Parece que o Twitter tem me perseguido. Acabei de colocar um post no blog, Twitter de Novo, e choveram nos meus RSS posts e artigos sobre a ferramenta. Provavelmente um misto de perseguição espiritual e marketing viral.
Em How Twitter makes it real, publicado pela BBC, Bill Thompson testemunha como pôde acompanhar uma conferência à distância, usando o Twitter, e como o Twitter cria uma sensação de presença e de comunidade que nenhuma outra ferramenta consegue criar:
“Thanks to Twitter I carry my online networks with me as I wander through town, and more and more I see the world through the lens of our shared experience.”
Em More on Academic Twittering: Breaking Down the Classroom Walls, publicado no The Wired Campus, Jeffrey Young se refere a um post do professor David Parry da University of Texas at Dallas. Ele leciona a disciplina Emerging Media and Communications, e então para ele o Twitter é um objeto de estudo, que ajuda a expandir as paredes da instituição criando um senso de comunidade para uma turma. Para Parry, a educação não pode mais se limitar a um espaço/tempo intelectual fechado e sagrado, pois precisa, como outras instituições, expandir suas fronteiras. Muitos alunos que usam o Twitter, segundo Parry, passam a participar mais dos cursos. Ele então cita vários usos educacionais que diferentes pessoas têm feito para o Twitter: aprendizado de línguas, comentários sobre uma aula, feedbacks automáticos sobre uma palestra, projetos interativos etc. Você pode ler uma entrevista de Parry para Linda Briggs sobre o uso do Twitter em educação.
Alex Iskold, em 5 Ways To Have Fun with Twitter When You’re Bored, publicado no genial ReadWriteWeb, aponta algumas maneiras de se divertir com o Twitter, principalmente no sentido de se comunicar com pessoas desconhecidas.
Josh Catone, em Twitter Is The Tech Water Cooler, publicado no mesmo dia no ReadWriteWeb, discute como o Twitter funciona bem como um coffe-break.
Aproveitei a maré (espiritual e/ou mercadológica) e dei uma atualizada no meu Twitter – aliás, passe lá, crie a sua conta (se ainda não tem uma) e comece a me seguir (follow), porque vou começar a brincar ainda mais com a ferramenta daqui por diante – vou usá-la para comentários soltos e breves, idéias que vêm à cabeça etc. Já tinha o Twitter dentro do meu Netvibes, agora já consigo enviar msgs do meu celular (mas ainda não estou recebendo), já aprendi a responder msgs (que vão para a public timeline) e também a enviar msgs privadas e já linkei o Twitter à minha conta do Facebook. Ainda preciso testar o twhirl, um cliente para o Twitter.
Há 3 maneiras de colocar o Twitter no blog, reproduzi abaixo as 3, agora vou começar a manter uma sempre no post mais atual:
Twitter Updates
Pingback: Twitter Trackbacks for De Mattar » Blog Archive » Easter Twitter [joaomattar.com] on Topsy.com