Aprender Computação sem ir à Universidade

A literatura aponta continuamente para o fato de que hoje é possível estudar sem ir à universidade, com a oferta de Recursos Educacionais Abertos (REAs) e cursos online gratuitos (incluindo MOOCs) na Internet. Vamos ver como isso é possível para quem quer aprender computação (vou atualizando dinamicamente este post).

Para ter uma ideia do percurso, vale a pena dar uma olhada nos cursos oferecidos na Universidade de Stanford e nas exigências para o bacharelado.

O GitHub propõe um currículo completo privilegiando MOOCs, na Open Source Society University (OSS University), sugerindo também projetos e colaboração.

Kevin Hublou faz também uma proposta de estudo por cursos livres por temas.

freeCodeCamp é outra opção interessante.

Josh Kraus dá algumas dicas para quem quer estudar para desenvolvedor web, com uma sequência proposta por Jeffrey Walsh.

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Cursos na PUC-SP

Uma breve lista de curso tradicionais ou interessantes oferecidos pela PUC-SP (vou ampliando dinamicamente):

Psicologia (Graduação)

Teoria Psicanalítica (Especialização – lato sensu)

Psicologia da Educação (Mestrado e Doutorado em Educação)

Psicologia Clínica (Mestrado e Doutorado em Psicologia)

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Lista de MOOCs

Nos últimos 3 anos (2013, 2014 e 2015) publiquei por aqui listas de MOOCs interessantes em diversas áreas. Segue uma lista de cursos que ainda vão começar ou estão em andamento, mas ainda dá para se inscrever:

Marketing no Universo Digital – Coursera

Fundamentos do Google para o Ensino – Coursera

Explorando os recursos educacionais da Khan Academy – Coursera

Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação – Coursera

Introdução à Estatística: Tomando Decisões Com Base Em Dados – Udacity

Introdução à Estatística Descritiva: Entendendo Dados através da Matemática – Udacity

Introdução ao HTML e CSS: Uma Nova Abordagem a Introdução HTML e CSS – Udacity

Intro to Point & Click App Development – Udacity

HTML5 Game Development: Building High Performance Web Apps – Udacity

Mobile Web Development: Building Mobile Web Experiences – Udacity

Intro to Psychology: The Science of Thought and Behavior – Udacity

Educational Technology – Udacity

App Marketing – Udacity

Web Development: How to Build a Blog – Udacity

Java Programming Basics: Learn Java Syntax and Functions – Udacity

Introduction to Computer Science – edX

CSS Introduction – edX

Minecraft, Coding and Teaching – edX

Diseño y Desarrollo de Recursos Multimedia para la Enseñanza Virtual – edX

Introduction to Java Programming – Part 1 – edX

Video Game Design and Balance – edX

Aprendizaje y Enseñanza Virtual – edX

Buscar en Internet – edX

HTML5 Introduction – edX

Programming in Scratch – edX

Introduction to Computer Science – edX

Tecnologías para la Educación – edX

Gameplay Programming for Video Game Designers – edX

Design Thinking for Leading and Learning – edX

Data, Analytics and Learning – edX

Implementation and Evaluation of Educational Technology – edX

JavaScript, HTML and CSS Web Development – edX

Introduction to Psychology – edX

Jazz Appreciation – edX

Foundations of Computer Science for Teachers – edX

Design and Development of Games for Learning – edX

Teaching With Technology and Inquiry: An Open Course For Teachers – edX

Statistics: Unlocking the World of Data – edX

Practical Learning Analytics – edX

Introduction to Game Design – edX

DESIGN THINKING HERO: CREATING INNOVATIVE LEARNING DESIGN SOLUTIONS – Canvas

COURSE DESIGN LAB: STYLE AND STRUCTURE WITH MEDIA AND HTML – Canvas

BL-101: BEGINNING TO BLEND – Canvas

TEACHING ONLINE: REFLECTIONS ON PRACTICE – Canvas

DESIGNING AND TEACHING FOR IMPACT IN ONLINE COURSES – Canvas

RESEARCH METHODOLOGY (RESEARCH SEMINAR IN EDUCATIONAL SCIENCES) – Canvas

INTEGRATING TECHNOLOGY IN THE K-12 CLASSROOM – Canvas

BL-201: EXTENDING YOUR BLENDING – Canvas

HOW TO ACE YOUR ONLINE COURSE – Canvas

Aplicación de las redes sociales a la enseñanza: Comunidades virtuales (4.ª edición) – MiríadaX

