Premiere Pro

Depois de ter feito o curso de Pré-Edição de Vídeo, comecei hoje na Impacta o curso de Premiere Pro, com o André Corradini. Vou comentar o curso por aqui. As coisas podem ficar um pouco confusas no início, mas no final darei uma organizada em tudo. Então, vou transmitir o curso ao vivo, nestes 5 dias.

*

Aula 01 - 21/01

NTSC: 720 (H) x 480 (V), 30 frames/s, 4:3 (tv analógica).

PAL: 720 x 576.

Há pelos menos dois padrões que as câmeras HDV (high definition) estão gravando: 1920 x 1080 e 1230 x 720.

AVI: 5 minutos de vídeo = aproximadamente 1 GB.

Quando as informações são gravadas na câmera (linhas ou bits) e o CODEC transforma o sinal em código binário. No Premiere, sem nenhuma placa, o CODEC que faz esse trabalho é o Microsoft DV:AVI. Renderização significa o trabalho que o software faz para gravar alterações no vídeo.

O Premiere tem duas opões para NTSC Standard: 32kHz e 48kHz (que é o ideal para vídeo).

[photopress:Abertura_do_Programa.gif,full,vazio]

O Pixel Aspect Ratio nesta opção é: D1/DV NTSC (0.9) – que é um retângulo (não um quadrado, como Square-Pixel). E em vídeo, em cores, só se utiliza RGB.

Quando você tem uma imagem que o Premiere não conhece, você precisa gravar o CODEC utilizado pela máquina no computador. Mas é preciso tomar cuidado para inserir muitos CODECs no computador, porque eles podem tornar a máquina mais lenta etc. O software gratuito CodecInstaller serve para identificar o CODEC que está faltando no seu computador e dá uma orientação para os downloads necessários.

O monitor do Premiere da esquerda, Source, mostra o que está na entrada principal do projeto, o da direito, Program, é o que já está na timeline.

[photopress:Dois_Monitores.gif,full,vazio]

Enter: rodar o vídeo.

L: vai para a frente rápido.

J: vai para trás rápido.

K: pára.

Setas: frame a frame.

Para trabalhar com vídeo, sugere-se um HD separado para dados.

CTRL K faz um corte, em todas as camadas, onde o leitor estiver.

A imagem que você enxerga é sempre o que está à direita do corte.

O Hollywood FX e XPlode Cannopus são plug-ins com efeitos de transição.

O .AVI não é feito para ser visto no Media Player, mas trabalhado no After Effects, trabalhado no Premiere etc.

*

Aula 02 – 22/01

Efeitos de vídeo

Plug-ins do After Effects podem ser utilizados no Première, mas exigem uma máquina potente. Um dos plug-ins interessantes é o Boris Continnum Complete, mas você precisa de uma excelente máquina.

Microsoft DV-AVI é também chamado de NTSC DV e Videoclip.

O efeito de crop pode ser utilizado para criar duas imagens, uma delas com transparência para a de baixo.

O Câmera View pode simular a profundidade, com o efeito de picture in picture, com o crop.

O efeito de Corner Pin é genial, você pode usar por exemplo para colocar uma imagem dentro de uma tv que esteja passando outra imagem.

Para utilizar keyframes: posicione o leitor, marque o key frame (no cronômetro ao lado do efeito, e então aparece o navegador) e regule o efeito.

O vídeo deve ser primeiro cortado e montado, para depois serem aplicados os efeitos (que funcionam como pós-produção). O vídeo é que pede um efeito, ou seja, o ideal é que você faça a gravação já pensando no efeito.

O plug-in zMatte serve para croma. Mas o programa imbatível para croma é o Ultra Key.

O trabalho com os controles do Green Screen Key (Threshold, Cutoff e Mask Only) servem para trabalhar com croma.

Um efeito interessante é utilizar o Crop em uma parte da imagem, quadro a quadro, recortando o que você quer destacar, e na trilha de baixo copiar o mesmo vídeo, branco e preto.

O Motion é uma ferramenta bastante importante, que pode inclusive gerar efeitos que poderiam ser feitos no After Effects. A position inicial é a metade da tela, ou seja, 360 x 240.

