Ciências Sociais – Regina Célia Pedroso

PENSAR O MUNDO A PARTIR DA REFLEXÃO CRÍTICA
Profa. Dra. Regina Célia Pedroso

O mundo atual requer, mais do que nunca, um olhar aguçado acerca da realidade que nos cerca. Compreender as dimensões sociais em suas múltiplas facetas pode nos tornar seres humanos mais preparados para enfrentar as dificuldades vindouras. É a partir desta colocação inicial que quero instigá-los a pensar a importância das ciências sociais nos currículos de todos os cursos universitários. Não se trata aqui de querer impor uma matéria como obrigatória ou coisa que o valha; mas sim indagar sua importância para a formação intelectual e prática, já que propomos observar as ciências sociais a partir de fatos concretos, inseridos no cotidiano, e que fazem parte de nossas vidas.

Sociologia, Antropologia, História e Política – ciências afins que compõem uma gama diversa de reflexões. Cada uma comportando métodos e técnicas próprias contribuem de forma diversa para o pensamento crítico e para a reflexão. Mas afinal porque é importante para o ser humano possuir visão crítica? As ciências sociais proporcionam o estudo exaustivo do fato analisado, visando extrair de sua análise a conclusão acertada, com o intuito unicamente de compreender o fato, qualquer que seja ele. Essa análise, passível da utilização de métodos variados, objetiva a aproximação com a verdade, mesmo sabendo que a verdade absoluta não existe. Assim, a interpretação do fato, engendrado em um olhar subjetivo é passível de várias interpretações. Sendo a mais válida, aquela que apresenta o método mais aceito no momento.

A interpretação da realidade assim nos é dada de momento a momento, podendo ser alterada a partir das provas e conclusões apresentadas. As ciências sociais são por excelência subjetivas – cabendo ao analista apresentar suas provas e convencer a todos de que sua interpretação é a mais adequada. Esse ponto nos opõe às ciências exatas, que tem por busca a verdade ou a objetividade.

O pensamento crítico, por sua vez, importante dentro da análise subjetiva, traz o posicionamento do autor frente ao fato analisado, podendo este trazer novas interpretações e questionamentos, permitindo-nos uma melhor compreensão do mundo em que vivemos. A importância da visão crítica está acima da religião, da política ou mesmo dos pré-conceitos que somos portadores. Observar a realidade social a partir do posicionamento isento e científico é importante para que possamos tomar consciência e tomar partido.

No mundo atual somos bombardeados por informações provenientes de todos os meios. A Internet, a televisão, o rádio, os meios impressos, o cinema, enfim; imagens e palavras que cruzam fronteiras terrestres e disseminam o meio em que vivemos. Como saber selecionar o que vemos e o que lemos? Como interpretar essas informações? E, como interagir de forma construtiva ou mesmo tomar posição frente à análise verificada? Essas interrogações são comuns no meio universitário, no qual jovens sedentos de informações e instigados a criarem uma interpretação do mundo buscam desesperadamente respostas para os problemas apresentados.

Primeiramente temos que lançar um problema: o filtro da informação. Saber selecionar o que se quer conhecer. A seleção das informações deve ser criteriosa: fontes confiáveis e assinadas (saber quem é o autor da informação), pode ser um primeiro passo para a coleta da informação. Seguindo-se da análise isenta a aplicação de conceitos ou métodos conhecidos da ciência afim. Talvez nesta parte o que mais cause estranheza ao estudante seja justamente o compartilhamento das etapas até que se chegue à interpretação. Porém, é de suma importância esse trajeto metodológico, pois é este que diverge de análises feitas a priori ou mesmo baseadas no senso comum.

O que diferencia a interpretação sociológica do posicionamento do senso comum é justamente o método aplicado. E, cabe aqui observar a importância da análise científica, pois ela nos leva a quebrar preconceitos ou realizar conclusões apressadas. E, sabemos também que na atualidade a rapidez dos meios midiáticos cria a necessidade do julgamento rápido, o que pode nos conduzir ao erro.

