Reflections on the meaning of quality in open and distance learning

LENTELL, Helen. Commonwealth of Learning. 06/09, manhã.
Esta foi a interessante palestra de Helen Lentell, após a Sessão Plenária III.
Lentell tem uma abordagem sócio-política para a questão da qualidade no ensino, afirmando que não gosta quando governantes discutem esse tema, nem que a discussão seja resumida à adoção de processos burocráticos. Ela insiste que devem ser respeitadas as características de cada país para o estabelecimento de critérios para a qualidade em EaD, já que um modelo que funcione para um país desenvolvido pode não funcionar para um país em desenvolvimento, por exemplo.
Lentell lembra também que a questão da qualidade no ensino envolve a satisfação de diferentes stakeholders, como estudantes, professores, governos, instituições etc. Nesse sentido, o conceito de qualidade no ensino seria ambíguo, variando em função da percepção de cada um desses grupos. Assim, para a autora deveríamos todos participar da determinação dos padrões de qualidade que têm sido definidos pelos governos e instituições de ensino.
Nesse sentido, Lentel questiona se o que temos feito em relação a qualidade no ensino tem trazido resultados para o estudante, pois em geral os processos de qualidade estão focados em controle institucional, e não nos interesses dos estudantes.
A autora afirma ainda que é necessário um processo de avaliação contínua e intensa para avaliar a qualidade do ensino, o que aliás foi um dos consensos no Congresso.
Enfim, Helen Lentell apresentou uma perspectiva bastante interessante sobre a questão da qualidade em EaD, que, me parece, precisa sempre ser levada em consideração quando falamos de qualidade em educação.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em 22 ICDE. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>