Uma média de tempo para edição é 1 hora/minutos de vídeo. E a hora de edição varia de R$ 60,00 a R$ 150,00. Vinheta e efeitos no After Effects, por exemplo, são finalização, não edição.

O Final Cut tem mais efeitos de vídeo que o Première (que precisa mais do After Effects).

O Cool 3D serve para criar animações em 3D.

*

Aula 03 – 23/01

É possível importar arquivos que possuam várias layers, produzidos por exemplo no Photoshop, de diferentes maneiras: footage (com as camadas misturadas ou uma camada específica) ou sequence (vem uma pasta com os arquivos separados e também a seqüência).

Para mexer na duração da foto, mouse direito no vídeo, Speed Duration, quebra o elo da corrente e altera a duração.

Os efeitos de motion e camera view servem para movimentar uma imagem, rotacioná-la e virá-la (camera view/latitute).

Outro efeito interessante é copiar o mesmo vídeo para várias trilhas, utilizar o crop em cada um, fatiando em x pedaços, posicionar cada fatia em um lugar diferente, fora da tela, e em certo momento uni-los (deixando um pequeno espaço entre eles).

File/New/Title abre a janela para o gerador de caracteres do Première, que é muito bom, mas é um gerador de caracteres apenas.

[photopress:Title.gif,full,vazio]

No CS2 ele é gravado como um item, ao final da edição.

Limitações para exportação de arquivos de vídeo para a Net: tamanho máximo do arquivo, tamanho de tela, duração do vídeo, qualidade, CODEC e o programa em que o vídeo vai ser inserido.

Na exportação, há a opção Adobe Media Encoder.

[photopress:Adobe_Media_Encoder.gif,full,vazio]

O Main Concept precisa ser habilitado para gerar a compressão (pelas mesmas páginas), serve para o Première, After e Encore. Opções interessantes em Windows Media, NTSC: WM8 e WM9 download (a maioria ainda tem o Windows Mi,dia 8). 10 segundos, WM8 NTSC 1024K download dá 1,5 MB, 512 = 1 MB, 256 = 400 Kb, 128 não dá para assistir!

*

Aula 04 – 24/01

Slow motion é um efeito que pode causar problemas no vídeo. Não se recomenda mais de 50% do efeito. O progressive scan resolve alguns desses problemas, mas tudo precisa ser trabalhado no progressive scan (a gravação, a edição, a tv, o dvd etc.).

Clicando com o mouse direito no clip, você controla o slow motion em speed duration. Para melhorar o áudio no slow motion, selecionar Maintain Audio Pitch. No CS3 você tem o Time Remapping, que é o mesmo efeito do After Effects. Para criar slow numa parte do vídeo, no CS2 você precisa cortar o vídeo, separar as partes (porque a parte em que você aplicar o slow vai aumentar de tamanho, e conseqüentemente comer outras partes do vídeo) e aplicar o slow na parte que você quiser. No Speed Duration há também a opção Reverse Speed, que faz com que o vídeo seja rodado ao contrário.

[photopress:Speed_Duration.gif,full,vazio]

Para congelar um frame, você pode cortar o filme, exportar o frame que você quiser (como .tiff) e depois inseri-lo na parte adequada do vídeo, ou então cortar o frame, ampliá-lo, mouse direito, hold frame, selecionar as 2 primeiras opções e, quando voltar ao vídeo, estendê-lo quanto desejar.

Mouse Direito/Field Options, para corrigir borrões nas imagens. Testar várias opções.

[photopress:Field_Options.gif,full,vazio]

Windows/Audio Mixer, selecione a setinha e Audio mixer, e abrirá a seguinte tela:

[photopress:Audio_Mixer.gif,full,vazio]

O áudio pode ser estéreo, mono ou manco (estéreo mas com apenas um canal gravado).

[photopress:Audio_Manco.gif,full,vazio]

O que entra mono sai estéreo (ou pseudo-estéreo) no Première. Mas o que entra manco sai manco. Para corrigir isso, você precisa utilizar os efeitos de áudio Fill Right e Fill Left (você não consegue visualizar a correção na timeline, mas apenas no audio mixer). Isso também pode ser feito quando o stereo é gravado em dois canais, e um dos canais tem problemas. Quando você vai utilizar muito processamento, como na captura de imagem, é aconselhável que o Audio Mixer esteja desligado.

