Caros colegas:
Tivemos nossa primeira experiência para valer hoje no Second Life.
Infelizmente, algumas pessoas ainda não conseguiram entrar no Second Life. Na inscrição para o curso, havia a seguinte informação:
“Para informações sobre as aulas, as atividades e as discussões posteriores às aulas, entre em contato com o próprio João Mattar pelo blog http://blog.joaomattar.com.”
No blog, passei a informar há certo tempo não apenas como entrar no Second Life, mas também algumas coisas básicas sobre movimentos do avatar etc., além é claro de passar as informações de como se preparar para as aulas. Além disso, enviei convite para todos os inscritos no curso para um Grupo no Google, mas parece que muitos convites não chegaram, talvez tenham ficado presos nos anti-spams dos emails. Por isso, passei também a enviar emails para quem não tinha ainda respondido ao convite do Google. Em todos esses lugares, as informações foram duplicadas (peço até desculpas para quem recebeu mais de uma mensagem).
De qualquer maneira, quem por qualquer motivo ainda não conseguiu entrar no Second Life, nosso próximo encontro oficial será na quinta, e logo passarei aqui as informações sobre o lugar do nosso encontro etc., então ainda temos tempo para tentar resolver os problemas.
Hoje faltou um recepcionista na parte de baixo do prédio da Fanor, para ajudar a encaminhar todos ao auditório, que ficava no terceiro andar. Naturalmente, muitos foram para o segundo andar, e nem para mim estava claro o que era primeiro andar (ou térreo), o que era segundo e o que era terceiro. Mas acho que no final todo mundo se achou. Para a próxima quinta, vou passar um ponto de teleporte direto no local exato do evento. Obrigado, de qualquer forma, a todo mundo que ajudou.
Segue a foto dos primeiros avatares que chegaram para a aula:
[photopress:Aula_01_Recepcao.jpg,full,vazio]
No auditório, estava bastante movimentado – aqui a aula tinha acabado (se alguém tirou mais fotos, me mande por email, por favor):
[photopress:Aula_01_Auditorio.jpg,full,vazio]
Eu tenho uma experiência muito interessante com chats, e não acho que chats sirvam apenas para assuntos superficiais. E queria muito ter uma experiência de chat no SL, para nas próximas acrescentar mais recursos. E acho que conseguimos ter uma discussão bastante interessante.
Falamos bastante sobre diferentes modelos de EaD, com mais ou menos interação, com atividades mais síncronas ou assíncronas, com atividades mais presenciais ou mais à distância. Dependendo do público, dependendo dos objetivos da instituição, dependendo da disciplina e dependendo de outras variáveis, alguns modelos parecem funcionar melhor do que outros. Ou seja, não existe A EaD, o modelo correto e ideal: os modelos são relativos.
Gostaria de ouvir um pouco os comentários de vocês sobre isso e sobre o que conversamos hoje.
Quem não pôde participar do encontro no sl, mas está com o livro, pode também colocar comentários e/ou questões sobre o cap. 1, que discutimos hoje.
Tinha alguém do SEBRAE que falou bastante sobre os cursos que são oferecidos por lá, seria legal você nos apresentar um pouco mais os cursos.
Como eu disse hoje, vou conversar com o professor Valente para ver se conseguimos realizar uma interação entre quem está participando do curso e as discussões no Moodle, que darão seqüência ao Congresso do sábado. Então, por enquanto não vou criar nada no Moodle, senão fica muita coisa. Acho que o blog já será suficiente, mas se não der certo a idéia do Moodle do Congresso, e sentirmos necessidade, podemos também criar um ambiente no Moodle apenas para nós.
Valeu a participação de todos!
***
Vou aproveitar para postar perguntas que recebi pelo Meebo do blog (na verdade, o blog está pensado para funcionar como ferramenta assíncrona de discussão, e o Meebo é uma ferramenta que tenho testado, algumas vezes fico online e consigo conversar com as pessoas por aqui, mas na próxima aula vou deixar também o Meebo aberto, aí podemos debater perguntas como estas, muito interessantes e feitas por quem não está conectado ao Second Life):
[11:02] meeboguest770448: Mattar, como mudar a cultura do sistema presencial ou como iniciar tal processo, uma vez que a sociedade não vê c/ bons olhos a EAD?
[11:03] meeboguest770448: Pergunta do grupo de profs do ICT/Joaao Bosco.
[11:07] meeboguest770448: Como desenvover a disciplina em termos de ritmo de estudo em alunos não presenciais?
[11:08] meeboguest770448: Pergunta de profs/ ICT/Joao Bosco.
[11:09] meeboguest770448: SE nós fôssemos seus alunos/EAD.Qual o procedimento de contigência, uma vez que está offline? ICT/J.Bosco
Alguém se atreve?