Num segundo plano cabe mencionar o juízo de valor ao analisar qualquer fato social. Somos portadores de posicionamentos os mais variados possíveis, desde nossa formação intelectual, social, educacional, religiosa e política – podendo chegar a interferir no julgamento isento do fato analisado. Esse item é de grande relevância, pois muitos trabalhos analíticos pecaram justamente por conduzir análise a julgamentos preconceituosos. E cabe a autocrítica como forma de exercitar-se intelectualmente, inibindo assim essas influências negativas. A imparcialidade é sem dúvida o ponto alto de qualquer interpretação social, qualquer que seja ela.

E, num terceiro plano para a elaboração de análise científica cabe lembrar a utilização das teorias, métodos e conceitos; importantes em todas as áreas do conhecimento e imprescindíveis em ciências sociais. Varias são as teorias em cada área específica que o cientista pode aplicar, cabendo somente a ele a melhor escolha.

Cada uma das ciências sociais possui contribuições diferentes para a compreensão do mundo. A Sociologia propõe analisar fatos sociais, buscando seu desenvolvimento e influência destes na vida das pessoas; a Antropologia objetiva compreender a cultura humana, em toda sua diversidade, ressaltando o modo de vida, forma de pensamento e comportamentos; a História investiga a gênese dos acontecimentos, possibilitando-nos compreender melhor quem somos hoje em virtude de nossos antecedentes; e a Política, que investiga as manifestações coletivas e as formas de organização do homem visando à administração pública. Todas essas ciências têm por base a reflexão crítica: tomada de consciência.

A consciência crítica é importante frente à complexidade em que vivemos. A escolha, as opções, o comprometimento profissional – tudo que fazemos inter-relaciona com o outro – e afirma que não estamos sozinhos e que a interação é primordial em qualquer ambiente coletivo. Assim, quanto mais “visão crítica”, mais aptidão tem o Homem frente ao mundo que o rodeio, e assim pode facilmente tomar decisões acertadas.

As ciências sociais tornam-se assim primordiais para o estudante universitário, trazendo formas de pensamento que podem ser utilizadas em qualquer área profissional ou mesmo pessoal. O engenheiro ao planejar uma grande obra, o administrador ao analisar as mudanças no mercado de trabalho, o médico ao diagnosticar e tratar um enfermo – todos utilizar-se-ão da reflexão social, queiram ou não, para traçar as estratégias de sua profissão – o primeiro terá que observar o impacto populacional, viário ou mesmo contratar mão-de-obra; o segundo analisar as mudanças sociais e a migração de trabalhadores em área profissionais diversas; e o terceiro terá que ter sensibilidade ao recomendar determinado tratamento. Essa interdisciplinaridade é essencial em qualquer área profissional necessária para a boa formação de cidadão.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Administração, Ciências, Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

18 respostas a Ciências Sociais – Regina Célia Pedroso

  1. Jonathan disse:

    Gostei do texto.
    Concordo com o texto, muito interessante.
    Devemos criticar as soluções dadas com novas propostas, discussões e provas.
    O senso crítico tanto ao universitário como ao profissional é necessário, independente da área de atuação e a reflexão é um consequencia.

  2. Juliana Souza - Eng Civil / 6º Semestre disse:

    Concorto com o texto, a visão critica das situações que nos deparamos é essencial para uma melhor tomada de decisões, seja na vida acadêmica, profissional ou pessoal. Vivemos num mundo rodeado de informações e formas de pensar diferentes, cabe a nós analisar e seguir um caminho ou inventar um caminho diferente, para vivermos da melhor forma possível.

  3. Rogério de Jesus disse:

    Esse texte me mostrou um outro ponto de vista sobre as ciencias humanas, eu ja vinha refletindo um pouco sobre as informações que nos chegam, no sentido de que é muito facil alguem colocar uma mentira e nos leitores aceitemos como verdade.

    Eu vinha questionando o quanto é dificil escolher um livro para ler, por que a final, sobre qual assunto eu tenho cede de conhecimento.

