Pedrinho Mattar

[photopress:vari1090207.JPG,thumb,vazio]
Esta foi uma semana triste porque faleceu meu tio, o pianista Pedrinho Mattar.
Ele era o irmão mais novo do meu pai. Chorei bastante porque me lembrei muito da dolorosa morte do meu pai em 2004. Nessas horas, o positivo é que encontramos pessoas queridas da família, e um serve de apoio para o outro.
No total eram 10 irmãos (5 homens e 5 mulheres), e o Pedrinho era o caçula. Com uma carreira de muito sucesso, sempre brincalhão, meu tio era uma referência para toda a nossa família.
A imprensa noticiou a sua morte, principalmente a Rede Vida, onde ele tinha um programa há anos, que inclusive organizou uma retrospectiva da sua vida e carreira.
Uma das notícias on-line mais interessantes foi a do Estadão:
Morre aos 70 anos o pianista Pedrinho Mattar.
Eu pretendo montar um site com os principais momentos da vida e da carreira dele. Qualquer contribuição será bem-vinda!

***

Achei no YouTube alguns vídeos dele tocando:

Sabor a mi & Besame mucho

La Barca

I had de craziest dream

Kubanakán

Amor

Beguin the Beguine

La Mer

Clip com fundo musical dele tocando

Aqui, um arranjo dele

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Música. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

42 respostas a Pedrinho Mattar

  1. Ismael Costa disse:

    É uma pena que não exista nenhum canal no nível da TV Cultura, a importância que eles dão para as artes (e artistas!) é algo extraordinário, já vi muitas vezes seu tio tocando, na Cultura, e gostaria de tê-lo visto mais vezes, também em outros canais, pois ele era um músico fenomenal… Mas talvez os outros canais não o mereciam… Pode ser isso, meus sentimentos (alías, para nós).

  2. Ismael Costa disse:

    Apenas para acrescentar Rede Vida ao lado de TV Cultura, pois foi a primeira que deu espaço ao saudoso Pedrinho e a segunda também merece nossos cumprimentos…

  3. adalberto disse:

    Li nos jornais a notícia do falecimento de seu tio Pedrinho. Imediatamente quis falar-lhe. Não o fiz e não tenho justificativa. Este é um traço horrível de personalidade que tenho: postergar.
    Enfim, faço-o agora. Aceite minha solidariedade neste sentimento de perda. Pedrinho foi um batalhador enfrentando a platéia, ele, seu piano, e só. E tocando música popular na maioria das vezes. Afinal, dar recital de música erudita qualquer conservatório da esquina promove.

  4. Achei magnífico o que um membro(Gebara) da minha comunidade sobre Pedrinho Mattar escreveu no ORKUT:

    Você deve ter ouvido falar nos modos gregos (Dórico, Lídio, Mixolídio, Frigio, Eolio e Jonio).
    Esses modos são a base de tudo o que se aprende sobre arquitetura na faculdade e nos mais respeitáveis livros internacionais sobre o tema.
    Eu sempre tive a arquitetura como uma arte maior justamente porque ela é fundamentada em estruturas perfeitas regidas por esses modos.
    É assim também na poesia clássica e em quase toda manifestação artística formatada e não poderia ser diferente na música.
    As músicas mais bem elaboradas da história da humanidade (não estou falando somente das grandiosas e eloqüentes) são construídas sobre segmentos de escalas ou mesmo escalas inteiras oriundas dos modos gregos.
    Isso também ocorre no melhor do jazz improvisado e mesmo nos grandes arranjos das “big bands”.
    Os modos gregos estão ali, invariavelmente.
    O músico, quando aplica essas escalas, conta com um mínimo de inteligência do ouvinte que poderá absorver os momentos de astúcia, senso de oportunidade, engenhosidade musical e bom gosto entre tantas outras esgrimas criativas que constituem verdadeiras parábolas matemáticas (desculpem a redundância).
    Quanto mais escalas aplicadas, mais ele conta com a inteligência do ouvinte.
    A inteligência do Pedrinho era superlativa.
    Seu piano exige a inteligência do ouvinte.
    Infelizes aqueles que não alcançam suas escalas.