Um site legal com orientações para vídeo é Fazendo Vídeo.

Uma maneira para sincronizar audio e vídeo, quando utilizamos várias câmeras, é o uso de um flash ou um barulho qualquer.

Trabalhar de preferência em Show Clip Volume, assim você pode trabalhar o volume diferente por clip. No Show Track Volume, a marcação fica em um lugar da trilha, não acompanhando o clip quando você mexe no lugar dele.

[photopress:Show_Volume.gif,full,vazio]

O audio mixer serve para conferir o volume, não para alterá-lo.

Para fazer marcas na trilha, utilizar o asterisco do teclado rápido para fazer marcações. Selecione então as fotos que deseja inserir na trilha, nas marcas (a ordem poderá ser importante) e então selecione o terceiro ícone da parte de baixo do projeto, Automate to Sequence.

[photopress:Automate_to_Sequence.gif,full,vazio]

O Première então jogará as imagens selecionadas nas marcas selecionadas, o que economiza muito muito tempo!!

Em Audito Effects, Stereo, PitchShifter, é possível gerar aqueles efeitos que tornam a voz da pessoa grave etc.

Para capturar imagens da câmera, File/Capture.

[photopress:Capture.gif,full,vazio]

É possível capturar uma imagem que está sendo gravada pela câmera na hora, a gravação toda da câmera, um clip específico da fita (que esteja decupada) através da indicação dos time codes iniciais e finais etc.

*

Aula 05 – 28/01

Você pode cortar um vídeo e exportá-lo no formato moive/settings/film strip.

[photopress:FilmStrip.gif,full,vazio]

Aí, pode abri-lo no Photoshop:

[photopress:FilmStrip_Photoshop.gif,full,vazio]

e adicionar efeitos.

Então, você pode importar o FilmStrip de volta para o Première, jogar um Screen (ou a cor do fundo) e colocar outro vídeo embaixo:

[photopress:FilmStrip_Premiere.gif,thumb,vazio]

Em Janeiro de 2009, fiz e também cobri por aqui um curso de After Effects.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Computação, Video. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

73 respostas a Premiere Pro

  1. gaucho disse:

    ai colega!
    bacana da sua parte dividir seus conhecimentos com a galera da net!!!

    bom!
    só tô esperando mais, e mais , e mais…
    rsrsrs.
    obrigado ae, e falô!!!

  2. João Mattar disse:

    Gaucho, estou cada vez mais convencido de que temos que compartilhar tudo. Faz bem para todo mundo. Temos que mudar o comportamento, deixando de guardar as coisas apenas para a gente. Mas temos também que nos acostumar a gastar tempo nesse trabalho de trazer o privado para o público.

  3. Nelson disse:

    Olá, você pode me ajudar? estou com um pequeno proble, pois eu estou querendo tirar fotos do fime que eu capturei para o premiere, mas não conseguir… ou tirar fotos no momento da captura?

  4. João Mattar disse:

    Nelson, se vc estiver no Première com o filme, pode tirar uma foto em qq lugar do filme. É isso o que vc está querendo fazer?

  5. Guilherme disse:

    Olá, vc ensinou muito bem!
    mais como coloco imagens nos videos com ele?

  6. João Mattar disse:

    Se a pergunta é sobre como inserir uma imagem no vídeo, é muito simples – você importa o arquivo da imagem para o projeto que estiver desenvolvendo no Première, e então arrasta para o lugar em que você quiser que a imagem apareça, no vídeo.

  7. sRg disse:

    como tira foto do premiere?? quero pegar uma cena e trasformar em foto, como faço??

  8. sRg disse:

    ok,
    ja achei.

