Twitter na Educação


Eu já tinha escrito um post sobre a classificação do micro-blog como alguma coisa entre os blogs, os chats e as redes sociais. Mas agora li vários textos sobre o uso do Twitter em educação, e nas minhas aulas de Comunicação e Expressão deste semestre pretendo testar a ferramenta com meus alunos de informática.

Bibliotecários estão utilizando intensamente a plataforma para aperfeiçoarem seu trabalho, para se comunicarem em conferências e eventos, e para se manterem atualizados em relação aos desenvolvimentos em seus campos de estudo e trabalho.

O Twitter tem sido também utilizado como mecanismo de primeiro alerta para a disseminação de notícias e sua discussão imediata, representando o jornalismo produzido pelo próprio cidadão. Notícias tradicionais operavam num ciclo de 24 horas; os blogs reduziram esse ciclo para horas ou minutos; e os micro-blogs para segundos.

Nesse sentido, o Twitter é uma alternativa rápida e prática para emails, mensagens instantâneas e fóruns, em geral utilizados para a comunicação entre alunos e professores. Os alunos podem receber as mensagens pelo celular sem que você precise saber os números – os próprios alunos passam a acompanhar seu Twitter feed.

O professor Dave Parry utilizou a ferramenta em um de seus cursos e tirou algumas conclusões sobre seu potencial pedagógico: as conversas continuam fora da sala, possibilitando feedback imediato, ligando o conteúdo do curso ao mundo real e criando um senso de comunidade para a classe; você pode registrar pensamentos que simplesmente vêm à sua cabeça, o que pode ser utilizado criativamente; você pode acompanhar o uso de uma palavra, uma pessoa ou uma conferência; você pode construir histórias a várias mãos.

O Read and Write Web publicou recentemente um post sobre a utilização do Twitter como plataforma para discussões sérias.

Há um efeito interessante em receber milhares de pings, criando o que Clive Thompson chamou de sexto-sentido social.

O Twitter pode também ser utilizado como estratégia de aprendizado ativo. Pode servir para aprofundar a interação ao redor de um assunto específico. Para metacognição. Para estudantes e profissionais compararem pensamentos sobre um tópico. Para compartilhar pensamentos sobre uma sessão de uma conferência, com quem está ou mesmo quem não está lá. Breve e rápido, o Twitter desenvolve uma habilidade importante: pensar com clareza e se comunicar com eficácia.

E estou por lá, podem me seguir porque vou começar a usar o Twitter com mais freqüência. Acessem aqui a minha página.

[photopress:Twitter.png,full,vazio]

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Computação, EaD, Educação, Twitter. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

11 respostas a Twitter na Educação

  1. Eri disse:

    Poxa, que legal! O que parecia uma coisa “non sense” ta fazendo todo sentido agora pra mim. Acho que a ficha caiu.
    abs

  2. Wanderlucy disse:

    João, dei uma olhada agora na sua página do Twiter e surgiram algumas perguntas (desculpe-me se forem muito idiotas!): 1. vc tem de ir lançando manualmente tudo o que acontece, ou há algum sistema que lança seus acontecimentos automaticamente? 2. Como faço para receber em meu celular os seus passos registrados no Twiter?
    Agora um comentário:
    Se um grupo decide usar o Twiter para constante atualização daquilo que acontece com cada membro do grupo, é como viver a vida de todos do grupo simultaneamente. Como dar conta disso tudo? Parece-me meio pirante! A internet como um todo já tem causado essa angústia nas pessoas de não se conseguir dar conta de acompanhar tudo o que está acontecendo. Com o Twiter, então, essa sensação seria ainda mais intensa!

  3. João Mattar disse:

    Wanderlucy, é claro que nenhuma pergunta é idiota, menos ainda sobre essas ferramentas novas da Web, que estamos todos descobrindo.
    Você tem que fazer os lançamentos no Twitter, mas eu por exemplo tenho feito a maioria dos lançamentos pelo Netvibes, que uso bastante. Você pode também usar o celular etc. Mas veja que a idéia não é lançar apenas o que acontece, mas idéias soltas, pequenas anotações que você faria para você (ou não faria e se perderiam no inconsciente…). Parece-me que o micro-blog pode ser uma ferramenta interessante para mudar a nossa relação consciente/inconsciente.
    Para receber no celular eu tentei fazer um teste nestes dias mas não consegui. Pelo que entendi, seu plano tem que ter alguma conexão para receber as mensagens do Twitter, mas pode ser que não precise e eu tenha apenas bobeado. Pode ser que não tenha que pagar nada ou que tenha, ainda vou checar isso, mas talvez alguém possa também responder por aqui.
    Atualizações de trabalhos em grupo por um micro-blog parece ser uma idéia muito interessante e produtivo. De novo, veja que não é apenas uma questão da vida, você pode usar a ferramenta para projetos, atividades etc. Concordo que possa ser um pouco pirante, e um dos artigos que li, que fala sobre o sexto sentido social, fala justamente disso, dê uma olhada. Ele não fala num sentido negativo, mas no sentido de que isso cria algo novo, diferente.
    Quanto a acompanhar tudo o que está acontecendo, eu e o Valente insistimos, no “Second Life e Web 2.0 na Educação”, que as pessoas percam tempo para organizar sua página no Netvibes. A minha produtividade na Internet aumentou muitíssimo com o uso constante do blog e do Netvibes. É aquela coisa de perder tempo arrumando as gavetas, os livros etc. para o começo do semestre. Acho que vale a pena, para você e para todos. Senão, fica tudo perdido, suas fontes de informação, seus links etc. e realmente a coisa fica muito pouco produtiva. Mas vou continuar testando o Twitter, quero usar com meus alunos de Comunicação neste semestre e vou relatando por aqui o que sentimos.

