Monstros e abismos

[photopress:DINOS012.JPG,thumb,vazio]

“Quem deve enfrentar monstros deve permanecer atento para não se tornar também um monstro. Se olhares demasiado tempo dentro de um abismo, o abismo acabará por olhar dentro de ti.”

NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal (ou prelúdio de uma filosofia do futuro). Trad. Márcio Pugliesi. Curitiba: Hemus, 2001. Aforisma 146.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Filosofia, Reflexões. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

4 respostas a Monstros e abismos

  1. Wanderlucy disse:

    Corremos o risco de apenas o mal tomar conta da gente ou o mesmo pode ocorrer com o bem? O que o Nietzche diz sobre isso?

  2. adalberto disse:

    Lucy penso que o Bem e o Mal caminham sempre juntos. Ora um está ativo e o outro inativo. E, ambos oscilando neste continuum. A polaridade oposta de ambos, creio eu, seria a apatia. Somente a leva ao Paraíso aquele que também tiver o poder de levá-la ao Inferno – caso comum no funeral do casamento -. Isto lembra o final do Huis Clos do ateu Sartre. Mas, lembra também a concepção una de Deus/Diabo, o Abraxas, do místico Hermann Hesse.

  3. Wanderlucy disse:

    Isso não lembra também os crimes passionais?

  4. adalberto disse:

    Sem dúvida Lucy. Amor e Ódio não se desgrudam. E são simétricos. E penso que as situações-limites não permitem à Razão Humana qualquer escolha. Aliás, como já escrevi em outro lugar, não acredito em livre-arbítrio, portanto, não há para mim escolha livre. Somos marionetes de forças psíquicas poderosas que nos comandam imperiosamente. Basta haver a circunstância propícia, para o Bem ou para o Mal, e está feito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>