  5. João Mattar disse:

    Morte de Pedrinho Mattar põe fim à linhagem de pianistas “floridos” no país

    RICARDO FELTRIN
    Editor-chefe da Folha Online

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u68308.shtml

    Não achei que o Ricardo foi muito duro, acho que apenas reconheceu um estilo de tocar.

    O que vocês acham? Se conseguíssemos juntar aqui mais links sobre o Pedrinho, posso organizar esses links de uma maneira interessante.

  6. Edney disse:

    Saudações,

    Estou escrevendo para buscar junto a você informações sobre a família mattar, pois sou bisneto de Yoself Mattar, libanês da cidade de Ainepal. Pouco sabemos de nossos parentes no Brasil e no Líbano, pois o mesmo pouco falava a respeito de suas origens. Das poucas informações que ele passou a filhos e netos foi que sua saída do´Líbano se deu pelos sucessivos conflitos que havia na época no país, principalmente em sua região que faz fronteira com a Síria. Ele nos disse que teria fugido de lá pra cá com sue irmão que não sei lhe dizer o nome. Para encurtar a história, houve um contra tempo no desembarque no Brasil, meu bisavó acabou desembarcando de navio em Fortaleza e seu irmão em Santos.
    Gostaria de saber se temos algum vínculo familiar.
    Espero resposta.

  7. Joao Mattar disse:

    Eu realmente não sei te dizer. Meu avô se chamava João Augusto Mattar e minha avó Olamina Mattar. Um veio do Líbano e outro da Síria mas acho que eles se casaram aqui.
    Uma referência conhecida era o Pedrinho, para alguém saber se era parente.
    Você já entrou no orkut na comunidade Familia Mattar? Lá acho que é um bom lugar para você descobrir!

  8. Paulo Sergio disse:

    Gostava muito de ve o Pedrinho tocar,so o vi tocando pela tv mas vou dizer;pra mim um dos melhores Pianistas,a maneira delicada de tocar com colocava as notas um grande artista ,que sabia o que fazer com o Piano.Perdemos muito pois no nosso Pais se perde muito tempo com coisas bobas e nao damos atençao a verdadeiros talentos como o do Pedrinho.Fica a saudade e a lenbrança dos seus maravilhosos toques ao Piano.

  9. João Mattar disse:

    Paulo, adorei ler o seu comentário, principalmente na véspera de Natal, uma data em que costumamos passar com a família. Eram 5 irmãos (homens) e o Pedrinho foi o último a falecer. Vou sempre lembrar do meu pai e dos 4 irmãos, todos geniais. Abração, bom Natal e um 2008 repleto de felicidade – e muita música!

  10. Célia Silva disse:

    Olá João,

    Seu tio deixou uma lacuna grande naqueles que nele buscavam inspiração para serem musicos solistas,ele era uma refencia nessa junção do popular com o erudito.Seria interessante uma publicação dele com seus arranjos ou vídeo de shows como incentivo para jovens pianistas.Feliz 2008 e muita paz em sua família. Célia Silva

  11. Danilo disse:

    oi, eu moro em Salvador,consegui assistir Pedrinho até um ano antes do seu falecimento, isto porque minha televisão quebrou e a outra não pegava o sinal da rede vida. Bom, agora eu mudei de casa e poderia finalmente voltar a assistir o programa pianíssimo, entrei na internet procurando informações sobre os horários em que passaria o programa(se seriam os mesmos), quando me surpreendo com esta horrível notícia, preferia que minha televisão não pegasse mais o sinal da rede vida, assim não ficaria triste como estou agora. Meus pêsames à família e admiradores.

