Era uma vez na América

Eu tinha assistido a Era uma vez na América (lançado em 1983) há muitos muitos anos, mas tinha uma lembrança muito forte do filme, e neste fim de semana deu vontade de ver filme de gangster, então aluguei em DVD.

[photopress:onceuponatimeinamerica.jpg,full,vazio]

O clássico dirigido por Sergio Leone é longo (quase quatro horas de duração), mas a primeira versão lançada nos Estados Unidos tinha pouco mais de duas horas, e foi um fracasso (na Europa o diretor conseguiu lançar o filme na versão mais longa, que então se tornou o padrão, tendo sido ainda mais estendida para vídeo).

O filme conta a história de várias gerações de uma gang em Nova Iorque, com várias idas e vindas no tempo, cujos líderes são Noodles (Robert De Niro) e Max (James Woods), que conhecemos desde crianças até a velhice. Mas além da história da violência, contrabando etc., o filme é também uma história de uma relação muito rica (e conturbada) entre os dois amigos.

Alguns personagens são inesquecíveis, como a menina prostituta que transa por um doce, assim como algumas cenas, como quando um dos pequenos membros do grupo leva um doce para ela, mas não consegue esperar até ela acabar de tomar banho, e o devora sentado na escada.

A trilha sonora, linda linda, é de Ennio Morricone.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Cinema, Música. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>