Acrescentei hoje aqui um link para o blog da Odele, Flavia, Vivendo em Coma.
A história é triste, muito triste: a filha dela foi sugada por um ralo de piscina, no condomínio onde morava, e está em coma há anos!
Mas é uma história comovente, de protesto e mobilização, a história de uma filha linda e uma mãe que batalha, até hoje, para fazer justiça, e continua cuidando da filha linda.
Passem por lá!
Comentários
- Dayanne Simão em Os Mattar no Brasil
- Deise do Carmo Barros em Sócrates (Socrate) – Roberto Rossellini
- Jose Gouveia Portela em Gostar de Platão
- Maria de lourdes nascimento silva em Sócrates (Socrate) – Roberto Rossellini
- Andrea Simão em Os Mattar no Brasil
- Andrea Simão em Os Mattar no Brasil
- Andrea Simão em Os Mattar no Brasil
- Teresinha de Fatima Mattar Barbosa ver em Os Mattar no Brasil
- Neusa em Os Mattar no Brasil
- Luis Mattar N. em Os Mattar no Brasil
- Vitoria Mattar em Os Mattar no Brasil
- José Jorge em Os Mattar no Brasil
- Carlos Mattar em Os Mattar no Brasil
- Carlos Mattar em Os Mattar no Brasil
- Carlos Mattarw em Os Mattar no Brasil
- Rodrigo Kaukal Valladares em Os Mattar no Brasil
- José Jorge em Os Mattar no Brasil
- Vera Lucia mattar cunha em Os Mattar no Brasil
- Jamil Mattar Neto em Os Mattar no Brasil
- joão fernando soares mattar em Os Mattar no Brasil
Tags
7 SENAED 22 ICDE Administração Artes Artesanato Educacional Cinema Ciências Computação EaD Edtech501 Edtech502 Edtech503 Edtech504 Edtech505 Edtech506 Edtech513 Edtech532 Edtech597 Educação EduGames no SL 1.0 Escritos Filosofia Fotografia Futebol Games Gastronomia Geral História Literatura Metodologia Microtutoriais SL MOOCs Música Pesquisa Política Psicologia Reflexões Resenhas Second Life Teatro Teoria Literária Twitter Viagens Video YouTube for EducatorsCategorias
- 22 ICDE
- 7 SENAED
- ABC da EaD no SL
- Administração
- Artes
- Artesanato Educacional
- Boise
- Botecotour
- CE1/2008
- Ciências
- Cinema
- Computação
- Credos e Espiritualidade
- CS 161
- CS 225
- CS Oregon
- EaD
- Edtech501
- Edtech502
- Edtech503
- Edtech504
- Edtech505
- Edtech506
- Edtech511
- Edtech513
- Edtech532
- Edtech597
- Educação
- EduGames no SL 1.0
- Escritos
- Filosofia
- Fotografia
- Futebol
- Games
- Gastronomia
- Geral
- HandBook
- História
- Literatura
- LIU Certificate in Online Hybrid Blended Education
- Música
- Metodologia
- Microtutoriais SL
- Moda
- MOOCs
- OSU Oregon State University
- Pesquisa
- Política
- Psicologia
- Reflexões
- Resenhas
- Second Life
- Teatro
- Teoria Literária
- Viagens
- Video
- VWBPE2011
- Welcome
- XVIII AILC
- YouTube for Educators
Caro João e demais, li atentamente toda a história da Flávia e venho pensando nessa história – pois afinal de contas, qualquer um de nós pode sofrer um dano irreparável e irreversível como ela sofreu, ou melhor, ser acometido de um crime quando menos esperamos. E, também nos darmos conta de que nesta vida estamos sozinhos, ou quase sozinhos…………..pois como diz uma amiga minha: “na hora do problema, todos se afastam”. Infelizmente nossa sociedade chegou a um ponto derradeiro e a individualidade toda conta de todos. E o pior de tudo isso é que a Justiça ainda não decidiu nada. Até quando esperar……………….
João,
Obrigada pela indicação do BLOG de Flavia. Através do BLOg recebi um telefonema da TV Record e fizeram uma reportagem sobre a lentidão da Justiça no caso de Flavia e de modo geral. A matéria ficou muito boa e as cenas com Flavia ficaram lindas. Passou no Jornal da Record de 3a.feira, 27 de Março. É preciso protestar contra essa lentidão e o BLOG já está me ajudando nisso.
Um abraço,
Com carinho,
Odele
Puxa, que legal, não assisti. Você não tem gravado (digital)? Seria legal se pudéssemos assistir na Net.
Oi João,
Desculpe, sua pergunta foi colocada aqui há uma semana. Sim, tenho a reportagem gravada. Quando você quiser ver, está às ordens.
Odele, na verdade o que eu queria saber é se ela está digitalizada, assim você poderia, por exemplo, colocar na Internet para mais pessoas assistirem, desde que não haja problemas de direitos autorais com a emissora.