  12. João Mattar disse:

    Muito obrigado, Danilo, por suas lindas palavras. A Rede Viva criou um auditório em homenagem a ele, com o nome dele. Temos vários objetos dele, fotos etc. que precisamos organizar, colocar na Net etc. Vamos ficar em contato, assim que essas coisas estiverem organizadas eu informo por aqui, ok? Abração.

  13. Danilo disse:

    ok, obrigado por ter me respondido. Um abraço.

  14. Carlos disse:

    Saudações. Gostaria de saber onde posso encontrar video-clips ou dvds dos shows ou apresentações do Pedrinho Mattar. Procurei na FENAC e não encontrei nenhum. Eu e meu filho de 12 anos, que estuda piano, gostávamos de assistir o programa Pianissimo, justamente por causa dos belos arranjos totalmente diferenciados do Pedrinho.
    Um grande abraço e desde já obrigado.

  15. João Mattar disse:

    Oi, Carlos, boa pergunta. Vou procurar me informar com a minha família. Creio que um bom canal seria a Rede Viva, onde ele tinha um programa diário. Se eles não fazem isso regularmente, creio que possam abrir uma exceção e disponibilizar alguns video-clips do programa dele, mesmo que seja para vender. Se você entrar em contato com eles, me avise do resultado, ok? Abraços e bom estudo para o seu filho!

  16. João Mattar disse:

    Aproveitando, achei alguns vídeos no youtube, que coloquei no post.

  17. Carlos disse:

    Obrigado pela resposta super rapida.
    Aproveito para perguntar se existe algum site do Pedrinho.
    Grande abraço.

  18. João Mattar disse:

    Carlos, esse era um projeto de um de meus primos, mas acho que o site ainda não saiu. O que vou fazer, nos próximos dias, é criar uma página por aqui, com muito mais coisas que este post (fotos que temos da família etc.), assim já é um começo. E aviso por aqui.

  19. Maria Aparecida disse:

    Joao Mattar,

    Lamento muito pelo falecimento do seu tio. Era sua grande admiradora.
    Fui aluna de sua tia Luci Mattar e me lembro do falecimento de sua avo. A missa de 7 dia foi realizada em uma igreja na Av. Brigadeiro Luis Antonio, isso na decada de 60, e lembro do Pedrinho. Alto, magro, vestindo uma camisa vermelha. Dna Luci sempre comentava algo aa respeito do Pedrinho e dizia que sua casa sempre tinha artistas como Agnaldo Rayol, muito famoso da epoca. Algumas vezes ela era divertida, mas de maneira geral era extremamente rigorosa, mas excelente professora. Todos tinham muito medo dela.
    Um abraco, fique com Deus
    Aparecida

  20. João Mattar disse:

    Maria Aparecida, obrigado pelo comentário. Minha tia faleceu quando eu era pequeno, mas me lembro dela, ela sempre me dava tênis no aniversário! Como você acompanhou, o Pedrinho engordou muito daquela época. Sei que a Luci era rigorosa, minha mãe foi aluna dela e dizia que não podia deixar cair um lápis no chão. Abraços

  21. Paulo Mattar disse:

    Como sobrinho do Pedrinho Mattar, agradeço as palavras de conforto das pessoas que se manifestaram nesse blog…

  22. Maria de Lourdes Sá Araújo disse:

    GRANDE PIANISTA , PEDRINHO MATTAR, TIVE A FELICIDADE DE ACOMPANHAR POR QUASE DEZ ANOS , SEU PROGRAMA
    PIANISSIMO DA REDE VIDA. FORAM MOMENTOS INESQUECIVEIS
    DA MINHA VIDA. PIANO EXTRAORDINARIO.
    APROVEITO A OPORTUNIDADE PARA SUGERIR , QUE SEJAM
    FEITOS DVDs , COM ESSES PRECIOSOS PROGRAMAS, TORNARIA
    OS ADMIRADORES DE PEDRINHO, MUITO FELIZES.
    QUEM SABE ISSO ACONTECERA
    FICA AQUI O MEU TESTEMUNHO DE GRANDE ADMIRADORA DE
    PEDRINHO MATTAR
    .

