REM – Estratégia muito interessante

Caras e Caros:

Li um artigo muito legal hoje, no ReadWriteWeb (faz tempo que não falava dele por aqui), sobre o REM. Eu gosto deste grupo, apesar de não conhecer tudo.

O REM vai lançar um álbum (Accelerate) em Abril, e em vez de deixar o cliente pagar o que quiser pelo álbum (já andei falando por aqui desses diferentes e interessantes modelos para a indústria da música, como o Radiohead), disponibilizou na Internet vídeos da preparação e ensaio da primeira música, Supernatural Serious.

O site é muito legal, um design simples e interessante de Flash, você passa o mouse em cima do vídeo e já começa a assisti-lo.

Os vídeos são meio livres para mixagem (a licença parece que é meio confusa), mas já tem um lugar no YouTube para compartilhar as edições que você quiser fazer.

Este é um dos vídeos:

A idéia é genial por vários ângulos. Parte do álbum (que no fundo não é parte, é metalingüístico, vídeos que remetem a um álbum que ainda não saiu) é disponibilizada para todos sem custo, o que é a bola da vez. É sem dúvida também uma grande jogada de marketing, porque o consumidor potencial do álbum recebe um material sobre o álbum e pode ficar brincando com ele, e assistindo também os outros brincarem. Pelo próprio exercício de modelagem dos usuários (e potenciais compradores), um álbum que ainda não existe começa quase a se materializar – e quando ele sair, o seu potencial comprador já estará tão familiarizado com ele, que será muito natural ele comprá-lo. A estratégia aproveita também o potencial viral da Internet – muito pouco foi gasto para uma promoção monstruosa, porque os vídeos fazem praticamente parte do trabalho, e o resto é Web. As pessoas também já se acostumam com uma música do álbum. E assim por diante.

Vamos esperar o resultado, mas criativo e inovador certamente é muito. O artigo diz que este pode ter sido um passo de um grupo forte, que pode ser seguido por muita gente. Estas discussões interessam muitíssimo para a educação, pois estamos vivendo uma ruptura na nossa relação com o conteúdo em vários sentidos: financeiro, de posse, do ponto de vista do direito etc. Acho que temos muito o que refletir sobre o que está acontecendo na indústria da música.

É legal ler um post ouvindo rock (ou você não clicou no vídeo?)

Passeando pelo YouTube, assisti a este outro vídeo do REM, que é show:

E que tal assistir Man on the Moon ao vivo??

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Administração, Educação, Música. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a REM – Estratégia muito interessante

  1. Pingback: De Mattar » YouTube na Educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>