Revisão de Literatura e Elaboração de Trabalhos Acadêmicos

Curso Online
Inicio: 08 de Agosto de 2017
Turma 3

Descrição

Orientações para a pesquisa e a elaboração de papers para apresentações em eventos científicos, artigos para publicações em periódicos e trabalhos acadêmicos de graduação e pós-graduação, incorporando a tecnologia e a Internet na pesquisa e na redação. Será dada ênfase aos procedimentos para a realização de revisões sistemáticas de literatura.

Objetivos

Capacitar o aluno no uso das normas da ABNT para trabalhos acadêmicos, recursos de formatação/estilos em processadores de texto, pesquisa na Internet, realização de revisões de literatura e redação de papers e artigos, trabalhos de graduação, TCCs, dissertações de Mestrado, teses de Doutorado, capítulos e livros.

Professor

João Mattar
Pesquisador, Professor e Orientador de Mestrado e Doutorado no TIDD – Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP e professor e coordenador na Universidade Anhembi Morumbi.

Público-Alvo

Alunos, Professores e Pesquisadores de Graduação e Pós-Graduação (lato e stricto sensu) e todos os interessados em pesquisa, trabalhos acadêmicos e científicos e textos em geral.

Duração e Dedicação

16 semanas (07 de Agosto a 28 de Novembro de 2017)

O curso disponibilizará recursos e proporá atividades, mas correrá praticamente como uma orientação para a elaboração de projetos, trabalhos acadêmicos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. Então, a dedicação dependerá do tempo e interesse do próprio aluno, prevendo-se entre quatro e cinco horas semanais.


Pré-Requisito

O aluno deve ter noções básicas de uso de computadores e da Internet.

Programa

  1. Estrutura do trabalho acadêmico.
  2. Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos.
  3. Recursos de formatação/estilo em processadores de texto.
  4. Pesquisa na Internet.
  5. Elaboração de Referências e Citações seguindo a ABNT.
  6. Estratégias para redação de textos e trabalhos acadêmicos.

Atividades

Serão propostas atividades semanais envolvendo leituras e debates.

As atividades serão a princípio apenas assíncronas, ou seja, você poderá realizá- las nos dias e horários que desejar, mas poderão também ser organizadas atividades síncronas (em que os professores e alunos se reunirão virtualmente no mesmo dia e horário), em função do interesse e da disponibilidade da turma.

Todas as atividades, síncronas e assíncronas, serão realizadas apenas a distância, ou seja, não haverá encontros presenciais.

O aluno poderá também desenvolver um projeto durante o curso para aplicar o que for estudado.

Avaliação e Certificado

A avaliação envolverá a participação nas atividades desenvolvidas durante o curso e a elaboração do projeto.

O aluno receberá um Certificado com a indicação de carga horária de 80 (oitenta) horas, incluindo o tempo previsto para a elaboração de um projeto.

Bibliografia Básica

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Tradução de Gilson Cesar Cardoso de Souza. 24. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.

FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para Internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. 12. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010. (Ensino Superior).

SANTAELLA, Lúcia. Comunicação & pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker, 2001.

Normas Técnicas


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10.520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, ago. 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10.719: relatório técnico ou científico: apresentação. Rio de Janeiro, jun. 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12.225: lombada: apresentação. Rio de Janeiro, jun. 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14.724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, mar. 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15.287: informação e documentação: projeto de pesquisa: apresentação. Rio de Janeiro, mar. 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15.437: informação e documentação: pôsteres técnicos e científicos: apresentação. Rio de Janeiro, nov. 2006.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5.892: norma para datar. Rio de Janeiro, ago. 1989.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6.022: informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, maio 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6.023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, ago. 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6.024: informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento escrito: apresentação. Rio de Janeiro, fev. 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6.027: informação e documentação: sumário: apresentação. Rio de Janeiro, dez. 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6.028: informação e documentação: resumo: apresentação. Rio de Janeiro, nov. 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6.032: abreviação de títulos de periódicos e publicações seriadas. Rio de Janeiro, ago. 1989.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6.033: ordem alfabética. Rio de Janeiro, ago. 1989.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6.034: informação e documentação: índice: apresentação. Rio de Janeiro, dez. 2004.

Vários outros livros, artigos, sites, blogs etc. serão indicados como fontes de consulta durante o curso. Não é necessário adquirir os livros indicados na bibliografia.

Software

O aluno necessita de um computador com acesso à Internet.


O curso utilizará o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, ao qual o aluno terá acesso no início das aulas.


Serão utilizadas também algumas ferramentas da web 2.0 e redes sociais disponíveis gratuitamente na web, indicadas durante o curso.

Valor

R$ 490,00 (Quatrocentos e Noventa Reais) em cartão de crédito


ou com desconto de mais de 10% - R$ 439,00 (Quatrocentos e Trinta e Nove Reais) para pagamento à vista por depósito bancário.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar

6 respostas a Revisão de Literatura e Elaboração de Trabalhos Acadêmicos

  1. Renata Françolin disse:

    Prezados,
    Bom dia!
    Gostaria de receber informações sobre o cursos de Revisão de Literatura e Elaboração de Trabalhos Acadêmicos.
    Atenciosamente,
    Renata

  2. Marcos disse:

    Oi, João! Tudo bom?
    Você recomendo algum cursinho para o ENEM? Conhece algum que realmente seja bom?

    Obrigado

  3. Olá Professor, assisti seu palestra de hoje na UAB, gostaria de um contato vosso. Pode me passar seu e-mail? Grata. Adriana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>