  23. Maria de Lourdes Sá Araújo disse:

    Acho que a Rede Vida de Televisão , poderia ceder ,as belíssimas apresentações do GRANDE PIANISTA Pedrinho Mattar , para que fossem
    feitos DVDs. É uma verdadeira riqueza , o que Pedrinho apresentou na
    Rede Vida. Foram dez anos . Eu não perdia as apresentações!
    Não me conformo que esse valioso trabalho , fique guardado e esquecido! Dois anos se passaram e nada foi feito.
    Peço ao Sr. João Mattar que me informe ,por favor, sobre isso!
    Desejaria uma resposta.O meu E-MAIL é: lumael@oi.com.br Agradeço.
    Tenho 73 anos de idade e sou pianista, eterna admiradora do inesquecível
    Pedrinho Mattar.

  24. Carlos disse:

    Olá.
    Escrevi aqui no seu blog em 7 de abril de 2008.
    Continuo procurando algum DVD do Pedrinho Mattar, mas ainda não encontrei nenhum.
    Se alguém de voces souber onde encontrar, por favor me avisem.
    Abraço.

  25. João Mattar disse:

    Oi, Carlos. DVDs de programas de tv dele gravados servem?

  26. Carlos disse:

    Boa tarde João. Me desculpe o atraso na resposta. Claro que servem.
    São DVD’s do programa Pianíssimo ?
    Consegui baixar com esses programas do tipo Ares e Emule muitas musicas com formato MP3, tocadas pelo saudoso Pedrinho.
    Se alguem quiser eu posso passar os arquivos popr email.
    Aproveito para perguntar se você conhece alguma escola de piano ou professor particular que ensine esse estilo do Pedrinho. Me parece que se chama estilo FLORIDA.
    Quanto aos DVD’s me avise onde e como posso adquiri-los.
    Grande abraço.

  27. João Mattar disse:

    Carlos, deixei os DVDs com a minha tia, irmã dele, vou ver o que ela fez e te aviso – me mande um email – joaomattar@gmail.com. Não conheço escolas que ensinem este estilo, mas ela talvez conheça.

  28. Álvaro disse:

    Olá, gostaria de ver novamente o Pedrinho tocando Carinhoso em varias interpertações dos grande compositores como: – Chopin – Mozart – Beethoven e outros. Se alguém tiver por favor me passe.

    Obrigado!!!

  29. João Mattar disse:

    Oi, Álvaro, eu não tenho, acho que o ideal seria tentar direto com a Rede Viva.

  30. Suely Mattar disse:

    Olá João,
    meus avós paternos (Jorge e Wadhia Mattar) eram primos do Dr.João Augusto. Meus avós batizaram 2 dos seus tios, e seus avós batizaram 2 dos meus tios. Quando crianças frequentavam-se muito. Uma vez, no intervalo de um show, Pedrinho me disse que se distanciou um pouco do convívio da família, por conta da sua carreira. Meu pai comentava que naqueles auros tempos em S.Paulo (moravam na Paulista) e meus avós bem próximo no Paraiso, seu avô tinha um belíssimo carro com placa em ouro com o nome dele, veja só que curiosidade!
    Meu pai faleceu com 91 anos, 2 meses antes do Pedrinho e tinhamos todos um imenso orgulho de tê-lo em nossa família.
    Grande abraço, primo.

  31. João Mattar disse:

    Puxa, que legal. Me mande um email, joaomattar@gmail.com, tenho um primo que está fazendo uma linda árvore genealógica da família e vai adorar conversar com você!

  32. Maria de Lourdes Sá Araújo disse:

    MARAVILHOSO, QUE A REDE VIDA APRESENTASSE SEMPRE, O PIANISSIMO DE PEDRINHO MATTAR,SERIA UM VERDADEIRO PRESENTE , PARA SEUS ADMIRADORES.
    POR ENQUANTO , FICA A SAUDADE DO ADMIRAVEL E QUERIDO PIANISTA.

