Formação Continuada do Professor – Wanderlucy Czeszak

Formação Continuada do Professor
Wanderlucy Czeszak

Este projeto de formação continuada do professor é uma proposta passível de ser aplicada a qualquer instituição de ensino, que consiste na criação de um ambiente virtual com o objetivo de promover a interação entre os docentes de maneira a possibilitar a troca de experiências entre os mesmos.

Esta proposta foi inspirada num ambiente on-line chamado Tubarão, existente há algum tempo atrás na Universidade Anhembi Morumbi, criado pelo Prof. Maurício Garcia, na época vice-reitor daquela instituição. A diferença básica entre o Tubarão e esta proposta é que enquanto aquele ambiente permitia o acesso de professores e alunos da instituição, este, como é voltado para a formação continuada de professores, é de acesso exclusivo dos professores. Além dessa diferença básica, temos neste ambiente proposto especificidades didático-pedagógicas que serão apresentadas e discutidas mais adiante.

Esse contato entre os docentes por meio de uma formação continuada tem se tornado fundamental para o aprimoramento desses profissionais e uma conseqüente melhora em seu desempenho profissional frente à tendência do professor de se isolar devido ao perfil solitário de sua atividade, bem como à insegurança provocada pelo aparecimento constante de novos paradigmas educacionais e pela existência de alguns problemas freqüentemente observados, como: pouca interação que resulte em construção de conhecimento, dificuldade de comunicação entre professor e aluno, ausência de objetivos em comum, dificuldade em motivar os alunos, dificuldade em conciliar recursos midiáticos com conteúdo do plano de ensino etc.

Além disso, a ausência de formação didático-pedagógica para professores universitários tem se tornado um obstáculo cada vez mais sério para o bom desempenho do professor. Como seu papel em sala de aula tem mudado consideravelmente, passando de proprietário do saber a uma figura que deve caracterizar-se, sobretudo, pela sua capacidade de atuar como mediador, provocador de discussões, estimulando o aluno a pesquisar, a ir além daquilo que é apresentado em sala, o perfil do professor que reproduz a aula que ele assistia quando era aluno já não condiz com a realidade atual, na qual somos pressionados a mudar nossa performance, por conta das mudanças ocasionadas pelo surgimento de novas formas de apreender o mundo à nossa volta.

A proposta do desenvolvimento da formação do professor de maneira continuada justifica-se pela importância de uma interação entre os professores que possibilite a troca de experiências relacionadas ao seu cotidiano, tanto no que diz respeito às suas funções enquanto educador, como também à sua atualização sobre eventos, livros artigos etc., tanto concernentes ao universo educacional como no âmbito geral.

A vantagem de uma proposta de formação do professor oferecida a distância, em um ambiente on-line, além da comodidade da flexibilidade de tempo e espaço, possibilita uma participação assíncrona, isto é, o professor participa quando melhor lhe convém, lendo o conteúdo disponível no ambiente e intervindo de maneira mais reflexiva, por meio do uso de fóruns de discussão.

O ambiente on-line ora proposto poderá adequar-se a qualquer plataforma on-line, além de adaptar-se às características e necessidades de cada instituição.

Dois personagens atuarão neste ambiente de formação continuada: o mediador e o professor participante. O mediador será um professor voluntário com revezamento periódico, cujas funções serão inserir e disponibilizar textos para substanciar as discussões, estimular a participação e provocar debates. Como a proposta é de um ambiente colaborativo, o professor participante também poderá inserir conteúdos e criar novos fóruns. Tanto o mediador como o professor participante poderá inserir conteúdos no ambiente.

Diversos fóruns de discussão (debates assíncronos, possibilitando discussões mais reflexivas) deverão ser disponibilizados ao mesmo tempo, com temas que atendam aos interesses dos professores participantes. Tais fóruns poderão ser divididos por áreas temáticas, que poderão abordar qualquer tema (profissional, lazer etc.).

Além desses fóruns de discussão, poderá haver lista de eventos acadêmicos (encontros, congressos, colóquios etc.), artigos e textos para leitura e download, dicas de livros, filmes etc., além de divulgação de informações da instituição, com o objetivo de manter o professor sempre atualizado e sentindo-se participante de uma dada comunidade.

A freqüência do professor nos fóruns de discussão não tem, a princípio, necessidade de qualquer tipo de controle, já que o objetivo é fazer com que o professor participe, e dialogue com seus pares. No entanto, caso haja interesse da instituição, poderão ser criados fóruns com temas específicos, nos quais a freqüência poderá ser computada para fins de treinamento, capacitação e avaliação docente.

Esse ambiente on-line de formação continuada do professor, dependendo das necessidades da instituição, poderá, inclusive, desempenhar papel complementar ao trabalho de formação presencial que, por ventura, já estejam sendo desenvolvidos e aplicados.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>