  9. Gustavo disse:

    Oi, valeu pelo conteúdo cara, muito obrigado mesmo, estou com uma dúvida, criei um video AVI em 720×480, na hora de exportar o filme esta cortando as bordas, tenho que redimensionar 1 por 1? ou existe uma função adequada? e quando você cria um video na metade do tamanho (360×240)como faz na hora de exportar? o premiere respeita as “safe margins”?
    Novamente, muito obrigado por compartilhar seus estudos, é uma atitude nobre hoje em dia!
    Valeu

  10. kpgarte disse:

    gostaria de saber como faço pra exportar um vídeo do premiere transparente, ou seja, estou fazendo um GC (Gerador de Caracter), na parte de baixo do monitor, porém sempre que exporto todo o fundo de tela continua preto. Se importamos em outro projeto nao veremos sua imagem, mas sim o fundo preto com a animação do GC.

    me ajude por favor

  11. Henrique neias disse:

    Ola, gostei muito da sua aula mas gostaria de saber sobre o premiere cs3, estou com ele instado em minha maquina mas quando carrego um arquivo de video ele nao traz o audio ou quando eu abro um projeto da versao 2.0 ele nao abre a time line para mim estou com varios projetos e nao estou achando muito tutorial a respeito dessa nova versao o que é um problema visto que essa nova versao gera arquivos em ble-ray e tem uotras qualidades que é claro estou disposto a usa-las .

    Se você poder me ajudar com isso serei muito grato visto que já vem me ajudando a um tempo com sua aula muito obrigado ….

    att

    Herique Neias

  12. João Mattar disse:

    Henrique, eu continuo em casa usando o CS2 então acho que não posso te ajudar muito.
    Quanto ao áudio eu não tenho idéia do que pode ser, quanto à timeline, você já tentou mudar a formatação do que aparece, excluindo e depois acrescentando alguns recursos?
    De qualquer forma, devo instalar o CS3 na próxima semana, aí vou tentar comparar com o CS2 para ver se consigo te ajudar.

  13. Fábio Oliveira disse:

    Olá, Jovem, estou muito satisfeito com a sua iniciativa, pois não tenho muito conhecimento de como divulgar os meus conhecimentos pela net, mais vc conseguiu exclarecer bastante duvidas, gostaria de trocar mais ideias sobre o CS3 estou com ele instalado na minha maquina porém estou utilizando ele somente para captura pois quando realizo a captura eu consigo cortar as cenas durante a captura, mas para trabalhar eu ainda estou utilizando o 6.5 pois já estou acostumado a trabalhar com o time line a1 e b1 o que me da um grande recursos nos efeitos do adorage.

    Abraços

    Fábio Oliveira

  14. João Mattar disse:

    Oi, Fábio. Na semana que vem devo instalar a nova versão do CS3 no meu computador, aí vamos conversando. Abraços

  15. luiz fernando disse:

    muito legal de sua parte, ve se pode me ajudar,estou com o filme no premire cs3 pronto e salvo(projeto),ai vou exportar(file ,export,movie) para depois montar um dvd no ulead dvd movie factory 6 plus ou no workshpo,qual seria a melhor exportaçáo poia aparece varios tipos exmicrosoft avi e etc

  16. Henrique neias disse:

    Obrigado pela atenção…
    È existe poucos pontos no premiere cs3 de diferente da versão 2.0 algumas janelas mudaram de posições e com isso algumas funções de lugares estou me adptando mais ainda usando o 2.0…
    Tb acho que descobri o motivo para não ler o audio dos formatos mpg, é que o main concpet não esta instalado na versão para o cs3 estou baixando e assim que instalar farei uma sessão de testes caso de certo volto aqui para comentar contigo mas acho que será resolvido apenas com a isntalação do codec. mas se vc poder me ajudar com outra informação eu agradeço…
    Estou gerando um video clip mas quando realizo o projato ele fica com muita diferença do video original queria que ele seguara-se mais a qualidade como vc pode me ajudar com essa questão ???

    abraços

  17. liviomagalhaes disse:

    Joao Mattar vc é o cara por divulgar seus estudos aki………..tá de parabens

  18. liviomagalhaes disse:

    Joao………..vc nao parou o curso, parou??????
    publica ae……para nossa felicidade.clapclapclapclap….

  19. liviomagalhaes disse:

    luiz…….rapa……..nun precisa c exportar a gravar em outro prog nao…..o premiere ja faz tudo, ate com os menus……
    procura em downloadpreto.blogspot.com por curso info premiere……é bem basico mas voce vai aprender todos os recuros deste maravilho programa….
    foi assim q eu comecei…..