  33. joão disse:

    Meu amigo, João, o Pedrinho foi um mestre pra mim. Eu tocava teclado e admirava o piano, mas achava muito difícil, fui observando ele tocar, no pianíssimo, e logo fui descobrindo algumas técnicas e vendo que o próprio piano pode nos ensianr muitas coisas quando deixamos nossos dedos e nossa alma entregues a ele, como fazia seu tio.
    Fiquei muito tempo desligado da tv e perdi o costume de assistir ao programa. Há alguns minutos, por acaso, liguei na rede vida e vi um programa “similar ” ao pianíssimo com outro apresentador. Fiquei chocado e intuí na hora do que poderia ter acontecido… Fiquei muito triste ao confirmar que, de fato, ele já não está entre nós… Na correria do dia a dia, com tantas preocupaçoes e problemas p resolver a gente vai se desligando de algumas coisas… Nunca imaginava que não via o pianíssimo ha quase três anos! Se alguém me perguntasse eu responderia que vi o Pedrinho no pianíssimo há uns seis meses, a nao ser que tenha sido reprisado algum programa…
    Enfim, isso e um desabafo, estou sentindo um aperto na garganta e sinto como se tivesse perdido um grande amigo mesmo não otendo conhecido pessoalmente… Ele era uma pessoa muito admiravel, por tudo que ele expressava naquele programa, não só por ser um excelente pianista, mas uma pessoa cativante, engraçado, muito culto… aqueles vídeos que ele passava sobre atrizes com Judy Garland e outras de Hollywood eram sempre um grande presente para mim…
    Como sobrinho, receba o meu muito obrigado por tudo que devo a ele!
    Gostaria de ter contato com voce por email, o meu é: leandroribfreitas@gmail.com
    Grande abraço

  34. João Mattar disse:

    Leando, muito obrigado por suas palavras, meu email é joaomattar@gmail.com

  35. Jether R. Batalha disse:

    João,

    Saudações.
    Satisfação em contactar sobrinho de tão ilustre e magnífico pianista e dócil pessoa.
    O Pedrinho Mattar será eternamente relembrado por quem aprecia a boa música, especialmente piano. É um artista de nível internacional, tão bom quanto Carmen Cavallaro, Liberace e outros.
    Ouvir e vê-lo tocando é revigorante e ajuda a continuar este estilo.
    Toco piano.
    Pelos comentarios de datas anteriores do blog não vejo existência de DVD disponível à época.
    Atualmente já existe(m) DVD’s ou previsão de lançamentos?
    Ainda bem que existe o YouTube para revermos muitas destas pérolas musicais. O som do YouTube é muito bom desde que se tenha um aparelho de som um pouco melhor no computador.

    Grato.

  36. João Mattar disse:

    Jether, obrigado pelos comentários. Realmente, ainda não sei de um DVD disponível, mas há mais vídeos dele sendo enviados pelo YouTube. Abraços

  37. Boa noite, Leandro!

    Vi hj seu comentário neste blog.

    Me apresento a vc como amigo pessoal do grande pianista Pedrinho.

    Estamos eu e dois amigos elaborando um grande projeto para preservação da memória do artista, além de incluir nessa tarefa o compromisso de um feito tão vultuoso quanto a genialidade do homenageado, que pode até ser considerado uma ousadia, pelo desafio de transcrevermos um grande número de arranjos editados na Série Especial Pedrinho Mattar, volumes de I a V se não estou enganado. Desafio tanto na reprodução escrita fiel dos arranjos, tanto como estimular pianistas virtuosos a tocar essas obras de arte.

    A idéia é antiga, mas o pontapé inicial foi dado hoje, em reunião com um parceiro braziliense e grande idealizador/executor de outros feitos igualmente heróicos: Alexandre Dias.

