Serviços Essenciais para um Blog

A PC World publicou em Fevereiro o artigo Blogs: 9 ferramentas e serviços essenciais para criar e sofisticar o seu. Como estamos montando os blogs das minhas turmas de primeiro semestre na Anhembi Morumbi, aqui vai um resuminho das ferramentas que eles comentam.

O WordPress (modelo sobre o qual é montado este blog da Locaweb, e que vem acompanhado do indispensável Akismet para filtrar spams, sem o qual este blog não teria sobrevivido) e o Blogger da Google são as duas ferramentas de criação mencionadas.

Há diversos serviços para administração do blog.

Technorati é um serviço que permite pesquisar e medir a popularidade de blogs (em função de links feitos por outros blogs), que também utilizo por aqui.

Um serviço similar nacional é o BlogBlogs, que também agrega conteúdos como o TechMeme faz com os blogs americanos, mas que ainda está em versão beta. Cadastrei este blog por lá.

Já o Google Analytics mede quantas pessoas foram ao seu blog e quanto tempo navegaram, além de outros recursos interessantes. Incluí por aqui um código para que este blog passe a ser monitorado pela ferramenta.


O FeedBurner do Google, além de acompanhar a popularidade de um feed, indica os posts mais lidos e envia posts por email, dentre outros recursos. Já tenho um endereço para os meus feeds. E também lancei aqui um código para que apareça um ícone para você assinar os posts do blog em um leitor de RSS:

 Subscribe in a reader

O Sphere utiliza um ícone no final de cada post, apontando para outros posts, notícias e reportagens sobre o mesmo assunto. Tentei instalar aqui no blog rapidamente, mas não funcionou – preciso testar com mais calma.

O Google Translate é genial: faz a tradução automática pelo Google Translate, para o inglês e depois para diversas outras línguas, ou mesmo de outras línguas para o português. Testei a ferramente adicionando esse gadget, que agora já acrescentei em diversos lugares do blog:

É mencionado também o Creative Commons, para produzir licenças especiais para o conteúdo do blog.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Computação, EaD. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

4 respostas a Serviços Essenciais para um Blog

  1. Pingback: De Mattar » Comunicação e Expressão - terceira semana de aula

  2. Junior disse:

    Achei interessante o fato de expor as ferramentas e serviços essenciais porque, apesar de eu não gostar de blogs, descobri outras funções que nunca imaginaria poder existir e continuar com um conceito errôneo sobre a criação e criadpres de blogs!!

  3. João Mattar disse:

    Pois é, Junior, a idéia é essa: muita gente tem uma noção errada (ou antiquada) de blog.

  4. Pingback: De Mattar » Mais sobre blogs…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>