Sócrates (Socrate) – Roberto Rossellini

Assisti ontem em DVD ao filme Sócrates (Socrate), dirigido por Roberto Rossellini (responsável também pela edição e pelo roteiro)

Atenção: escrevo posts para refletir sobre filmes sem me preocupar em esconder o final. Portanto, se você não assistiu a este filme mas algum dia pretende assisti-lo, sugiro que pare de ler e só volte aqui depois, senão este post poderá acabar funcionando como um spoiler!

Atores: Jean Sylvère (Sócrates), Anne Caprile (Xantipe), Beppe Mannaiuolo, Ricardo Palacios, Antonio Medina, Julio Morales, Emilio Miguel Hernández, Emilio Hernández Blanco
Roteiro: Roberto Rossellini e Marcello Mariani
Trilha Sonora: Mario Nascimbene
Ano de produção: 1971
Idioma: Italiano
País de produção: Espanha
Duração: 120 min.
Colorido

O filme, originalmente produzido para a televisão, mostra o final da vida do filósofo grego Sócrates (470 – 333 a.C.), incluindo seu julgamento e sua condenação à morte. É composto quase que totalmente por diálogos, baseados em Diálogos de Platão como Eutífron, Hípias, Apologia, Críton e Fédon, além de uma breve encenação da comédia As Nuvens, de Aristófanes, que ridiculariza Sócrates. É sempre bom lembrar que Sócrates nada escreveu, pois acreditava que a filosofia devia ser praticada oralmente.

A interpretação de Jean Sylvère para Sócrates é austera e comovente. É possível assistir Sócrates, acompanhado de seus discípulos, andando por Atenas e empregando seu método, a maiêutica, que levava seus interlocutores a caírem em contradição. Assim, podemos conhecer várias figuras da época.

Aqui Sócrates discute com Hípias sobre a beleza:

Aqui, discute com Eutífron sobre a piedade:

Aqui, conversa com Críton sobre religião e morte:

E aqui, discursa sobre riqueza e poder:

Em determinado momento, Meleto acusa Sócrates de corromper a juventude e pede a pena de morte. O orador Lísias é chamado para defender Sócrates, que acaba decidindo defender-se sozinho, em nome da verdade.

No julgamento, Sócrates é acusado por seus ex-alunos Meleto, Ânito e Lícone de negar os deuses de Atenas, de propor novas divindades e de corromper a juventude. No final, condenado, não aceita o exílio nem outras penas alternativas, preferindo morrer. Críton e seus discípulos ainda planejam uma fuga, quando ele já está preso, que Sócrates também rejeita.

O filme de Rossellini emprega poucas técnicas cinematográficas, privilegiando os diálogos e mostrando Sócrates não como um herói, mas como um homem comum. Isso fica claro, por exemplo, na cena em que Sócrates retorna para casa 2 dias depois de ter saído para comprar pão, levando uma bronca da esposa Xantipe – com atuação sempre dramática no filme:

Numa cena marcante, é possível assistir às últimas reflexões de Sócrates, sua despedida da esposa e dos filhos, a cicuta, seus últimos passos e a morte:

O DVD traz ainda um depoimento do professor de filosofia da USP Roberto Bolzani, em que ele mostra como os Diálogos de Platão e as ideias de Sócrates são apresentados no filme.

Como dicas, os Diálogos platônicos e As Nuvens, de Aristófanes, no Projeto Gutenberg, e também a entrada na Stanford Encyclopedia of Philosophy sobre Socrates.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Cinema. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

10 respostas a Sócrates (Socrate) – Roberto Rossellini

  1. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Blaise Pascal - Roberto Rossellini

  2. Pingback: De Mattar » Blog Archive » O Homem que não vendeu sua Alma

  3. Roberto disse:

    Caro De Mattar,

    A edição do DVD que assististe tinha um depoimento do filósofo Roberto Bolzani, professor de filosofia da USP?
    Excelente a explicação de Bolzani sobre os diálogos de Sócrates, que foram na verdade escritos por Platão, bem como a Apologia de Sócrates, quando se defende durante seu processo.

    Achei o filme ótimo.
    Abraço,

  4. Scheila Santos disse:

    A ética é mesmo parte do nosso cotidiano. Vemos todos os dias presente nas relaçoes familiares. Bom exemplo deixado por Sócrates.

  5. robertorjs27@hotmail.com disse:

    Muito obrigado pelos conhecimentos.

  6. Edikatia Nunes dos anjos disse:

    Estou gostando muito 😊

  7. MARIA FRANSINE LOPES DA SILVA disse:

    ESTOU REALIZANDO UM SONHO MUITOIMPORTANTE. ESTOU GOSTANDOMUITO.

  8. jacqueline guimarães teixeira fontes disse:

    Muito relevante!

  9. Maria de lourdes nascimento silva disse:

    A história da ética vem ao longo do tempo, entrelaçada com a história da filosofia, buscando fundamentos para regulação do desenvolvimento histórico-cultural da humanidade. Vindo de muito tempo atrás, a partir de textos de Platão e Aristóteles, no Ocidente, a ciência moral ou ética, se inicia com Sócrates, que defendia que o conceito de ética se baseava no corpo que era a prisão da alma, sendo assim imutável e eterna. Isso significava que existia ¿um bom em si¿ próprios da alma, e que poderiam ser lembrado pelo aprendizado, ou seja, uma bondade absoluta do homem que tem uma relação com a ética apriorística, pertencente à alma e que para o corpo ser purificado este tem que a reconhecer. Qual etapa da ética o texto se refere? – ética cristã – ética moderna – ética contemporânea – ética romana – ética grega

  10. Deise do Carmo Barros disse:

    Gostei dos vídeos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>