Ola Mattar e todos os colegas que estiverm e que não puderam estar lá na Fanor Virtual.
O chat foi interessante, mas acho que tinha muita gente (eu cheguei a contar 33 participantes) e muitos não puderam participar e ficaram como ouvintes. Talvez devessemos incetivar os partipantes a se identificarem, seja através das preferencias dos seus avatares, seja no grupo google. Assim poderiamos nos conhecer melhor e melhorar a iteração nas próximas aulas.
É preciso louvar o esforço do Mattar para realizar e organizar este evento. Parabéns Professor!
Como primeira experência, minha inexperiência, e creio que de muitos colegas, doficultou um pouco nossa participação, mas nos aguardem na próxima aula.
Um grande abraço a todos e até quinta.
Avatar Breno Kronfeld
Bem, Professor, foi muito interessante para o primeiro encontro. Pena eu não estar com o livro, porém, dá pra conversar numa boa e discutir tudo. Gostei da sua iniciativa de nos fazer pensar e não apenas entregar a resposta pronta. Não pude ficar após às 11:30h, então, por favor, o que vem a ser Moodle? Obrigada.
Bom, vou começar com as perguntas do ICT.
“Como mudar a cultura do sistema presencial ou como iniciar tal processo, uma vez que a sociedade não vê c/ bons olhos a EAD?”
Creio que a sociedade começa a encarar a EaD com melhores olhos hoje em dia. E também, como discutimos um pouco hoje na aula, eu acredito muito no modelo semipresencial com uma forma de iniciar o processo.
“Como desenvover a disciplina em termos de ritmo de estudo em alunos não presenciais?”
Esta eu vou deixar para comentar mais para a frente, porque vamos ter uma aula para discutir o aluno na EaD, ok?
“Se nós fôssemos seus alunos/EAD.Qual o procedimento de contigência, uma vez que está offline?”
Aqui há vários pontos.
Em primeiro lugar, podemos falar especificamente da aula de hoje. Como já disse acima, procurei transmitir as informações sobre o curso (a instalação do sl etc.) por vários meios (grupo de emails google, email para quem não respondeu ao convite para participar do grupo, grupo criado no sl e especialmente este blog). Sinto que vocês não tenham conseguido entrar hoje, mas espero que consigam instalar o programa e participar dos outros encontros. Estou às ordens para ajudar.
Quanto a eu estar online, durante a aula no sl fiquei com o email ligado (e nos comunicamos por lá) e também com o msn (avisei pelos vários métodos de comunicação indicados acima, e inclusive no email para vocês). Então, no fundo eu estava online de 3 formas. Vocês deixaram as questões aqui no blog pelo chat do Meebo, e de lá realmente eu estava offline. Mas nas próximas aulas vou ficar online também lá.
De qualquer maneira, em qualquer curso de EaD isso pode acontecer, e acho que esta é a segunda parte da sua pergunta.
No caso de atividades assíncronas não há esse problema, pois o aluno pode entrar a qualquer momento para fazer as atividades. O problema ocorre no caso das atividades síncronas. Eu acredito na solução do plano B, e por isso usei o msn e o email durante a aula de hoje. Mas, de qualquer maneira, há também um outro plano B – quem não consegue participar da atividade síncrona, pode depois participar das assíncronas. No caso dos nossos encontros no sl, espero que por aqui possamos continuar as discussões, assim todos podem participar.
Breno:
A previsão é termos ainda mais gente, e conseguimos tocar o chat com bastante gente porque vocês colaboraram.
Não há problema de alguns não terem participado muito ativamente e terem participado mais como ouvintes. O chat na verdade foi uma mescla de palestra com discussão rápida, mas a idéia é continuar a discussão por aqui. Ou seja, podemos por aqui é claro discutir o curso, as aulas etc., mas queria que tentássemos também continuar a discussão do conteúdo, depois que vocês tivessem mais tempo para pensar nas questões discutidas etc.
Temos mais 6 aulas, espero que tenhamos tempo para nos conhecer mesmo. Só evitei as apresentações hoje porque não tínhamos muito tempo e o conteúdo era longo. Para a aula de quinta o conteúdo é mais curto e pretendo realizar mais atividades de interação. Aliás, quero introduzir recursos novos a cada aula, e usar também atividades diferentes em cada uma.
Fernanda:
Dá para acompanhar o curso sem o livro, mas realmente a leitura dos capítulos, antes e/ou depois das aulas, enriqueceria muito a reflexão sobre o conteúdo.
