Blaise Pascal – Roberto Rossellini

Assisti ontem em DVD Blaise Pascal, dirigido por Roberto Rossellini. Ele faz parte de uma série do diretor italiano sobre filósofos, que inclui Sócrates, que já comentei por aqui, e Descartes e Santo Agostinho, sobre os quais falarei nos próximos dias.

Atenção: escrevo posts para refletir sobre filmes sem me preocupar em esconder o final. Portanto, se você não assistiu a este filme mas algum dia pretende assisti-lo, sugiro que pare de ler e só volte aqui depois, senão este post poderá acabar funcionando como um spoiler!

Atores: Pierre Arditi, Rita Forzano, Giuseppe Addobbati, Christian De Sica, Livio Galassi, Bruno Cattaneo, Giuseppe Mannajuolo, Marco Bonetti, Teresa Ricci, Christian Aligny
Idioma: Francês, Italiano
Ano de produção: 1972
País de produção: Franca, Itália
Duração: 129 min.
Colorido

O filme mostra os conflitos entre ciência, filosofia e religião na vida de Blaise Pascal (1623-1662), desde os 17 anos, quando acompanha o pai transferido para Rouen, até a morte em Paris, com 39 anos.

Num ritmo lento e quase todo baseado em diálogos, inclui longos debates sobre a existência do vácuo, experiências com pressão atmosférica e fluidos, a criação da primeira máquina de calcular mecânica – La Pascaline (1642), a posição jansenista de Pascal e a elaboração de algumas de suas obras.

O filme explora também intensamente a relação familiar com o pai, o agente fiscal Etienne Pascal, e a irmã, Jaqueline, que após a morte do pai se recolhe a um convento.

Uma cena marcante é o julgamento de um bruxa. Outra cena marcante (reproduzida a seguir) é o encontro entre Pascal e Descartes. Depois da leitura de passagens do Discurso do Método por Descartes, Pascal expõe suas críticas.

Seleção de algumas passagens (2 vídeos na playlist):

Como extra, o DVD inclui um depoimento muito rico do Prof. Franklin Leopoldo e Silva (USP) relacionando o filme, a vida e as obras de Pascal.

Algumas dicas de leituras: entrada na Stanford Encyclopedia of Philosophy, Memorial, obras no Project Gutenberg, Discours sur les passions de l’amour e Pensées no IntraText Digital Library, Pensées no Christian Classics Ethereal Library, The Provincial Letters e Minor Works.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Cinema. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a Blaise Pascal – Roberto Rossellini

  1. marcos disse:

    O filme em que você resumiu e muito bom.!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>