    Hoje em dia temos tantas informações que isso chega a confundir.

    Logicamente tenho que pensar um pouco mais no assunto para ter uma posição satisfatoria.

    É isso!!!

    Forte Abraço.

  4. ernesto mouraõ disse:

    Concordo com a visão do texto pois temos muitas informações para serem analisadas a ciências socias é fundamental para nos ajudar á interpretar e analisar essas informações tanto na vida profissional,na vida acadêmica ou pessoal pois nos ajuda a ver as coisas de outro modo ativa o nosso senso critico

  5. Izildinha Regina Borges disse:

    Achei muito interessante o texto, mas uma parte me chamou mais a atenção:

    “As ciências sociais são por excelência subjetivas – cabendo ao analista apresentar suas provas e convencer a todos de que sua interpretação é a mais adequada.Esse ponto nos opõe às ciências exatas, que tem por busca a verdade ou a objetividade”.

    Por este motivo e que acho que todas as áreas (exatas, biológicas….)tinham que estudar também as ciências sociais, pois este fato de subjetividade, de ter que expor sua opinião é importante para todo futuro profissional, pode ser de qualquer área, pois em nossas vidas profissionais poderemos nos deparar com situações não só de nossas áreas específicas, e se estivermos preparados, poderemos enfrentar diversas situações, tomando assim, a melhor decisão.

  6. Jair D. Fernandes disse:

    Sim. O texto traz um conteúdo muito bom! Para nós temos uma linha de raciocínio mais lógico, temos que estar integrados nos acontecimentos nas participações de debates nas mais variadas áreas.
    Onde se ramifica diversas maneiras de se pensar dando-nos mais capacidade de analogia e tendo assim uma qualidade de vida melhor não só na vida proficional mas também na vida particular.

  7. marcelo regis baptista disse:

    Parabéns Regina pelo texto elaborado.
    Eu concordo com os comentários dos colegas que participaram, entretanto eu vejo que a cada ano que se passa, as coisas estão tomando formas e rumos diferentes e isto abrange tudo que está ao nosso redor, o gama de informações, cobranças, metas e objetivos que buscamos intensamente e a todo instantes, nós faz pensar muitas vezes que lado devo seguir?que caminho percorrer?. Por isso entender o estudo da ciência humana nó traz uma visão lógica diferenciada e compreensiva para cada momento.

  8. Joao Mattar disse:

    Acho que vocês estão sendo muito bonzinhos com a Regina!
    Será que existe mesmo uma “conclusão acertada”, principalmente quando estamos no terreno das ciências humanas?
    Será que tem sentido falar de “verdade” em ciências humanas, mesmo pressupondo que a “verdade absoluta” não exista?
    Seria nosso objetivo, em ciências humanas, convencer alguém de que a nossa interpretação é a mais adequada?
    Existe efetivamente posicionamento isento e científico em ciências humanas, ou em qualquer ciência?
    Mas, independente dessas provocações todas, Regina, você não poderia desenvolver um pouco mais as diferenças entre as Ciências Sociais?

  9. Jair Mateus disse:

    Falar sobre ciências sociais sem um objetivo claro, mostra sem duvida sua importância, de saber se comunicar e interpretar, não só informações de livros textos, mais o foco principal que é o ser humano, em todas as áreas profissionais têm o elemento humano então por dedução lógica tem se ciências sócias.

    Só que a diferença é a quantidade que ela é necessária, deixo bem claro sou a favor das faculdades ensinarem esse tipo de conhecimento, mais em casos de um fórum tem que ter um foco central.

    Em exatas como citado no texto, Engenharia para ser mais claro no meu comentário o fator humano era tratado como ferramenta para chegar ao objetivo final, gerando assim até alguns anos atrás seres meio-humanos (pego a expressão do Prof. João Mattar), com as mudanças dessa era da informação, a comunicação mais que necessária, então vemos claramente o objetivo de uma faculdade dar tais matérias (ciências sociais).