Invirtiendo la clase. Un camino hacia la innovación en educación – MiríadaX

Diseño Web con HTML5 + CSS – MiríadaX

Programación con JavaScript – MiríadaX

Diseño instruccional: una nueva mirada (2ª edicion) – MiríadaX

Entornos virtuales de aprendizaje: entre la presencialidad y la virtualidad (2.ª edición) – MiríadaX

Diseño de proyectos educativos innovadores con TIC – MiríadaX

Investigación científica 2.0.1: procesos clave en una sociedad digital (2ª Edición) – MiríadaX

Estadística para investigadores: Todo lo que siempre quiso saber (4.ª edición) – MiríadaX

Educación y Museos (2.ª edición) – MiríadaX

Formación continua en el uso docente de la plataforma Moodle – MiríadaX

Robots y Videojuegos en las aulas: Scratch y Arduino para profesores (3.ª edición) – MiríadaX

Construcción de un Curso Virtual en la Plataforma Moodle (5.ª edición) – MiríadaX

Creación y retoque de imágenes con software libre (2.ª edición) – MiríadaX

Estrategias Metodológicas para el Docente E-learning (5.ª edición) – MiríadaX

E-Learning: Aulas virtuales en Moodle para uso docente (2.ª edición) – MiríadaX

Cómo elaborar un texto académico en Humanidades y Ciencias Sociales (3.ª edición) – MiríadaX

Principios básicos de divulgación científica – MiríadaX

Diseño, Organización y Evaluación de videojuegos y gamificación (3.ª edición) – MiríadaX

Desarrollo en HTML5, CSS y Javascript de Apps Web, Android, IOS… (6.ª ed.) – MiríadaX

Educar para los nuevos medios: competencia mediática para docentes – MiríadaX


Introducción al Aprendizaje Basado en Problemas
– MiríadaX

Nuevos escenarios de aprendizaje digital (2.ª edición) – MiríadaX

Preciso explorar outras platformas, como FutureLearn, OpenClassrooms e openlearning.

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A Evolução das Tecnologias da Aprendizagem

The Evolution of Learning Technologies
The Evolution of Learning Technologies | Open Colleges

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Aprendizagem Experiencial

O livro Teaching in a Digital Age do Tony Bates traz uma série de links interessantes sobre aprendizagem experiencial que juntei aqui, mas vou atualizando o post dinamicamente com mais materiais.


* Association for Experiential Education

* Experiential Learning (Centre for Teaching Excellence – University of Waterloo)

* Best Practices in Experiential Learning (The Learning Teaching Office – Ryerson University)

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Online Trends and Advanced Tools

Estou cursando o Módulo Online Trends and Advanced Tools, o sexto (de sete) do curso Online, Hybrid and Blended Education. Nas próximas semanas, portanto, vou atualizar este post dinamicamente.

Screen Capturing Software
Adobe Captivate
Articulate Storyline
Michael. (2012). Articulate Storyline vs. Adobe Captivate.
Camtasia Studio
Schoen, M. (2011). Camtasia, Articulate or Captivate: Which is best for Video Tutorials and Training.
Jing
ScreencastOMatic
Screenr

Voice Recording Software
Audacity
Garageband ‘
iMovie’
Microsoft PowerPoint
Windows Moviemaker

Video Storage Software
Dailymotion
Schooltube
ScreenCast.com
Teachertube
Youtube
Vimeo

Oztok, M., Zingaro, D., Brett, C., & Hewitt, J. (2013). Exploring asynchronous and synchronous tool use in online courses. Computers & Education, 60(1), 87-94.

Asynchronous Tools
Blogs
Facebook
Google Drive
Twitter
HootCourse (agregador de blogs)
VoiceThread (pode-se usar comentários por voz)
Websites
Wikis

Synchronous Tools
Chat Rooms (Chatzy, TodaysMeet)
Virtual White Boards (Twiddla, Vyew))
Phone and/or Video Conferencing (ooVoo)
Instant Messaging
Application Sharing (TitanPad)
Web Conferencing Systems

Ferramentas para Social Bookmarking
Curate
Diigo
Delicious
Evernote
LiveBinders
MentorMob
Scoop.it!

