Twitter de novo

Eu já tinha falado por aqui do Twitter, no post Twitter na Educação, que fazia menção a outros posts em que eu tratava da ferramenta. Nas últimas semanas li várias coisas sobre o Twitter em diversas fontes:

Microblogs amadurecem e deixam de ser ‘diarinhos’

Forget E-Mail: New Messaging Service Has Students and Professors Atwitter

Twittermeter: Measuring Buzz in the Twittersphere

Can Twitter Power Your Tumblelog?

Estamos também utilizando blogs (e logo utilizaremos microblogs) nas aulas na Anhembi, além de que um grupo da Anhembi mostrou interesse em trabalhar com essa ferramenta no seu TCC. Então, vamos avançar um pouco.

Jeffrey R. Young, da Universidade de Texas – Dallas, por exemplo, utiliza a ferramenta em suas aulas, e fez um vídeo curtinho:

David Parry, da mesma instituição, hoje considera que o Twitter “mudou a dinâmica da sala de aula mais do que qualquer outra coisa que ele fez enquanto professor”. A imediatez com que as mensagens são trocadas e a mistura com coisas mundanas ajudou os alunos a se sentirem mais como uma comunidade, quebrando as paredes entre a sala de aula e o mundo exterior.

O próprio Blackboard pretende adicionar a seu sistema ferramentas similares ao Twitter, tendo anunciado recentemente planos para adquirir o NTI Group, que vende notificações de mensagens de texto a universidades para uso em emergências.

O Twitter serve também de canal de comunicação entre professores e para transmitir conferências.

Já existe inclusive uma ferramenta para medição do tráfego do Twitter, o Twittermeter, e um mashup, o Twimbler.

Blogs não são mais diários virtuais (este aqui é um exemplo!), e o mesmo está acontecendo com os microblogs, que têm sido combinados com blogs, redes sociais, mensagens eletrônicas e celulares. É possível, por exemplo, criar um widget do seu Twitter em uma página, assim as pessoas serão atualizadas constantemente por suas mensagens. O WordPress, por exemplo, lançou recentemente o Prologue, um serivço de microblog para seus blogs.

 Subscribe in a reader

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Computação, EaD, Twitter. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

2 respostas a Twitter de novo

  1. Pingback: De Mattar » Twitter na Páscoa

  2. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Twitter Bombando

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>