2 notícias sobre EaD

No final de 2007 foram veiculadas 2 notícias sobre EaD que rodaram o mundo, então você já deve ter lido, mas não poderia deixar de dar o meu pitaco.

1. Governo facilita curso de pós a distância (13/12/07 – Folha)

O MEC diminuiu a exigência para a abertura de cursos de especialização (lato sensu) a distância – as universidades não preciam mais ter um pólo presencial na região em que a pós-graduação é oferecida. Mas a obrigatoriedade dos pólos continua valendo para os cursos de graduação.

Pela matéria da Folha, o Secretário da SEEd, Carlos Bielschowsky, teria afirmado que “quem procura uma especialização já tem autonomia suficiente para poder estudar sozinho”, ou seja, sem a presença física dos tutores.

Na verdade, a educação a distância, mesmo sem pólo, pode contar com um tutor on-line, que, dependendo do desenho do curso, pode ter uma atuação até mais importante do que um tutor presencial.

A matéria (e não o Secretário) continua:

“Em geral, as escolas utilizam a internet para mostrar o quê o aluno deve estudar e também para tirar dúvidas (tutoria).”

EaD on-line, mesmo sem pólo presencial, não significa o aluno estudar sozinho; e tutor não serve apenas para tirar dúvidas. Com o conceito de aututor acho que já tenho discutido isso exaustivamente, por aqui, em minhas palestras e minhas publicações. E discutimos recentemente isso, em detalhes, no curso ABC da EaD no SL. Tirar dúvidas é função de monitor, a função do tutor é animar a inteligência coletiva, para lembrar do Pierre Lèvy.

2. Censo aponta que educação a distância cresceu 571% no Brasil (19/12/07 – Folha)

O Censo da Educação Superior de 2006 do Inep apontou:

a) crescimento de 571% no número de cursos de educação a distância;

b) crescimento de 315% no número de matrículas;

c) crescimento de 2,6% para 4,4% do número de alunos a distância em relação ao universo dos estudantes;

O ABRAED já trabalhava com dados de 2006. De qualquer maneira, é sempre muito perigoso trabalhar com dados assim soltos, sem uma visão mais macro. A EaD está em fase de crescimento (quantitativo, qualitativo precisaria de outro tipo de avaliação), mas muita gente saiu por aí dizendo que estamos no céu sem ter lido o Censo e refletido com calma sobre os números, inclusive em relação aos anos anteriores, e à situação macro do ensino superior no Brasil.

Vamos ver se durante o ano conseguimos discutir essas duas notícias por aqui.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Administração, EaD, Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>