    Assim, neste momento de inspiração em que vemos nosso projeto criando forma, pois tivemos que esperar pelo momento adequado para esse jovem e seu outro colaborador Alexandre Hage (paulistano) se encontrarem em condições de assumir o compromisso, tanto pela grandiosidade do projeto em si e pela segurança deles advinda do “ensaio” na confecção de 6(seis) arranjos já prontos, quanto pela disposição de nosso grupo para o desenvolvimento de todas as fases do projeto, já que o primeiro encontra-se envolvido com outros projetos de sua própria autoria e iniciativa. Desculpe a redundância!

    Nesta fase, em que está pronto o rascunho do projeto, inicio contato com pessoas que possam de alguma maneira colaborar na sua realização, participando da maneira que puderem, como por exemplo no trabalho de pesquisa de dados para a confecção do projeto, que serão necessários para sensibilizar os patrocinadores financeiros do projeto.

    Atuarei como coordenador desse projeto e desde já o convido para colaborar e dividir tarefas com os aficcionados pela arte do magnífico artista, que de onde estiver continuará nos inspirando como fez durante tantos anos percutindo as invisíveis cordas da nossa emoção!

    Toda colaboração é bem vinda, já que todos serão lembrados e citados na formatação final da obra.

    Cordialmente,

    Amilcar Fernandes Neto.

  38. Nadja Falcão disse:

    João Mattar, boa tarde, gostaria de saber como faço para adquirir o cd do Pedrinho Mattar, pois sei q agora está com capa preta e o piano branco do ano de 1983. Tinha a fita, mas perdi. Sou fã dele, pois ele foi um grande pianista da época. Moro em BH será q teria em alguma loja daqui. Aguardo retorno. Nadja Falcão

  39. Nadja Falcão disse:

    A Famíla Mattar, por favor quero saber como adquirir um Cd antigo do Pedrinho Mattar. Moro em BH. Já procurei em muitas lojas e não achei. Descobrir tb o blog do João Mattar deixando uma mensagem pra ele. Quero saber se tem a fita k7 em Cd sei q mudou a capa para fundo preto e o piano branco. Do ano de 1983. Achei vcs no orkut, desculpe a intromissão. Agradeço atenção de todos. Nadja Falcão

  40. helder do amara oliveira disse:

    Sou fã do Pedrinho Mattar desde o tempo que ele era presença recorrente no saudoso programa de Flávio Cavalcanti e tinha alguns discos dele de vinil, porém bem que a familia do musico poderia postar na internet no youtube as musicas do artista ou permitir que a Som Livre comercializasse os CDS dele ou que disponibiize mesmo que fosse gratuito em MP3 downloads das músicas dos LPS do músico para que a pessoa pudesse fazer uma playlist e eram musicas de ótima qualidade , coisa raissima hoje em dia

  41. Samuel Correa Bueno disse:

    A música de Pedrinho Mattar foi presença constante em casa. Meus pais, admiradores da boa música, sempre colocavam gravações dele e procuravam vê-lo quando se apresentava na TV. Quando adulto continuei a assistir seu programa. Quando entrei na Unesp, a responsável pela limpeza de meu departamento, Dona Maria Helena, dividia os mesmos gostos musicais e sempre comentávamos sobre o que viamos no programa semanal de Pedrinho. Um dia, escrevi um e-mail para o programa, pedindo em meu nome e dela, que ele tocasse a peça “A máquina de escrever” de Leroy Anderson que fez parte de seu repertório no passado. Dias depois, ele leu o e-mail no programa e tocou a peça, dedicando ao casal “Maria Helena e Samuel”. Liguei então para o telefone que aparecia no final do programa, para agradecer a dedicatória, uma secretária eletrônica atendeu, eu comecei a gravar a mensagem mas a ligação caiu. Liguei novamente e para minha surpresa, o próprio Pedrinho atendeu. Foi de uma delicadeza e simpatia impar ! Conversamos poucos minutos e pude expressa-lo toda a admiração que tinha por ele. Pedrinho tinha uma identidade músical rara. Suas interpretações tem uma assinatura pessoal que o diferencia de qualquer pianista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>