Este é um resumo das idéias sobre qualidade em educação que eu pesquei (e desenvolvi um pouco) durante a 22 Conferência Mundial de Educação a Distância, no Rio (09/2006).
O conceito de qualidade em educação é fluido, ou seja, admite diferentes definições, já que o processo de ensino e aprendizagem envolve a satisfação de diferentes stakeholders, como estudantes (e suas famílias), professores, produtores de conteúdo, governos, instituições de ensino, associações, empresas, mercado e, em última instância, a própria sociedade como um todo. Nesse sentido, o conceito de qualidade no ensino seria ambíguo, variando em função da percepção de cada um desses grupos: qualidade para que e para quem?
Apesar disso, não seria necessário alcançar certo consenso nos critérios em relação à qualidade, que possam funcionar como ferramentas para medir os resultados da educação? Sim, mas desde que esses critérios não se resumam à adoção de processos burocráticos, e que sejam definidos com a participação de todos esses grupos, não apenas por governos e instituições. Devem ser também levadas em consideração as características de cada país, inclusive dos países em desenvolvimento, caso contrário a adoção de critérios internacionais supostamente universais poderiam determinar uma nova forma de dominação.
Assim, projetos de qualidade devem levar em consideração todos esses grupos envolvidos no processo educacional, assim como a sua integração.
Nesse sentido, cabe sempre perguntar se o que fazemos em relação à qualidade do ensino traz resultados para o estudante, ou se constituem apenas processos de controle institucionais, ignorando os interesses dos alunos. Projetos de qualidade devem possuir foco no aprendizado do aluno. Não adianta apenas medir o resultado do processo educacional, mas devem também ser levados em consideração outros fatores, como a interação e a experiência de aprendizado dos alunos, por exemplo. Assim, o material didático, o apoio fornecido aos alunos, a maneira como os alunos aprendem e são avaliados (um dos elementos ignorados pela literatura, a avaliação dos estudantes), o caminho de amadurecimento e aprimoramento que eles percorrem, o apoio dos estudos para a empregabilidade etc. são todos elementos essenciais a serem levados em consideração nos processos de qualidade em educação.
A qualidade na educação tem que ver com bom ensino, ou seja, com pedagogia. Assim, a necessidade de treinamento intensivo e contínuo para os professores foi também um consenso durante o evento, como essencial para qualquer projeto de qualidade em educação.
Outro consenso foi a necessidade de feedback, e de avaliação intensa e contínua, para medir a qualidade no ensino. Mas, novamente, com importantes ressalvas: desde que qualidade não se resuma a números em tabelas estatísticas. No final das contas, é mais importante aperfeiçoar a qualidade do ensino e da aprendizagem do que simplesmente medi-la: a avaliação deve funcionar como ponte para a melhoria, não como fim em si mesma.
Por fim, a avaliação da qualidade das instituições de ensino não pode ser realizada apenas pela própria instituição, mas deve envolver também associações externas e comparação com outras instituições.
Comentários
- Dayanne Simão em Os Mattar no Brasil
- Deise do Carmo Barros em Sócrates (Socrate) – Roberto Rossellini
- Jose Gouveia Portela em Gostar de Platão
- Maria de lourdes nascimento silva em Sócrates (Socrate) – Roberto Rossellini
- Andrea Simão em Os Mattar no Brasil
- Andrea Simão em Os Mattar no Brasil
- Andrea Simão em Os Mattar no Brasil
- Teresinha de Fatima Mattar Barbosa ver em Os Mattar no Brasil
- Neusa em Os Mattar no Brasil
- Luis Mattar N. em Os Mattar no Brasil
- Vitoria Mattar em Os Mattar no Brasil
- José Jorge em Os Mattar no Brasil
- Carlos Mattar em Os Mattar no Brasil
- Carlos Mattar em Os Mattar no Brasil
- Carlos Mattarw em Os Mattar no Brasil
- Rodrigo Kaukal Valladares em Os Mattar no Brasil
- José Jorge em Os Mattar no Brasil
- Vera Lucia mattar cunha em Os Mattar no Brasil
- Jamil Mattar Neto em Os Mattar no Brasil
- joão fernando soares mattar em Os Mattar no Brasil
Tags
7 SENAED 22 ICDE Administração Artes Artesanato Educacional Cinema Ciências Computação EaD Edtech501 Edtech502 Edtech503 Edtech504 Edtech505 Edtech506 Edtech513 Edtech532 Edtech597 Educação EduGames no SL 1.0 Escritos Filosofia Fotografia Futebol Games Gastronomia Geral História Literatura Metodologia Microtutoriais SL MOOCs Música Pesquisa Política Psicologia Reflexões Resenhas Second Life Teatro Teoria Literária Twitter Viagens Video YouTube for EducatorsCategorias
- 22 ICDE
- 7 SENAED
- ABC da EaD no SL
- Administração
- Artes
- Artesanato Educacional
- Boise
- Botecotour
- CE1/2008
- Ciências
- Cinema
- Computação
- Credos e Espiritualidade
- CS 161
- CS 225
- CS Oregon
- EaD
- Edtech501
- Edtech502
- Edtech503
- Edtech504
- Edtech505
- Edtech506
- Edtech511
- Edtech513
- Edtech532
- Edtech597
- Educação
- EduGames no SL 1.0
- Escritos
- Filosofia
- Fotografia
- Futebol
- Games
- Gastronomia
- Geral
- HandBook
- História
- Literatura
- LIU Certificate in Online Hybrid Blended Education
- Música
- Metodologia
- Microtutoriais SL
- Moda
- MOOCs
- OSU Oregon State University
- Pesquisa
- Política
- Psicologia
- Reflexões
- Resenhas
- Second Life
- Teatro
- Teoria Literária
- Viagens
- Video
- VWBPE2011
- Welcome
- XVIII AILC
- YouTube for Educators
Ola
Encontrei seu blog em uma comunidade no orkut. Parabens pela inicitaiva. Nao pude comparecer ao evento e este blog me ajudou muito a me informar sobre o Congresso
Vi seu blog através do Orkut. Obrigado por compartilhar conosco estas noticias de grande interesse da comunidade de EaD. Abraços