Controle o Tamanho do Grupo

Caros colegas:

Estive relendo O Aluno Virtual e achei esta passagem interessante para as discussões que temos tido por aqui:

“Outro fator importante sobre o qual as instituições têm algum controle, e que se relaciona à capacidade de desenvolver a comunidade, é o tamanho do grupo. Os professores, em geral, perguntam qual é o número ideal de pessoas para a construção da comunidade em um curso on-line. Como professores on-line experientes, nossa impressão é de que o número fica entre 20 e 25 pessoas. Os professores novos nesse meio, ou que estejam lecionando pela primeira vez, não deveriam ter mais do que 15 alunos. Infelizmente, esse número parece extremamente baixo para os administradores, que continuam a acreditar que a aprendizagem on-line trará quantidades significativas de dinheiro para a instituição se o número de alunos matriculados for alto. No entanto, esse é um grave erro. Como observamos, os alunos buscam a conexão e um alto grau de interação com os professores e seus colegas. Quando há muitos alunos em uma turma, eles não se sentem ouvidos e podem ficar perdidos, da mesma forma que se sentiriam em uma palestra muito longa. Além disso, conforme cresce o número de alunos, a carga de trabalho do professor cresce exponencialmente, causando atrasos maiores na resposta aos alunos e a impossibilidade de manter-se atualizado no fórum de discussão. O resultado? Os alunos poderão sentir-se menos inclinados a continuar no curso ou a fazer outro.

[...]

No geral, embora isso não seja muito do agrado dos administradores, achamos que os grupos pequenos funcionam melhor. Além de criar uma carga de trabalho mais administrável para o professor, esses grupos sustenam o processo de construção da comunidade e minimizam a sobrecarga de informação para todos, aumentando a percepção da qualidade do curso por parte dos alunos, que se sentem valorizados.”

(PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Trad. Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 142-143)

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

3 respostas a Controle o Tamanho do Grupo

  1. João Mattar disse:

    Na Escócia, os professores unidos lutando por classes de 20 alunos.

    Teachers’ threat over class sizes
    http://news.bbc.co.uk/1/hi/scotland/6637407.stm

  2. Joao Mattar disse:

    O ABRAED 2007 mostra, nas páginas 95-97, que o índice de evasão de cursos online é diretamente proporcional ao número de alunos por turma, professores e profissionais de apoio. Ou seja, quanto maior a proporção de alunos, maior a taxa de evasão.

  3. Joao Mattar disse:

    Quando reclamo dos projetos de EaD que jogam 100, 200, 300, 400 alunos para um tutor, na mesma turma (acabando com a idéia de turma), muita gente me diz: mas não tem jeito, neste mundo capitalista, você conhece alguém que está fazendo EaD diferente etc.
    Bem, nas minhas viagens pelo Brasil tenho descoberto muita gente que faz EaD diferente. Ontem, em palestra no Mackenzie, a coordenadora de EaD, Solange Giardino, defendeu um número limite de 40 alunos por tutor. A Unisa, por onde passaram Mauro Moreno, a Gina e a Doralice, parece que também não jogava centenas de alunos para cada tutor. E assim por diante.
    Enfim, a gente se conforma com o nosso algoz e fica achando que todo mundo tem um por aí, que nossa situação é normal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>