Quality in ODL Through Course Design Development & Delivery

Sessão Plenária I, manhã de 04/09.
Alex Romiszowski (Chair of International Programme Committee), Cláudio de Moura Castro (Fundação Pitágoras – Brasil), Peter Knight (Institute of Educational Technology – Open University – UK) e Som Naidu (University of Melbourne – Australia)

A discussão começou em função da noção de ‘minimally guided instruction’. Com menos orientação ao aluno teríamos menos aprendizado? Som Naidu levantou a questão de que o PBL (aprendizado baseado em problemas), o aprendizado baseado em cenários e o aprendizado colaborativo, exemplos em geral citados de instrução com mínimo nível de orientação, não seriam na verdade exemplos de ‘minimally guided instruction’, mas, ao contrário, seriam projetos bastante orquestrados de ensino.

Uma questão que rondou o debate, assim como muitas outras palestras do evento, foi: a educação on-line nos conduz a uma educação melhor? Segundo Peter Knight, depende do que considerarmos aprendizado. Quando falamos em qualidade, falamos de qualidade em relação a aprender o quê? A ensinar o quê? Para Som Naidu, a qualidade na educação teria que ver com bom ensino, não com tecnologia. A tecnologia não conteria uma pedagogia da educação. Seriam necessários o carisma e a motivação gerados pelo professor. Ainda para Peter Knight, as escolas que se tornam eficientes têm o seu foco no aprendizado dos alunos.

Peter Knight defendeu o conceito de ‘quality enhancement’ contra o de ‘quality assurance’. Além disso, não adiantaria melhorar a qualidade em educação se não melhoramos, simultaneamente, a qualidade na avaliação, caso contrário os alunos estudarão apenas para as provas.

Foi ressaltada, ainda, a necessidade de se utilizar as pesquisas sobre o aprendizado nos cursos e de se profissionalizar o design do aprendizado.

Enfim, várias questões importantes para debatermos.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em 22 ICDE. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>