Comunicação e Expressão – terceira semana de aula

Lá se foi a terceira semana de aula da disciplina Comunicação e Expressão.

De língua, conversamos sobre Ortografia. Uma questão “atual” é a novela da Reforma Ortográfica, que se arrasta desde 1990 e que procura unificar a grafia das palavras em todos os países em que se fala a língua portuguesa. Segundo o acordo da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), quando 3 países o ratificassem, a reforma entraria em vigor. O Brasil ratificou a última versão do acordo em 2004, seguido por Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Então, poderíamos considerar que a Reforma já está em vigor. Mas ainda não aderiram Portugal, Guiné-Bissau, Moçambique, Angola e Timor Leste. Uma das pressões contrárias ao acordo vem dos editores portugueses, mas três notícias recentes saíram na imprensa sobre a disposição de Portugal em ratificar o acordo: Portugal dá aval à reforma ortográfica, Presidente português se mostra favorável à mudança na escrita e Portugal terá primeiros dicionários com regras do acordo ortográfico. Com a Reforma, entre outras alterações, as letras “k”, “w” e “y” são incorporadas ao alfabeto, fica abolido o uso do trema (o ü, que quase ninguém mais usa mesmo), é simplificado o uso de alguns acentos e do hífen.

Erros de ortografia pegam muito mal. Como evitá-los?

Praticamos o uso de corretores, como o que já vem com o Microsoft Word. Corretores ortográficos são ferramentas poderosas, que devemos nos acostumar a usar, por exemplo, antes de escrevermos emails ou documentos em que não podem ocorrer erros de ortografia. Mas é preciso saber utilizá-los.

Do ponto de vista de correção ortográfica, os corretores comparam automaticamente as palavras que digitamos, e, quando elas não fazem parte do seu banco de dados (dicionário), em alguns casos elas são substituídas automaticamente. Digite no Word por exemplo “consciencia” sem acento, e quando você pressionar TAB ou ENTER, a palavra será automaticamente corrigida: “consciência”. Como a maioria das pessoas digita olhando para o teclado, essas correções automáticas não são percebidas, e você corre o risco de passar a vida toda digitando várias palavras erradas, sem que tenha consciência disso. Portanto, eu sempre sugiro que a opção de correção automática seja desativada. No Word 2007, ela aparece assim:

[photopress:capture007a.gif,full,vazio]

Mesmo com a opção de autocorreção selecionada, apenas algumas palavras são corrigidas automaticamente. Na maioria dos casos, as palavras escritas com erros de ortografia são sublinhadas:

[photopress:capture001_1.gif,full,vazio]

A palavra “excessão” foi sublinhada automaticamente pelo Word, porque não existe no banco de dados do programa. Se você clicar com o mouse direito, surgirão sugestões de palavras que “parecem” com a que você tentou digitar. Neste caso, a palavra grafada corretamente, “exceção”, é a primeira opção que aparece:

[photopress:capture005_1_2_3_4.gif,full,vazio]

Entretanto, nem sempre as sugestões do corretor são as corretas. No caso da palavra “dispender”, escrita incorretamente com “i”, nas lista de sugestões do corretor nem aparece a opção correta, “despender”:

[photopress:capture006_1_2.gif,full,vazio]

Portanto, não podemos confiar nas sugestões ortográficas do corretor, e sempre que necessário devemos utilizar um dicionário para checar a grafia correta de uma palavra. Dentre os dicionários online, costumo indicar o Priberam. Você sugere mais algum?

Então, com o corretor ortográfico, e um bom dicionário para os casos de dúvidas, todos os problemas de ortografia estão todos resolvidos? Não!!!!!

Você deve ter reparado que havia outro erro na frase em que aparecia a palavra “excessão”: “vou escreve a palavra…”. O correto aqui seria “escrever”, mas por que o corretor não apontou o erro? Porque a palavra “escreve” existe em português, e portanto também existe no banco de dados do corretor. O grande problema são palavras que possuem pronúncia igual ou parecida, mas grafia diferente. Como os casos de “conserto” e “concerto”. Ou “sessão”, “seção” e “cessão”. Se você escrever no Word: “Adorei a seção de cinema” ou “Fui a um conserto de piano”, nada será sublinhado, mas há erros de ortografia tão graves quanto quaisquer outros.

Portanto, o que concluir sobre o uso dos corretores ortográficos (ainda não estamos falando de correção gramatical)?

a) Digite sempre seus textos no Word (ou outro processador que possua correção ortográfica), antes de passar o texto para emails, fóruns tec.

b) Desabilite a opção de autocorreção do processador, para você ser corrigido até que aprenda a grafia correta de uma palavra.

c) Desconfie sempre das sugestões do corretor, e quando necessário use um dicionário para buscar a grafia correta de uma palavra sublinhada pelo corretor.

d) Estude bastante as palavras que têm pronúncia igual ou parecida em português, mas grafia e significados diferentes (na minha aula, disponibilizo para os alunos uma lista dessas palavras, uma seleção dos problemas mais comuns).

Praticamos também o uso correto de a/há (“daqui a quanto tempo?”, “ele esteve aqui há duas horas”) e do “por que, porque, por quê, e porquê”. Criei no Blackboard vários exercícios para praticar o uso dessas palavras e expressões.

Além de ortografia, analisamos e interpretamos mais um poema de João Cabral de Melo Neto, “Catar Feijão”, uma comparação muito interessante entre selecionar feijão e escrever (escolher palavras). No post anterior eu tinha indicado uma comunidade grande sobre o João Cabral no orkut, mas parece que estragaram tudo por lá. Há outras, mas com menos participantes. Dá até vontade de abrir uma nova.

Tenho trabalhado com vários fóruns no Blackboard, propus como atividade uma visita ao Museu da Língua Portuguesa e continuamos a construção de um blog para cada turma, e para ajudar coloquei dois posts nestes dias por aqui: Blogs na Educação e Serviços Essenciais para um Blog. Foi interessante que alguns alunos comentaram que blog era uma coisa feminina – podem até ter sido, no início, mas isso já mudou faz tempo, como esses dois posts comprovam.

Até a próxima semana!!

 Subscribe in a reader

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em CE1/2008, Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a Comunicação e Expressão – terceira semana de aula

  1. daniel disse:

    Legal!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>