Vincent, T. (n.d.) Ways to evaluate educational apps. Learning in Hand.

Apps in Education
Duolingo
Edmodo
Evernote
Explain Everything / Screenchomp
Khan Academy
Knowmia
Nearpod
Remind101
Socrative
Springpad
TeacherKit

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Systematic Literature Review

This is a suggestion of steps for a systematic literature review:

a) define the research subject, question, objectives, methodology and other general aspects;
b) define the academic databases that will be used for the search, such a Google Scholar;
c) define the queries (search words or expressions) that will be used on the search;
d) define (before and while the search is going on) inclusion and exclusion criteria (such as dates, areas, terms, age etc.)
e) run the first searches to determine if there are many or few returns and though refine the queries;
f) select or exclude texts based on reading the titles and abstracts;
g) read the texts to confirm selection and start writing about the texts;
h) categorize the texts;
i) analyze and interpret the texts;
j) write the review.

These are not rigid steps, that is to say, you can overlap some of these phases or even change its order, besides introducing other strategies, but they give a general sense of what a systematic literature review should look like.

It is also important to state that you can review literature in at least four aspects of your paper:

a) methodology;
b) general theoretical references;
c) historical aspects of the subject (valid only in some types of research);
d) state of the art: people who are doing similar researches as your proposal.

Sometimes researchers believe that by doing a theoretical review, the other reviews are automatically done, but this is not true. It is really important that your paper includes these different types of literature review.

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Content Design

Estou cursando o Módulo Content Design, o quinto do curso Online, Hybrid and Blended Education. Nas próximas semanas, portanto, vou atualizar este post dinamicamente.

Introdução ao Design Instrucional

Culatta, R. (2013). ADDIE Model. (no final diz que o documento é cortesia da Wikipédia!!)

Dick, W., Carey, L., & Carey, J. O. (2009). The systematic design of instruction (7th ed.). Upper Saddle River, NJ: Pearson Education Inc.

Gustafson, K. L., & Branch, R. M. (2002). Survey of instructional development models (4th ed.). Syracuse, NY: ERIC Clearinghouse on Information and Technology.

Dupin-Bryant, P. A., & DuCharme-Hansen, B. A. (2005). Assessing student needs in web-based distance education. International Journal of Instructional Technology & Distance Learning, 2(1).
Interessante artigo que propõe a avaliação das necessidades dos estudantes em 5 áreas: Computer skills, Learning styles, Available resources, Learner’s desired outcomes e Prior learning experiences. O processo de análise é dividido em fases: Define the purpose, Choose the assessment methods, Develop a timeline for data collection, Conduct the student needs assessment, Analyze the data e Match student needs with the learning environment. Por fim, sugere: “The final and most important step in the needs assessment process is to match student needs with course strategies, methods, and activities that will facilitate learning in the web-based environment.”

Texas Tech University. (n.d.). Writing and assessing course-level student learning outcomes.
Longo texto, com exemplos e bibliografia, sobre elaboração e análise de objetivos de aprendizagem.

Watkins, R. (2008). Needs = gaps in results.
Um site com inúmeros recursos e fontes sobre análise de necessidades.

Design

Marzano Research Laboratory. (2009). Research strategies.

Strickland, A. W. (n.d.). ADDIE.

Ferlazzo, L. (2009). The best resources for helping teachers use Bloom’s taxonomy in the classroom.
Uma lista extensa sobre o uso da taxonomia de Bloom em educação.

Iowa State University. (2009). A model of learning objectives
Muito legal, blocos interativos da Taxonomia de Bloom revisada: conforme você clica nos blocos, surgem os objetivos de aprendizagem. E há também vários outros recursos descritos na página.

Overbaugh, R. C. & Schults, L. (n.d.). Bloom’s taxonomy.

Clemson University. (n.d.). Bloom’s taxonomy action verbs
Quadro interativo da taxonomia de Bloom com links para vários verbos.

The Learning Manager. (n.d). Developing clear learning outcomes and objectives.
Um texto com orientações para a elaboração de objetivos de aprendizagem claros.

Pinellas School District, & Florida Center for Instructional Technology of the University of South Florida. (n.d.a). Classroom assessment: Constructed response.
Dicas para elaboração de diferentes tipos de questões.

