Gostaria de saber sua opinião, e se possível, alguma orientação sobre o que devo estudar, e se há algo mais específico sobre o assunto.

    Um abraço!

  30. Euvas Santos disse:

    Boa noite professor,

    Conhecer sobre a Ead é um fator de extrema importância para nós agentes da educação, mas, obter informações publicadas e vindas das suas aulas torna o assunto cada vez mais atraente.
    Também sou aluna do curso de pós em Metodologias para Ead.
    Obrigada por nos permitir o acesso a conteúdos tão bons.

    Att.

  31. Luciene R. Barbosa disse:

    Olá, professor. Assim, como meus colegas também sou aluna da Anhanguera e estudo Metodologia para EAD. Conhecer seu blog foi muito importante me aprendizado sobre a EAD.
    Abraços.
    Luciene

  32. Cintia Lobato disse:

    Boa Tarde Prof. João Mattar! :o)

    Nossa! esse guia me parece ser uma ferramenta especial de aprendizagem sobre o “EaD”, faço pós graduação em Metodologia em EaD, Anhanguera Polo Campo Grande MS, e uma das minhas atividades é garimpar o seu site, sempre que passo por aqui sinto que estou no caminho certo, este guia teria a versão online para compra? obrigada.

  33. Jussara disse:

    Boa noite, Professor!

    Parabéns pelo guia, iniciei a leitura e certamente recomendo, pois é um ótimo instrumento de trabalho para tutores. Sou tutora do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Matão e o guia passou a ser meu aliado.

    Um abraço!

  34. PAULA DIAS disse:

    Olá Professor!
    Sou aluna do curso de Pós – Graduação em Metodologias e Gestão Para Educação à Distância da Anhanguera de Bauru e estou adorando as suas aulas de: EAD no Brasil e no Mundo. Fiquei interessada nas aulas, pois seu conhecimento na área é imenso. Comprei o guia e vou utilizá-lo muito nas aulas da pós e com meus alunos. Parabéns pela aula!!!

    Forte abraço!

    Paula

  35. osmar disse:

    Ola Prof. podemos tirar proveito de conteúdos do seu blog, para postar em outro blog.
    sds
    osmar

  36. Maria Célia do Amaral Carvalho disse:

    Bom dia, gostei muito de suas aulas no curso do Anhanguera de Pós Graduação e comecei a visitar esse blog e vejo que as possibilidades de conhecimento e pesquisa são enormes acredito que esse guia seja realmente muito bom ainda não adquiri mas pretendo fazê-lo

  37. Bom dia, prof! … Mais um aluno Anhanguera.
    Estou muito preocupado que nossas IES, não invistam em recursos humanos da área de TIC, de Web design, de redação em português, e outras, para dar vazão a toda essa demanda.
    Muitas não o farão, e tudo que sabemos ser necessário para o sucesso não será cuidado.
    O prejuízo será um refluxo de expectativas, e do otimismo passaremos para o alarmismo.

    Desculpe o espírito Nostradamus dessa mensagem!

    Parabéns pela obra.

  38. mirela disse:

    Estou fazendo uma pós em metodologia em EAd da Anhanguera Pirassununga SP,é a primeira vez em que consigo deixar um comentário em seu blog ,tem tantas informações que fica difícil saber por qual começar,agradeço por estar contribuindo comigo e demais colegas .Sobre seu livro acredito que deva ter conteúdos sobre tudo o que queremos saber sobre a EAD e com certeza será um complemento muito enriquecedor saber mais sobre por exemplo a historia da Educação ,sobre atividades em EAD e o futuro da mesma

  39. Vania Maria Rodrigues Bigatão disse:

    Olá, Professor!
    Sou aluna do curso de Pós-Graduação em Metodologia para Educação a Distância da Anhanguera de Piacatu/SP e estou muito interessada em adquirir seu livro-guia, percebo que deve ser considerado leitura obrigatória para quem esta iniciando nessa área.
    PARABÉNS pelo sucesso!

  40. Anna disse:

    Olá professor e colegas,
    O livro (guia) é excelente! Como todos do professor João Mattar que já li.
    O texto é claro, atual e envolvente.
    Comecei a ler e só parei na última página.
    Recomendo a todos os meus colegas de trabalho e amigos.
    O blog estou conhecendo agora e adorando, não conheço referencial mais atualizado e completo!
    Obrigada professor por sua contribuição para o EaD e para o meu aprendizado.
    Anna

  41. Parabéns professor por fortalecer o ensino EAD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>