Compartilhar o nosso material

Como muitos já devem ter percebdido, encontrei no formato do blog uma maneira muito sadia de tornar rapidamente públicas minhas idéias, minhas pesquisas, minhas reflexões etc. Temos a mania de guardar tudo isso para nós (tornando público apenas uma pequena parte, em artigos ou livros), o que vai nos sufocando, enquanto colocá-las para fora não só traz oxigênio (porque outras pessoas comentam, descobrimos novos links, colegas que estão caminhando na mesma direção etc.) mas também aumenta a nossa produtividade. Dá trabalho, muito trabalho, mas vale a pena.

Segundo um artigo publicado em dezembro no The Wired Campus, Dan Cohen, diretor do Center for History and New Media da George Mason University, quer justamente isso: que os pesquisadores parem de guardar seus materiais de pesquisa (notas, fotos etc.) apenas para eles. Por que não fazer upload desse material para um banco de dados compartilhado com outros pesquisadores?

O centro pretende trabalhar com o Internet Archive para criar um banco de dados para hospedar esse material. A Andrew W. Mellon Foundation ofereceu US$514,000.00 para o centro para esses propósitos, e mais US$700,000.00 para o Internet Archive para o mesmo projeto. Uma das características do projeto seria a facilidade de uso.

A idéia por trás do projeto é excelente, mas eu só não sei se é preciso um banco de dados centralizador para colocá-la em prática. Temos a Web, temos as ferramentas (fáceis de usar) da Web 2.0 etc., a questão me parece é mudar a mentalidade dos pesquisadores – não produzir uma nova ferramenta. Um banco de dados centralizador tende a falhar se não houver mudança de mentalidade, mas a própria mudança na mentalidade, associada com o maior domínio das ferramentas da Web 2.0 por parte dos professores e pesquisadores, tende a esvaziar o projeto.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

2 respostas a Compartilhar o nosso material

  1. Celso Gomes disse:

    Olá João Mattar!

    Faz uma semana estou acompanhando o seu blog e achei muito bom. Sou um professor e músico, e atuo com a EaD. Estou muito motivado com suas idéias e com seu livro ABC da EaD.

    Estou já já iniciando o meu blog, por inspiração desta postagem!

    Um grande abraço!

    Gostaria de saber quando vc iniciará outra turma do curso no SL, pois me interesso muito.

  2. João Mattar disse:

    Oi Celso, muito legal tê-lo por aqui. Eu também sou músico, mas tenho ainda postado poucas coisas sobre música por aqui. Mas para o ano que vem pretendo intensificar os comentários sobre música, e inclusive montar um banco de dados para todos poderem baixar músicas por aqui.
    Manda brasa no seu blog, realmente blogs são ferramentas muito interessantes.
    Devemos ter outro curso no início do semestre que vem, você pode acompanhar por aqui que logo será anunciado. Ou pode também enviar um email para a Natália, da Pearson, informando seu interesse, assim ela te coloca na mala direta deles e você com certeza receberá informações assim que o curso for lançado:
    natalia.cristine@pearsoned.com.
    Abração e grande 2008 para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>