Em 29/08 o Read/Write Web publicou o artigo 10 Must Have Online Office Apps, assinado por Josh Catone, que eu quero resumir e comentar por aqui.
Uma aplicação Office on-line, em resumo, traz para a Web vários aplicativos que costumamos utilizar em nossos PCs. O artigo faz a seleção das melhores.
O mais comum é o processador de textos. Tenho utilizado o Google Docs para a produção de textos sozinho ou em grupo. Ele não tem todos os recursos do Word, então muitas vezes preciso trazer o arquivo de volta para o PC (mas é tudo muito simples), mas para não ter que ficar carregando CDs e pen-drives daqui para lá, e para trabalhar em grupo, é 10. O artigo cita também o ThinkFree, que ainda não testei.
Dentre as planilhas, o artigo cita a Zoho Sheet.
O artigo reclama que não há aplicações para apresentações que exportem em ppt. O Google lançou recentemente uma aplicação de apresentação no seu pacote, mas ainda não testei. O artigo cita 3 aplicações: Spresent (exporta em flash), SlideRocket (você pode controlar a apresentação remotamente para múltiplos leitores) e Zentation (permite a sincronização de vídeos com slides de PowerPoint).
Dentre os calendários, o artigo escolhe Spongecell.
Como email, a escolha é o Gmail, que combinado com Google Apps pode funcionar para toda uma empresa, mas é também citado o Sproutit Mailroom, que pode ser bastante útil para empresas.
Entre os Groupwares, a escolha é o Basecamp, que possui uma ferramenta para escrita colaborativa, o Whiteboard.
Para guardar arquivos, há diferentes categorias. São citados: Omnidrive, uma solução online completa; Fluxiom, para administração de arquivos; e senduit, para enviar rapidamente arquivos pesados – alguém já usou este aqui?.
Dentre os leitores de RSS, é escolhido o pouco conhecido Newshutch, com um design minimalista que deverá agradar ao professor Wilson Azevedo, e todos aqueles defensores do minimalismo tecnológico.
Dentre os administradores de contatos, é escolhido o Highrise, que pode ser compartilhado por grupos e que possui o “Cases,” grupos de informações sobre as suas interações com seus contatos.
Por fim, entre as inúmeras opções de To-Do Lists, é citado o The Online CEO, que transforma as suas prioridades em um jogo no qual você tenta fazer o máximo de pontos em um dia – vou testar logo logo!