  4. Pingback: De Mattar » Blogs na Educação

  5. Pingback: De Mattar » Twitter de novo

  6. Olá Prof. João De Mattar!

    Eu não uso o twitter e tenho até uma má vontade com ele, devo confessar!

    Mas para enriquecer o debate dois textos sobre a ferramenta, que são um contraponto ao teu texto.

    A idéia é simplesmente fomentar o debate!

    1 – Prof. Débora mostrando seu ceticismo com o twitte em educação:
    http://www.contosdaescola.net/voce-realmente-precisa-do-twitter-para-dar-uma-aula/

    2 – Por que acho o twitter irrelevante (pra mim!):
    http://sergioflima.pro.br/blogs/index.php/sergio-blog/2007/09/09/5_motivos_que_tornam_o_twitter_uma_ferra

    Claro, sem perder de vista que algo pode não ser legal para B e ótimo para A!

    []‘s

  7. João Mattar disse:

    Sérgio, mil desculpas, só hoje, por acaso, vi que o seu comentário estava na lista de comentários aguardando aprovação. Os comentários postados no meu blog são publicados direto, sem moderação, mas o anti-spam segura alguns comentários para moderação, por razões que nem sempre são claras. Então, o seu estava lá, e eu bobeei em não checar!
    Mas finalmente aqui está!
    Conheço esses posts, e continuo postando mais algumas coisas sobre o Twitter por aqui – aliás, estou com um post bem longo para finalizar.
    É claro que uma coisa pode ser boa para A e ruim para B, mas eu acho que a questão aqui não é essa, e sim explorarmos as possibilidades pedagógicas das novas ferramentas, que nem sempre ficam claras de imediato. E, nessa exploração, deixar nossa avaliação um pouco em suspenso.
    No caso do Twitter tenho lido muito (sobre seu uso educacional) e tenho usado a ferramenta com freqüência. Tenho mandado alguns posts do meu celular, tenho uma TwitterScreen no Second Life (na qual é possível ler os meus posts e das pessoas que eu sigo) e também uma TwitterBox (que me permite também enviar posts pelo Second Life). Eu também consigo ler e enviar posts para o Twitter do meu Netvibes. Então, do ponto de vista de conexão, estou impressionado.
    Espero ainda usar a ferramenta neste semestre com meus alunos, e aí poderei fazer uma avaliação mais fundamentada sobre seu potencial pedagógico. E vamos conversando, porque no fundo não estou defendendo a ferramenta, apenas lendo muito e testando-a.

  8. Pingback: De Mattar » Twitter Bombando

  9. Pingback: www.icdl-direct.com

  10. Hello this is somewhat of off topic but I was wanting to know if blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML. I’m starting a blog soon but have no coding experience so I wanted to get advice from someone with experience. Any help would be greatly appreciated!

  11. Paula Ugalde disse:

    Oi Prof. João!! :)
    Curti post e os anteriores ‘sobre’. E ‘obaaa’ que vai começar a usar mais! Quero ver o que fala/pensa solto :D
    Sergio, twitter é diferente…outra lógica mas é legal depois que habituamos, no meu caso, a maior dificuldade foi os ’140′ caracteres. No início reescrevia um monte. :D É a interação do PessoALL e tem conteúdo sim, inteligente, interessante, ocorrem iterações legais e acontece de pintar adrenlina… Tipo na última campanha para o hospital, na época da Amanda Gurgel…
    De repente um escreve algo e chama, provoca e entramos no papo e sai cada uma! Temos tantas reações diferentes…
    Se pudesse marcaria não ouvir umas coisas chatonas, besterois pra mim… #Pior “Me segue que eu te sigo” :D Um dia respondi para falar algo inteligente, que me inspirasse ou que anunciasse aumento salarial de 100% para os professores que aí seguia!!!
    também quando fui ‘perseguida’ por um piu encarnado perguntando para sua pesquisa porque deixei de seguir alguém. Imaginem o Ego usar tal! Respondi e sei lá o que fiz que dali uns dias li nas menções:
    “Olá! Você deixou de seguir @paula_ugalde Posso saber porque?! O.o
    Pedi desculpas ao cara e inda me ensinou a ‘calar’ o piu… Vai pras memórias das gauchadas!

    E Sérgio, os twitcam são sensacionais! Show! Muita interatividade, jogo rápido, inferências, conversas paralelas… a-do-ro!! Dá pra explorar várias atividades!
    Pena que em certos horários empaca. Será que não vão melhorar? Que dizem disso?!
    [ ]‘s Professor! Agradeço a info! Recuperei meu livro “Tutoria e Interação…” e releio pela 5a vez… Super completo e atual! Indispensável para entender EOL. ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>