  20. João Mattar disse:

    Livio, este curso do Première na Impacta tem apenas 5 dias, e eu fiz o curso inteiro. E o curso é muito legal, recomendo, e para quem quer fazer uma preparação também 10, a Impacta oferece o curso de pré-edição de vídeo, que também cobri neste blog, com o mesmo professor. Realmente tenho usado este blog como meu espaço de estudos – tudo o que faço, leio, assisto etc. procuro registrar por aqui. Dá trabalho, um trabalhão, mas ao mesmo tempo eu me obrigo a rever tudo o que fiz, e também fica fácil para depois eu voltar para as coisas. Além de, é claro, servir para outras pessoas. Eu peguei hoje meu CS3 novinho, completo – a suíte Master. Agora vou tentar instalar o Première – não estou conseguindo deletar o anterior, que está com problema, já tentei de todos os jeitos, agora vou tentar instalar o novo e torcer para ele mesmo se encarregar de deletar o antigo. Aí, volto para este post! E, assim que der, pretendo fazer o curso do After Effects na Impacta.

  21. marcio disse:

    Como EXPORTAR uma img do premiere em arquivo de foto. Construí uma imagem no premiere mas não quero o AUDIOVISUAL dela quero em arquivo de foto JPEG, por exemplo…. é possível?

  22. João Mattar disse:

    Marcio, se entendi bem, você tinha um vídeo no Premiére, “tirou” uma foto no vídeo e quer exportá-la? Você pode excluir o áudio sempre que quiser no Première, e pode também manter apenas a foto. Para exportar, precisa checar nas opções de exportação se é possível exportar em arquivo de foto. O meu agora está renderizando e vai demorar… mas volto para cá depois.

  23. Beto Prado disse:

    Se tiver esse curso me manda que te compro. Eu estou com dificuldade de Fazer o mais fácil heheh Tipo Tela de abertura onde escrevo os nomes e tal até isso consigo mas eu quero tipo centralizar os títulos que escrevi mas nao consigo. E outra coisa quero fazer corte de cenas que estão meia feias e eu tava acostumado a selecionar no Studio 10 e deletar mas no premeire é diferente. Espero que me entendeu.

    Valeu abraços

    Beto

  24. Beto Prado disse:

    Esqueci mais uma coisa. Se tiver essa Apostila ai me xeroqueia que eu te compro. Mais uma coisa como consigo O Hollywood FX e XPlode Cannopus são plug-ins com efeitos de transição.
    E como faço pra instalar
    Bom acho que to pedindo demais. hehhe

    valeu

    Beto

  25. João Mattar disse:

    Beto, o curso foi presencial e acho que foi fornecida uma apostila, mas eu não posso xerocá-la, por questões de direitos autorais – mas talvez, se entrar em contato com a Impacta, haja um esquema de venda apenas da apostila. Mas veja, há vários livros sobre o Premiere e inclusive vários tutoriais na Internet, no próprio Youtube, acho que é mais interessante que uma apostila. Os títulos que você está dizendo você escreveu no Premiére, usando a opção Titles? Se foi isso, é só voltar lá e reposicionar o texto. Para cortar cenas é muito fácil – pare o cursor (azul) em cima de onde quer cortar, e tecle CTRL+K. Não conheço os plugins, para falar a verdade não acrescentei plugins até agora no meu Premiere.

  26. Beto Prado disse:

    Valeu amigo ta dando certo.
    Qualquer coisa me add msn é o mesmo endereço ai q t mandei e visite o meu site http://www.escolademusicajbs.com.br.

    valeu amigo

    Beto

  27. Beto Prado disse:

    Mas me manda o endereço da Impacta onde tem o curso do premiere pra mim ve o preço do curso. Eu moro no Rio Grande do Sul.

  28. João Mattar disse:

    Ich, mas é em São Paulo!

  29. PCezar disse:

    Muito bom são dicas importantissimas para edição de um video, qualquer coisa referente ao assunto(Premiere, Photoshop e Afets effect) pode enviar pra mim.
    vlw
    PC

  30. Pingback: De Mattar » Blog Archive » After Effects

  31. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Retrospectiva 2008

  32. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Pré-Edição de Vídeo

  33. Murilo Reis disse:

    Como instalar o Hollywood FX Pro no adobe premiere e studio ao mesmo tempo?

  34. João Mattar disse:

    Murilo, esse plug-in foi mencionado no curso mas eu nunca o utilizei. Vou de qualquer maneira tentar checar e te aviso, assim que tiver uma resposta.

