YouTube na Educação

Eu já venho falando por aqui do YouTube, como nos posts sobre o REM e sobre Berkeley.

Algumas instituições de ensino possuem hoje “canais” no YouTube, como: Research Channel (um consórcio de faculdades e universidades), MIT, Auburn, Carnegie Mellon, Purdue e Texas Tech. O Horizon Report 2008 fala sobre a importância crescente dos vídeos amadores em educação.

Uma notícia fresquinha?

A Boise State University, em que estou cursando Teaching and Learning in Second Life, vai oferecer pela primeira vez no próximo semestre a disciplina YouTube for Educators, que será ministrada por Chareen Snelson. Tenho acompanhado de perto os cursos online em EaD oferecidos por diversas instituições, como Penn State, Maryland, NovaShoutheastern e San Diego State University, todos listados em Cursos EaD neste blog, mas o EdTech da Boise parece estar sempre na frente, propondo cursos inovadores.

Enfim, mais uma ferramenta informal importante em educação. Pretendo produzir um vídeo com cada turma de Comunicação e Expressão, neste semestre. Você tem alguma idéia ou sugestão?

Para ajudar, a PCWorld publicou recentemente Dicas para quem deseja criar mashups e fazer sucesso no YouTube, que vale a pena conferir, com dicas para escolha de câmeras, filmagem, sites para pesquisa de vídeos, conversão de arquivos, edição e pós-produção.

 Subscribe in a reader

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Educação, Informática, Video. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

5 respostas a YouTube na Educação

  1. Pingback: De Mattar » Aula no (e sobre) YouTube

  2. Pingback: De Mattar » Blog Archive » YouTube em EaD

  3. Pingback: De Mattar » Blog Archive » YouTube, Vídeos & Educação

  4. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Vídeos Online em Educação

  5. paulo vasconcelos disse:

    João gostei demais do seu blog 10.!!!!!!!!!!!!!!!
    Aliás estou fazendo um artigo sobre a convergência das midias na web , destacando o goolge e gostaria de conversar com vc.
    Paulo Vasconcelos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>