Eu gosto muito de usar chats com os meus alunos, e mais ou menos nessa direção – apresentando um pouco o conteúdo, abrindo um pouco para reflexão e discussão etc. Nas próximas aulas, vamos usar voz, imagens, vídeos etc.
Moodle é um ambiente de aprendizagem. Vamos utilizá-lo para as discussões que continuam o Congresso de sábado.
Bem, apesar de não ter participado, a proposta é muito interessante e ousada na perspectiva de implementar a cultura da Ead. Parabéns professor João Mattar!
Como iniciante, sinto muitas dificuldades, por isto passei todo período da aula tentando acessar o SL e não deu certo… instalei-o, criei o avatar e não conectava, fiquei de fora… Inclusive tentei comunicar pelo msn, mas tb não tive retorno. Foi uma pena! E, ainda, no meu local de trabalho fui comunicada que não adiantaria o deslocamento para lá, pois não estava liberado o acesso. Logo, farei novas tentativas. Abraços, Rita Mendonça – Natal/RN.
Oi, Rita, eu recebi sua msg no msn e retornei, estranho que vc não tenha recebido a resposta.
Vamos conversando até quinta, no que eu puder ajudar na instalação, conte comigo.
Tenho acompanhado os esforços do Mattar para tornar o Curso no SL o mais interessante possível. Infelizmente me confundi com o horário do Congresso (a partir de 14h) e só percebi isso quando havia meu avatar e mais ninguém no SL.
Falha do meu avatar rsrsrs.
A questão principal que me atormenta: Que tipo de atividades eu poderia introduzir e como, em uma disciplina presencial na Universidade Pública, através do MOODLE de modo a tornar essa disciplina mais atraente e proveitosa para os alunos?
Eu tenho experimentado através do site http://softwarelivre.uff.br/esl
Há alguém que possa unir esforços nesse sentido?
Forte abraço a todos dessa viagem instigante.
Hamilton, muito bom tê-lo conosco.
Eu não tenho muita experiência com o Moodle, mas acho que a sua questão é mais geral – como utilizar atividades on-line para cursos presenciais.
Aqui na Anhembi, os professores têm sido treinados para usar o Blackboard nesse mesmo caso, e eu sou um dos que mais usa a ferramenta para atividades on-line complementares.
Há uma diversidade delas, que aliás vamos discutir numa das próximas aulas. Uma questão é a remuneração do professor para essas atividades extras e a disponibilidade dos alunos em realizá-las. Eu costumo colocar essas atividades como parte integrante da média deles, tipo 50% da média. Aí, consigo participação, mas mesmo assim um ou outro não participam.
Acredito muito que todo professor deveria ter liberdade para usar os 20% de atividades a distância que o MEC possibilita, nas suas aulas, compensando assim os 2 problemas de que falei.
Prof. bom dia,
Meu objetivo esta sendo alcançado, pois estou transformando uma disciplina em EaD, e espero que com as aulas e o livro possa fazer o melhor.
Parabens pelo empenho em nos ajudar. Para mim que SL é uma novidade, tive alguma dificuldade em fazer o Avatar sentar como seria normal em uma sala de aula. O comando não funcionou. Gostaria de saber onde posso buscar informação sobre a navegação
Teo, no meu blog, na página:
http://blog.joaomattar.com/12
estou tentando compilar algumas informações sobre navegação. Mas na aula desta quinta, quero aproveitar para discutirmos algumas coisas básicas no Second Life, e alguns lugares inclusive para vocês buscarem informações.
Depois nos conta mais sobre a sua experiência!
Olá a todos!
Quero antes de tudo, parabenizar a iniciativa do meu querido amigo Prof. João Mattar.
Não participei até agora, mas prometo estar presente nas próximas aulas.
Tenho 7 anos de experiência em EAD e espero que eles sirvam pra alguma coisa no SL, em cujo ambiente sou novata!
Até lá (se meu computador colaborar)!
abçs e sucesso a todos.
Wanderlucy
Avatar Tetis Cazalet
Olá a todos.
Infelizmente ainda não consegui participar dos encontros no SL.
No entanto, estou acompanhando por aqui e espero conseguir estar com vocês no próximo, para trocarmos algumas “figurinhas”.
Abraços
Claudia Morissey
Claudia, daqui a pouco vou postar as orientações para o encontro de amanhã. A minha idéia, para as próximas aulas, é que além dos encontros síncronos no SL e deste espaço assíncrono do blog, tenhamos também chats, sempre após os encontros do SL, para que quem não conseguir se conectar ao SL possa participar toda aula de uma atividade síncrona. Já tenho o chat instalado inclusive aqui no blog, vamos testar amanhã. Mas passo as informações detalhadas logo mais.
Pingback: De Mattar » ABC da EaD no SL (2007) - Reflexões