  35. Marilene disse:

    Tenho o DVD dos plugins do premiere, R$ 50,00 reais + Frete.
    email: marileneaa@yahoo.com.br

  36. olha gostaria de saber quando vc ,vai no unilink e desabilita o audio ,como faço para sincronizar o audio outra vez deixar como estava.

  37. outra pergunta,quando uso arquivo de fotos como faço para deixa-las em tamanho iguais e que não cortem pois quando coloco no temilene fica super grande corta tudo.como faço

  38. Mattar , vc sabe tambem sobre o dvd encore 2.0

  39. João Mattar disse:

    Jamil, nunca mexi com o Encore, mas o André Corradini dá também esse curso na Impacta. Para acertar a imagem, clique com o mouse direto nela, na timeline, e selecione a opção de ajustar a imagem ao tamanho do workspace (estou com o programa fechado agora e não me lembro exatamente o nome, mas você acha fácil) . A pergunta sobre o áudio não sei se entendi muito bem. Você desabilita o áudio e quer saber depois como o habilita de novo?

  40. sim isso quando vc desabilita como faço para abilitar outra vez?

  41. isso adobe premiere pro 2.0 como faço?

  42. João Mattar disse:

    Jamil, estou com um problema que não me deixa abrir o meu Premiere aqui, mas se estou entendendo o que você está dizendo, é só clicar de volta no mesmo lugar. Mas tento te responder durante a semana, em outro computador.

  43. Mattar , sim achei lá para acertar tamanho das , vc clica com direito e vai em scale to frame size ai já regula ok.obrigado

  44. agora para sincrinizar o audio não deu certo ,ele não volta não.

  45. João Mattar disse:

    Jamil, me manda por email uma foto de tela do que você quer dizer com desabilitar o áudio, para eu entender melhor.
    joaomattar@gmail.com

  46. olha vc clica em cima da imagem com o botão direito do mouse ai ele aparece varias coisas,está unilink vc clicando unilink o audio desvincula do video,ai vc pode deletar um ou outro ou fazer cortes, ok ,feito isso quero outra vez que o audio na sequencia fique normal , isso que quero saber?como faz?

  47. Olá joão, muito legal da sua parte expor e compartilhar seu conhecimento.
    Estou querendo fazer um trabalho para escola, e eu queria deixar apenas metade da tela em preto e branco, metade colorida. Saberia como fazer isso?
    Obrigado,até mais.

  48. João Mattar disse:

    Thiago, você pretende editar fotos e vídeos para o trabalho, e quer que metade da tela de todo o trabalho final saia branco e preto, e a outra metade colorida?

  49. Eduardo Cruz disse:

    João matar, muito legal seu blog bela iniciativa,
    vou usar seu blog aqui para tirar umas duvidas…
    sobre a pergunta do henrique eu corrigi o erro instalando um pacote de codec no pc.
    uma abraço
    Edu

  50. Eduardo Cruz disse:

    esqueci de falar o codec AC3 FILTER..rss
    eu usei no cs3, deu certo no cs2 tambem
    em no baixaki..
    Edu

  51. João Mattar disse:

    Eduardo, fique à vontade para colaborar e tirar dúvidas, e muito obrigado!

  52. ARNALDO SALLES disse:

    Tenho um problema aqui na minha máquina. Quando vou exportar movies, não fica ativada a tecla BURN para eu clicar. Porque está acontecendo isso?

  53. João Mattar disse:

    Quando você vai exportar pelo Premiere? Não me lembro de tecla Burn.

  54. JB disse:

    PARABÉNS PELA SUA INICIATIVA, CONHECIA TODAS AS FERRAMENTAS CITADAS MAS ACHEI SENSACIONAL SUA NARRATIVA. ATUO COM VÍDEO TEM 20 ANOS APRENDI NA MARRA, HOJE EXISTE MAS ACESSO. MESMO ASSIM PARABÉNS.

