Minicurso Presencial
Turma 01
Data: 31 de março de 2017 (sexta-feira)
Horário: 9:00 – 16:00
Local: Espaço EduK. Rua Olavo Leite, 140, Vila Andrade/Panamby – São Paulo/SP (próximo ao Terminal João Dias e estação Giovanni Gronchi do metrô).
Descrição
Explora diferentes tipos de metodologias ativas de ensino, que convidam os alunos a uma posição de maior responsabilidade na condução de seu processo de aprendizagem, promovendo assim sua autonomia. Pode-se dizer que a proposta de learning-by-doing representa, ao menos em parte, o que se concebe como metodologias ativas.
Objetivos
Capacitar o aluno a atuar no planejamento e na utilização de metodologias ativas em projetos de educação presencial e/ou a distância.
Professor
Público-Alvo
Professores (presenciais ou a distância), tutores, pedagogos, profissionais que atuam com treinamento e desenvolvimento de materiais educacionais, gestores educacionais, coordenadores e todos aqueles que se interessam por ensino e aprendizagem.
Data e Horário
Data: 31 de março de 2017
Horário: 9:00 – 16:00
Local
Espaço EduK. Rua Olavo Leite, 140, Vila Andrade/Panamby – São Paulo/SP (próximo ao Terminal João Dias e estação Giovanni Gronchi do metrô).
Programa
1. Introdução
2. Metodologias Ativas (teoria)
3. Método de Caso
4. Aprendizagem baseada em Problemas
5. Aprendizagem baseada em Projetos
6. Aprendizagem baseada em Games e Gamificação
7. Blended Learning (Aprendizagem Híbrida)
8. Sala de Aula Invertida
9. Outras Teorias
10. Outros Casos
11. Conclusão
Avaliação e Certificado
A avaliação envolverá a participação nas atividades desenvolvidas durante o curso
O aluno receberá um Certificado com a indicação de carga horária de 06 (seis) horas.
Bibliografia
ALVES, Lynn; COUTINHO, Isa de Jesus (Org.). Jogos digitais e aprendizagem: fundamentos para uma prática baseada em evidências. Papirus: São Paulo, 2016.
BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BATES, Tony. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016.
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2010.
MAZUR, Eric. Peer instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Porto Alegre: Penso, 2015.
MELARÉ, Daniela. Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.
VICKERY, Anitra. Aprendizagem ativa nos anos iniciais do ensino fundamental. Porto Alegre: Penso, 2016.
Esses livros serão utilizados como referências durante o curso, mas não é obrigatório comprá-los. Vários outros livros, artigos, sites, blogs, podcasts, vídeos etc. serão indicados como fontes de consulta durante o curso.
Valor
R$ 195,00 (Cento e Noventa e Cinco Reais) em cartão de crédito (com opção de parcelamento em até 3 vezes sem juros )
ou com desconto de mais de 10% - R$ 175,00 (Cento e Setenta e Cinco Reais) para pagamento à vista por depósito bancário.
Opá! Tudo bem?
Adorei este artigo. Vale a pena passar um tempo prestigiando blogs bem escritos como o seu! Parabéns pelo conteúdo!
Forte abraço