Development

Nagy, J., & Fawcett, S. (2013). Developing an action plan.
Um breve capítulo com orientações sobre como desenvolver um Plano de Ação.
Parte da Community Tool Box – recurso gratuito da University of Kansas para aqueles que trabalham para construir comunidades mais saudáveis e gerar mudança social. Aqui 46 capítulos de temas diversos, mas há outras ferramentas no site.

Scivally, A. (2012). Ten online training do’s and don’ts.
Post com sugestões sobre o que fazer (e não fazer) no desenvolvimento de treinamentos online.

Fougere, N. (2009). Top 6 tips on course design from an instructional designer.
Brevíssimas dicas de um Designer Instrucional sobre design de cursos.

Kirk, K. (2013). Tips for designing online courses.
Dicas para desenvover cursos online com vários links, referências e recursos
Karin Kirk, Science Education Resource Center, Carleton College

Las Positas College. Best practices in designing online courses. Retrieved from

http://lpc1.clpccd.cc.ca.us/lpc/blackboard/best_practices/

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Metodologias Ativas

Este é um post em construção que se propõe a categorizar, exemplificar e indicar fontes para diferentes tipos de metodologias ativas de ensino, que convidam os alunos a uma posição de maior responsabilidade na condução de seu processo de aprendizagem, promovendo assim sua autonomia. Pode-se dizer que a proposta de learning-by-doing representa, ao menos em parte, o que se concebe como metodologias ativas.

Talvez seja importante distinguir metodologias, em um sentido mais amplo, de técnicas, em um sentido mais pontual.

Exemplos a serem explorados:

Game-based learning – aprendizagem baseada em games
Tomado aqui em um sentido amplo, inclui o uso de mundos virtuais e simulações. Modelagem de processos e sistemas talvez possa ser classificada separadamente.

Case Studies – Estudos de Caso
Podem envolver debates e discussões.

PBL – Problem-based Learning – aprendizagem baseada em
problemas

Pode envolver brainstorm, debates e discussões.
A aprendizagem baseada em problemas pode utilizar cases, mas convém classificar as duas metodologias separadamente.
O artigo Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica sugere etapas da aplicação da ABProb.

PBL – Project-based Learning – aprendizagem baseada em projetos
É interessante notar que como projetos podem ser bastante amplos, podem incorporar, em seus processos, diversas outras metodologias ativas.
Pode-se pensar em diferentes tipos de projeto:

- Projeto construtivo: tem em vista construir algo novo, introduzindo alguma inovação, propor uma solução nova para um problema ou situação. Possui a dimensão da inventividade, seja na função, na forma ou no processo.
– Projeto investigativo: destina-se ao desenvolvimento de pesquisa sobre uma questão ou situação, mediante o emprego do método científico.
– Projeto didático (ou explicativo): procura responder questões do
tipo: “Como funciona? Para que serve? Como foi construído?” Busca
explicar, ilustrar, revelar os princípios científicos de funcionamento de
objetos, mecanismos, sistemas etc.
(Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica)

Confirma uma imagem com diferenças sugeridas entre os dois tipos de PBL:


Fonte: Project-Based Learning vs. Problem-Based Learning vs. X-BL

Há também uma comparação em Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica.

Provavelmente mais adequadamente classificados como técnicas estariam:

  • Seminários

  • Um eixo possível de categorização, que talvez possa ser concebido separadamente das metodologias e técnicas, é o de atividades individuais, em pequenos grupos e em grandes grupos.

    Importante ressaltar a importância do alinhamento entre os objetivos de aprendizagem, as metodologias de aprendizagem e atividades propostas, e os instrumentos e estratégias de avaliação.

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    ePortfólios 2015/2

    Esta é a lista de e-Portfólios apresentados no curso Inovação em Tecnologias Educacionais da Universidade Anhembi Morumbi no 2 semestre de 2015. Confira aqui os ePortfólios apresentados em 2014/2 e 2015/1.

    DANIELLA DO VAL PINHO

    EDILENE LIMA DA SILVA

    GILBERTO FREIRE BIASOTO

    KARIN REGINA DA ROCHA COSTA

    LEANDRO CARLOS DA SILVA

    MELODY PABLOS SOUZA

    PAULO FERNANDO JANUARIO

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