EaD – uns acham que é a solução para os problemas de educação no Brasil, outros acham que a educação pressupõe o contato cara-a-cara entre professor e aluno.
O que você acha?
Comentários
- Dayanne Simão em Os Mattar no Brasil
- Deise do Carmo Barros em Sócrates (Socrate) – Roberto Rossellini
- Jose Gouveia Portela em Gostar de Platão
- Maria de lourdes nascimento silva em Sócrates (Socrate) – Roberto Rossellini
- Andrea Simão em Os Mattar no Brasil
- Andrea Simão em Os Mattar no Brasil
- Andrea Simão em Os Mattar no Brasil
- Teresinha de Fatima Mattar Barbosa ver em Os Mattar no Brasil
- Neusa em Os Mattar no Brasil
- Luis Mattar N. em Os Mattar no Brasil
- Vitoria Mattar em Os Mattar no Brasil
- José Jorge em Os Mattar no Brasil
- Carlos Mattar em Os Mattar no Brasil
- Carlos Mattar em Os Mattar no Brasil
- Carlos Mattarw em Os Mattar no Brasil
- Rodrigo Kaukal Valladares em Os Mattar no Brasil
- José Jorge em Os Mattar no Brasil
- Vera Lucia mattar cunha em Os Mattar no Brasil
- Jamil Mattar Neto em Os Mattar no Brasil
- joão fernando soares mattar em Os Mattar no Brasil
Tags
7 SENAED 22 ICDE Administração Artes Artesanato Educacional Cinema Ciências Computação EaD Edtech501 Edtech502 Edtech503 Edtech504 Edtech505 Edtech506 Edtech513 Edtech532 Edtech597 Educação EduGames no SL 1.0 Escritos Filosofia Fotografia Futebol Games Gastronomia Geral História Literatura Metodologia Microtutoriais SL MOOCs Música Pesquisa Política Psicologia Reflexões Resenhas Second Life Teatro Teoria Literária Twitter Viagens Video YouTube for EducatorsCategorias
- 22 ICDE
- 7 SENAED
- ABC da EaD no SL
- Administração
- Artes
- Artesanato Educacional
- Boise
- Botecotour
- CE1/2008
- Ciências
- Cinema
- Computação
- Credos e Espiritualidade
- CS 161
- CS 225
- CS Oregon
- EaD
- Edtech501
- Edtech502
- Edtech503
- Edtech504
- Edtech505
- Edtech506
- Edtech511
- Edtech513
- Edtech532
- Edtech597
- Educação
- EduGames no SL 1.0
- Escritos
- Filosofia
- Fotografia
- Futebol
- Games
- Gastronomia
- Geral
- HandBook
- História
- Literatura
- LIU Certificate in Online Hybrid Blended Education
- Música
- Metodologia
- Microtutoriais SL
- Moda
- MOOCs
- OSU Oregon State University
- Pesquisa
- Política
- Psicologia
- Reflexões
- Resenhas
- Second Life
- Teatro
- Teoria Literária
- Viagens
- Video
- VWBPE2011
- Welcome
- XVIII AILC
- YouTube for Educators
Acho que pode ser a solução desde que haja muito comprometimento por parte do aluno, já que, uma vez não havendo ninguém por perto para cobrar-lhe, ou mesmo para dar-lhe suporte, pode haver o famoso “depois eu vejo isso”.
Bem….digo isso por mim, que não sou lá muito apegado a estudo (eu admito!!!!).
Eu já participei de cursos on-line e pretendo cursar outros futuramente, porém, ainda acho que um curso presencial tem mais resultado, mas eu acredito na educação à distância…tudo depende do aluno!!
Vc está o máximo!
Trabalhando faz tempo com EAD sabemos ser possível aprender à distância, mas isso depende muito do que é ensinado, como é ensinado.
A velha questão do conteúdo e da forma. E nesse caso, a forma faz toda a diferença, pois como o Vinícius admitiu é bem fácil deixar de lado aquilo que não é cobrado.
A forma, portanto, faz a diferença.
Parabéns pela iniciativa, João.
Conforme dito acima, tudo depende do interesse do aluno, então um fator a ser levado em consideração no EaD é saber oque gera interesse para assim estipular oq vai ser ensinado.
No Brasil o EaD seria mto mais eficiente se o governo pudesse proporcionar uma infra-estrutura para os menos favorecidos, pq como deve ser de conhecimento da maioria, existem mtas pessoas que chegam a gastar mais de 2 hrs no caminho para escola; e quem se sujeita a isso provavelmente possui grande interesse.
Resumindo, o EaD pode favorece e mto àqueles que têm dificuldades de acesso a escola, pq ao invés de perder tempo no caminho à escola eles podem usar esse tempo pra outra coisa e se houver necessidade 1 ou 2 aulas presenciais por semana para ter um contato olho no olho com professores.
Boa viajem João.
A EAD é uma alternativa para a educação a longas distâncias, para um número maior de pessoas ao mesmo tempo.Como dinamizadora de opiniões diferenciadas, amplas, discutíveis. Como central de volume de informações geradas apartir de fontes ou recursos variados e dinâmicos. Vai aos poucos derrubando a ilusão de que não é possível construir educação interativa e semi-presencial. Solidifica-se como percursora de uma forma de educação, mas não deve ser sua substituta.
Como outros colegas que já se manifestaram, eu penso que a eficácia da educação à distância depende muito do perfil dos alunos. Não sou educadora nem tenho experiência na área, mas acredito que o aluno que busca esse método de ensino já tem uma tendência, pelo menos em tese, a ser pro-ativo (no mínimo, vontade de aprender ele tem, o que já se pode considerar bom).
No entanto, acho que se deve pensar na educação à distância mais como forma de complementar os métodos já conhecidos, e menos como uma panacéia.
Pingback: De Mattar » Feliz Aniversário!