    A falta de prestigio dessa matéria, no meio das pessoas que estudar em qualquer área de exatas, é uma reação natural, pois o estudo da comunicação do ser humano não é e nunca será portador de uma verdade única.

  10. Hello
    I would like to send you an email. Can I please have your email address?
    Thank you
    Howard

    Hello
    Eu gostaria de emitir-lhe um email. Posso eu por favor ter seu email address?
    Obrigado
    Howard

  11. Alex Wesley disse:

    Também concordo com o texto. Apesar de sempre admitir que “algumas matérias” da área de humanas, não deveriam fazer parte do currículo de um curso de exatas, esse texto nos mostra o quão é importante se estudar as ciências sociais. Isso impulsiona as pessoas a tomar iniciativa e saber qual o melhor caminho a seguir. Talvez seja a partir desse ponto que se inicia o crescimento profissional e social de cada aluno Universitário.

    Obrigado.

  12. Lucas L. Lippi disse:

    Nos dias de hoje é necessário que haja uma ênfase na parte social, para que possamos ter uma ampla reflexão de tais fatos, dando inicio nessa área a partir da formação acadêmica.
    Interferindo diretamente para decisões tomadas por nós, buscando sempre a verdade ou a objetividade.
    Sabendo adquirir conhecimento das opiniões que nos acrescentam em algo construtivo, excluindo opiniões fúteis.
    Há a necessidade da visão critica, para a interação em qualquer lugar ou situação que encontremos, na busca de tomar as decisões corretas.

  13. Felipe C. Antunes disse:

    Acredito, que Ciências Sociais abre incógnitas que tornam inviável uma objetiva atitude, pois como o texto incrementa, independente dos meios de informação ou analise pró critica, a medida tomada nunca haverá de ser a mais exata e podendo a mesma mudar constantemente com o acréscimo de informação gerado pelos fatos que ocorrem no presente, não podendo assim estabelecer um paradigma de solução de questões, o que cada vez mais é requisitado no cotidiano de um mundo globalizado e dinâmico.

  14. Maria Aparecida Sella (Sellamari) disse:

    Concordo com o texto e digo mais, eu fiz o curso de Ciências Sociais e vejo quanto esse conjunto de conhecimentos facilitam-me a análise da realidade buscando ferramentas das diversas Ciências que fundamentam os conhecimentos produzidos nas diversas Ciências ao longo de toda história da humanidade. O que acontece é que a mundialização consumista vem se sobrepondo às pessoas e tudo parece ficar no mesmo plano, quando na verdade deveríamos colocar os valores acima dos números. As Exatas são profundamente sociais, mas nos cursos das Exatas os cálculos reinam absolutas, como se nao somássemos a qualidade à Vida! Gostei muito do texo. Parabéns!

  15. Anderson disse:

    Gostei de ler o texto. Vou fazer o curso de Ciências Socias ano que vem. Estou ansioso para aprender o que o curso tem para me oferecer. Espero fortalecer a capacidade de autocritica para não acabar tomando decisões rápidas, que possuem chances de erro, o que acaba conduzindo também a uma atitude errada, preconceituosa. Sou jovem e tenho muito o que aprender sobre as diversas relações sociais. Ouvi muito aquele velho ditado “Cuidado onde pisa”. Todo ditado é velho, mas tudo bem… Será que as ciências socias poderiam me ensinar “Onde devo pisar”?

  16. Danton disse:

    Muito bom!
    O texto me ajudou a ser mais crítico, analítico e pretendo acertar mais.

  17. osmam carvalho disse:

    alguem poderia me ajuda ????

    tem essa pergunta pra responder …

    POR QUE AS CIÊNCIAS SOCIAIS BUSCAR DESENVOLVER PENSAMENTOS CRITICOS ?

    trabalho de sociologia

  18. Clebia da silva jota disse:

    O texto nos mostra,como devemos lidar e ter alguns cuidados, nos mostram também a importância de uma boa leitura antes, de qualquer coisa.. pois acima de tudo devemos saber oque estamos lendo, e interpretando no meio da leitura.. e no texto nos mostra exatamente isto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>