    JB

  55. hedvaldo disse:

    Joao Mattar, tnho certeza q vc pode tirar minha duvida! Recentemente, eu instalei o Premiere CS3, porem quando eu abri meus projetos feitos na versao Pro 2, a timeline simplesmente nao habilitou. Mas os projetos novos feitos ja no CS3, a timeline habilitou legal. O que poderia ter ocorrido? Seria incompatibilidade das versoes? Agradeço antecipadamente a ajuda amigo. Abraços e parabens pelo Blog

  56. João Mattar disse:

    Não acho que deve ser isso não. Você já experimentou, quando não abre, pedir pelo menu para voltar ao visual padrão? Acho que é Windows/Workspace padrão ou algo assim. Ou então, quando você abre os projetos do CS2, clicar na Sequence que deve estar nos objetos do projeto, do lado esquerdo? Isso pode abrir uma timeline com o projeto que veio do CS2. Se nada der certo me avise.

  57. AGENOR disse:

    Eu queria uma ajuda. o programa adobe importa as filmagens em mpg feitas na camera fotografica da sony porem não aceita da filmadora sony que também é em mpg. O que faço???

  58. João Mattar disse:

    Agenor, acho que já tive o mesmo problema, creio que você tenha que instalar algum plug-in, lembro que resolvi o problema fazendo uma busca no Google.

  59. COMO FAÇO PARA SALVAR E GRAVAR NO ADOBE PREMIER 6.5
    Aguardando. Obrigado!

  60. João Mattar disse:

    Não entendi muito bem o que você quer saber, mas aqui na página você encontrará várias indicações sobre gravação.

  61. FABIO disse:

    olá,
    estou com um problema na hora de exportar meu video, quando mando exportar e vou clicar na opção star quere, fica travado não exporta.
    e quando vou fazer pela opçao do link pelo encore na hora de passa para o dvd ele também trava.
    existe outra maneira para mim salvar todo o projeto da time line e gravar em outro programa.
    agradeço se vc poder me ajudar.

  62. wagner disse:

    ola estou com uma grande duvida . no premiere pro sc5 .desde de já agradeço pelo os comentarios obrigado.
    quando eu importo o video ele esta normal , mas quando vou abrir ele passa normal ai eu vou passar o filme pra frente , ai é o problema o audio fica invertido da imagem , a pessoa fala uma coisa e o oudio esta em outro ponto . por que isso acontece , me ajunde por favor obrigado…………..deus abençoe…….

  63. João Mattar disse:

    Wagner, precisaria saber que formato de vídeo você está importando. Talvez você precise adicionar algum codec.

  64. Luciane disse:

    Olá,

    Gostei muito do seu site.
    Gostaria de saber o que está errado com o meu premier CS4.
    Quero colocar legendas num vídeo e quando abro o mesmo para começar a trabalhar a imagem fica estranha. Ai mexi na opacidade e aparentemente melhorou …Mas depois vi que não…O que será isto? Já mexi, já troquei de formato mas não adiantou…Será que pode me ajudar por favor?

    Muito obrigada
    Um abraço
    Luccy

  65. João Mattar disse:

    Ich, Luciane, assim não consigo saber o problema, ou talvez nem saiba resolver. Teria que saber qual o formato que você está importando, exatamente o que fica estranho na imagem etc.

  66. RAYSSON disse:

    o meu premiere 2.0 pro as vezes não quer salvar o vídeo , da erro quando está carregando pra salvar . alguem me ajuda , o que eu posso fazer para nao da erro mais ? obrigado desde já !

  67. Daianne Possoly disse:

    Por favor, cara! Me ajuda aí… Não sei por que mas nem “tool” no premiere pro cs6 funciona, aparece uma diagonal vermelha toda vez que seleciono algum tool, como o rate strech…
    ajuda aí.

  68. Lala Lops disse:

    Olá, boa noite
    tenho uma dúvida, tenho um projeto antigo, um filme longa metragem e hoje ao tentar abrir no premiere c.6 todas as imagens e videos aparecem com tela vermelha no lugar.. como resolver esse problema?
    abraços

  69. Alline disse:

    obrigada vou baixar, so aqui eu consegui achar o adobe premiere, valeu

  70. zanardi disse:

    nossa muito bom estas dicas , mas eu estou fazendo um curso e achei super fácil e é barato .. veja neste link http://editordevideo.com.br/curso-de-adobe-premiere/
    ha parabens pelo artigo

  71. Mauricio disse:

    Valeu muito obrigado pela dica!!

  72. Pedro disse:

    Valeu Muito obrigado pelas dicas me ajudou muito!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>