Didactic Competencies Development for Complex Learning Settings

DE WAAL, Paula; GALLIANI, Luciano. Università di Padova. 05/09 à tarde.
A simpaticíssima Paula de Waal afirmou que somos hoje multi-taskers, enquanto usuários de novos ambientes como wikis, blogs, broadcasting etc. Nesse sentido, seria necessário, como educadores, desenvolvermos diversas atividades que envolvem metacompetências e competências transversais (sócio-comunicativas, estratégicas e tecnológicas).
Nesse novo cenário, estaria sendo depositada grande carga de responsabilidade nas mãos dos tutores, para os quais seria necessário dedicar um grande esforço de treinamento. Paula defendeu que os tutores sejam definidos em função das atividades propostas no processo de ensino, e não de uma maneira universal e geral.
Eu tenho defendido também, já há bastante tempo, que o tutor é muitas vezes tratado como um palhaço em projetos de EaD, dando-se muito mais importância ao trabalho do produtor de conteúdo (ou autor), enquanto o tutor tem também um trabalho essencial a prestar em EaD.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em 22 ICDE. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a Didactic Competencies Development for Complex Learning Settings

  1. Prof. VALENTE disse:

    Caramba JOÃO, ainda bem que com os meus conceitos de SISTEMA OPERACIONAL, entendi o termo multi-taskers (multitasking na área técnica), e concordo !! Interessante que até no BABYLON não tinha esse termo cadastrado …
    E estou contigo e não abro: o TUTOR é a pedra fundamental no E-Learning !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>