Blogs na Educação

A palavra blog é uma abreviação da expressão web log. O blog é uma ferramenta que possibilita a publicação na Internet sem a necessidade de conhecimento de linguagens de programação.

Blogs podem ser utilizados em educação como plataformas de comunicação, como fontes de pesquisa e para a criação de conteúdo por parte dos alunos e dos professores, e têm sido utilizados não apenas na educação superior, mas também no ensino fundamental e médio. Existem inclusive blogs especificamente voltados para a educação, os blogs acadêmicos.

Os blogs podem ser pessoais, ou seja, administrados apenas por uma pessoa, como é o caso do Educação Inovadora, do professor Moran, mas podem também ser coletivos, em que várias pessoas têm permissão para administrar e escerver posts, como é o caso do Crooked Timber.

Alguns dos serviços populares que possibilitam a produção e publicação de um blog são: WordPress, Blogger (do Google) e Bloglines. Edublogs é um serviço especializado em blogs educacionais. Technorati é um dos serviços mais importantes para o acompanhamento de blogs.

Os micro-blogs são um fenômeno recente, voltado para comentários menores, rápidos e com atualizações constantes do que se está fazendo. Já escrevi um post procurando classificar os micro-blogs entre as redes sociais e os blogs. O destaque é o Twitter, sobre o qual já escrevi Twitter na Educação.

Pode-se sofisticar um blog utilizando RSS’s e widgets, por exemplo.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Computação, EaD, Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

2 respostas a Blogs na Educação

  1. Pingback: De Mattar » Comunicação e Expressão - terceira semana de aula

  2. Pingback: De Mattar » Mais sobre blogs…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>