Esta é uma circunstância das mais delicadas e que envolve muitas dimensões de nossa existência. Um paciente em coma, só mantendo vida vegetal, precisa ser regado diariamente várias vezes por dia, senão a plantinha se vai. Como médico imagino os cuidados intensivos que a Sra. deve dedicar à sua filhinha para mantê-la “viva”. Coloco entre aspas, pois sua humanidade já se perdeu. Com todo o respeito que esta situação nos obriga a dignificar eu lhe pergunto: “Dona Odele a Sra. a mantém nesta condição por ela – que se tivesse consciência certamente sentir-se-ia constrangida de assim ser vista por todos -, ou pelo seu apego a este corpo material? Não seria melhor mantê-la viva somente em sua própria consciência? O exemplo que a Sra. está dando é de nobreza duvidosa. Seria isso um verdadeiro amor?
Dona Adele eu sou espiritualista (não-espírita) e não confesso nenhuma religião determinada. Pense no espírito de sua filha aprisionado numa gaiola vegetal. Não seria mais justo e despojado, tanto para sua filha quanto para a Sra. libertá-lo. Pela Lei de Ação e Reação sua filha, nesta condição, já deve possuir um espírito de Luz que não merece mais manter-se assim em função de seu apego.
Sei que estou lidando com algo grave e polêmico. Este é o capítulo do Bem Morrer, a Eutanásia. Não estou sugerindo que a Sra. encerre o coma de sua filhinha drasticamente e de maneira ativa. A Natureza é sabia. O ser que foi Humano e entra em coma tem seu caminho facilitado para sair desta situação mórbida. Deixá-la por conta de seu mal a levará suave e rapidamente para as alturas. É uma forma de Ortotanásia. Do ponto de vista legal e jurídico pode ser condenado. Mas, nossas leis humanas falham. Se a Sra. não for espiritualista pense apenas do ponto de visto ético-moral. Mostrá-la assim como está seria bom para ela, sua filhinha, ou para a Sra. que está se torturando numa ação de discutível moralidade. Aceite que Flávia já está a meio caminho da dimensão divina. Solte-a. Não espere nada da “Justiça” dos homens.
Adalberto, brinde-nos com um pouco de referências sobre a corrente da Bioética que você menciona.
Mano João e demais blogueiros o, para mim, autor mais corajoso, consistente e direto que conheço na Ética prática em geral, chama-se Peter Singer, filósofo australiano, a cujos escritos não temos o direito, penso eu, de ficar indiferentes, apáticos, up the wall. Recomendo a leitura de seu VIDA ÉTICA (Rio de Janeiro: Ediouro, 2002). Trata-se de uma coletânea de seus textos sobre temas essencialmente os mais incomodativos à nossa consciência ético-moral.
Que pena! Parou por aí.
Prezada mãe… que Deus cubra a ti e atua filha com a graça divina, conforto espiritual e força para gritar a tua dor até o fim de tua jornada.
Minha mensagem, é que continue marchando e lutando… desejo que as autoridades brasileiras se compadeçam desta mãe que tem sua filha flávia em coma… uma criança linda antes da tragédia e hoje uma moça ainda linda a merc~e de um leito quando poderia está produsindo e vivendo uma vida ativa em benefício de uma sociedade construtiva… Entretanto flávia dorme, Flávia dorme no berço da eterna inocência, enquanto sua mãe vive o dilema de ver a vida de sua filha interrompida por conta da omissão e negligência que ainda se faz presente neste país… Líderes!? Onde estão? escutem o grito desta mãe, com certeza tem mais peso do que a tinta, mas peso do que a caneta… vamos ajudar essa jovem a se recuperar, a familia a se reconfortar… ainda a tempo, ‘afinal só fazem 10 anos…”
Mãe, sucesso para você e sua filha Flávia e que Deus abençõe vocês.
Mãe, sua filha, uma criança, hoje uma moça foi vítima da irresponsabilidade e impunidade que envolve este país.Hoje li no jornal , que 10 anos se passaram e Flávia está viva.Vc mãe é uma heroína, pois como disse ,os amigos não gostam de tragédias longas; se afastam.
Mas vc está iluminada por um contingente de amigos, solidários, que nem lhe conhecem , mas estão ao seu lado e da Flávia. Saiba que Flávia tem uma missão e a está cumprindo e vc terá sempre muita força, para estar ao seu lado nestes momentos.Estou com vc amiga, mãe, ´lutadora.
Com carinho
Mãe,que DEUS te faça justiça.Sim,porque só JESUS tem o poder de salvar a tua fiha do leito,e de dar a salvação.Mãe pegue e bíblia e comece a ver os milagres,as curas que JESUS fez quando andou na terra.Só creia que so JESUS é poderoso para fazer muito mais do que pedimos ou pensamos é assim que a sua palavra diz.DEUS te abençoe,e de a cura para a sua filha,e salvação chegue na sua casa.BJSSSSSSSSSSS
A Palavra do senhor diz que JESUS veio para dar vida e vida,com abundancia.DEUS é fiel para cumprir só depende de nos mãe,temos que obdecer a sua palavra.Vou orar por vcs,para que JESUS chegue com a cura.O SENHOR ESTÁ LONGE DOS PERVERSOS,MAS ATENDE Á ORAÇÃO DOS JUSTOS.PROVERBIOS 15:29 ….bJSSSSSSSS