Enciclopédia da Vida

[photopress:home_splash_earth2.jpg,full,vazio]

EOL – The Encyclopedia of Life.

Projeto colaborativo que se propõe a organizar todas as informações-chaves sobre a vida na Terra.

Inaugurando a seção Ciências, por sugestão do professor Adalberto!

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Ciências. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

6 respostas a Enciclopédia da Vida

  1. adalberto disse:

    Obrigado, João. Penso que seja uma seção que mereça um olhar à parte. Entretanto, não acredito que a Ciência (ou a Razão) explique, ou vá, um dia, explicar tudo. Aliás, cada vez acredito menos. Nesse sentido recomendo o livro de John Horgan, “O fim da ciência” (São Paulo: Cia. das Letras, 1998). Horgan publicou-o em 1996, portanto, há mais de dez anos já estava assinando o Atestado de Óbito da Ciência. Em todo caso, muita matéria interessante ainda é divulgada nesta falida área.

  2. adalberto disse:

    Por outro lado, a Tecnologia, que a meu ver é mais Arte que Ciência, não pára de surpreender-nos com suas invencionices. Isto me faz lembrar o Pato de Vaucanson, um autômato que comia, digeria e exonerava (v. A história dos autômatos). Também de A máquina de xadrez, de Robert Löhr (Rio: Record, 2007). Engenho de alta tecnologia criado pelo Barão Wolfgang von Kempelen, de Viena. Mas, não podemos esquecer do anãozinho que ficava escondido dentro da maquinária, de nome Tibor Scardanelli, que era realmente um craque no jogo.

  3. Wanderlucy disse:

    Mas, Adalberto, você acha que a ciência tem a pretensão de explicar tudo? Como explicar algo que está em constante mudança e desenvolvimento?
    Eu, pessoalmente, acredito que a ciência seja o melhor caminho para compreendermos um pouco do mundo que nos cerca e, assim, tentarmos viver melhor.
    Você falaria um pouco deste livro do Horgan, chamado o “Fim da Ciência”. Talvez seja pre-conceito da minha parte, mas o título já me soa de extremo mal gosto. Ou é um título que sugere provocação? O que é o fim da ciência? Voltarmos pro mundo das trevas?

  4. Wanderlucy disse:

    Faltou um ponto de interrogação: “Você falaria um pouco deste livro do Horgan, chamado o “Fim da Ciência”? (se não for pedir muito! rs)

  5. adalberto disse:

    Sim, Wanderlucy, eu tenho certeza que a Comunidade Científica tem esta pretensão. Senão como entender a arrogância, a prepotência e o autoritarismo de quem fala em seu nome. Estou em casa e o livro do Horgan está em meu consultório. Assim que o tiver em mãos faço uma mini resenha dele. O título do livro é marquetagem sem dúvida. Aliás, Horgan é um jornalista não tendo autoridade para enunciar este féretro.
    baci per tutti

  6. JUREMA TERIN disse:

    Comentar tamanho misterio?Oque voce sentiu quando esta imagem lhe apareceu em tamanho máximo? vamos buscar com a ciencia ,inteligencia,genialidade de alguns por todo o tempo que tivermos…ficaremos mais sábios e…sem conclusão formada. desculpe ,não sou da esquerda, j.TERIN

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>