ABC da EaD no SL 2.0 – Aula 03 e visita a Aveiro

Nesta segunda, 26/05, tivemos mais uma aula do curso ABC da EaD no SL 2.0.

Nosso encontro inicial foi no espaço De Mattar, e lá o And Kass distribuiu as camisetas que fez especialmente para o curso – uma com o símbolo de Portugal, outra do Brasil. Valeu, And!! Quem não recebeu as camisetas, pode falar com ele no SL durante a semana, ou na próxima aula receberá as duas t-shirts.

Lá no espaço De Mattar, há um grande cubo com as imagens da entrada de Aveiro, e clicando nele você receberá os 3 notecards distribuídos durante a aula. No espaço De Mattar, também, você pode ouvir o áudio ref. ao cap. 4 do livro ABC da EaD, mas quem preferir pode também ouvir por aqui.

O primeiro notecard orientava como chegar a Aveiro, e foi lá que a aula ocorreu, na sala 01 (quase todo mundo com a camiseta do curso – estas fotos eu tirei já no final da aula, quando muita gente tinha ido embora):

[photopress:Aula_03_2008_002.jpg,full,vazio]

O notecard Web 2.0 procurava discutir rapidamente o sentido da expressão, através de algumas características que eu reuni. Falamos por exemplo da noção de Cultura Digital do Custo Zero.

A professora Geórgia indicou por email este vídeo:

O notecard Ferramentas para o Aututor listava várias ferramentas, em geral pagas, para a produção de material de EaD pelo aututor – segue a lista:

* Navegador: Internet Explorer & Firefox Mozilla (me converti), foi mencionado o Safari

* Pacote Office: Microsoft Office (Word, Powerpoint & Excel)

* PDFs: Indesign (hoje se produz PDF com o próprio Word ou uma série de ferramentas gratuitas, mas o Indesign tem recursos poderosos e é para ele que as editoras e gráficas têm migrado)

* Imagens: Photoshop (foi mencionado o Fireworks)

* Áudio: Cakewalk Sonar, Sony Sound Forge etc.

* Vídeo: Premiere e After Effects

* Produção de curso completo e elementos: Flash (várias pessoas comentaram a dificuldade em aprender a usar o Flash, falei do Swish – um clone, e do Silverlight da Microsoft, além do fato de várias ferramentas hoje produzirem conteúdo em Flash, sem a necessidade de saber programação)

* Rapid e-learning: Lectora etc.

* LMS: Moodle (falamos é claro de vários outros – Blackboard, WebCT, Teleduc etc.)

* Repositórios de Objetos de Aprendizagem

* Bibliotecas Virtuais

[photopress:Aula_03_2008_004.jpg,full,vazio]

O outro notecard, Ferramentas Web 2.0, listava ferramentas em geral gratuitas e muitas com código aberto:

Algumas das principais categorias e ferramentas Web 2.0:

a) LMS 2.0: Nuvvo (pretendo fazer uma experiência no resto do curso com o Nuvvo)

b) Emails baseados na Web: gmail

c) IM: MSN & Skype

d) Busca: Google

e) On-line Office: Google Docs e Planilhas (agora também com apresentação), falei também do Aprex, Zoho e ThinkFree

f) Corretores, Dicionários, Tradutores etc. – lembramos do Priberam

g) Blogs: WordPress, Blogger (do Google), Bloglines, Tumblr & Edublogs (educativos).

h) Wikis: Wikispaces, Midia Wiki, PB Wiki, Tiddlywiki, Confluence & Jotspot – e aqui está o link do excelente trabalho desenvolvido em wiki pelos professores e alunos de Aveiro.

i) Compartilhamento de Arquivos: Slideshare.

j) Redes: Orkut, MySpace & Facebook – em Portugal, é muito utilizado o Hi5.

k) RSS: Google Reader.

l) Mashups: Netvibes – quem não conhece, procure criar uma conta, podemos falar mais dele durante o curso

m) Notícias: Digg.

n) Imagens: Flickr.

o) Áudio: Audacity – elogiado por todos que o utilizam

p) Vídeo: YouTube, Joost, Jaycut etc.

q) Videoconferências: FlashMeeting – podemos também tentar testar esta ferramenta durante o curso.

r) Social Bookmarking: Del.icio.us

s) Widgets: Widgetbox & Google Gadgets.

t) Chat Widget: Meebo.

e, é claro, o Second Life! Há muitos ambientes educacionais para visitar no Second Life, nos posts sobre o curso que fiz na EdTech vocês podem encontrar o registro de tudo o que visitei.

Falei também do uso do Veodia para tranmissão de vídeo para dentro do Second Life, vamos tentar usar durante o curso ainda.

[photopress:Aula_03_2008_005.jpg,full,vazio]

Conseguimos usar chat de voz combinado com o de texto desta vez com mais sucesso. Inclusive, essa aula foi em um ambiente tradicional, que imita a vida real (um auditório), e ficamos parados, mas isso ajudou muito. Muita gente critica a cópia de ambientes da vida real no Second Life, mas essas réplicas nos trazem conforto, segurança, familiaridade, que ajudam as coisas a fluírem, principalmente quando não é todo mundo que domina o programa.

Foi um brainstorm de ferramentas, e conversamos sobre a dificuldade de trazer essas ferramentas para as instituições de ensino, principalmente as públicas. As do último notecard são gratuitas, então a questão principal é estratégia institucional e treinamento. Por isso, o depoimento da Paula Caleffi e da Susane Garrido sobre o que foi feito no Departamento de EaD da Unisinos, que está no livro ABC da EaD, é bastante valioso.

Falamos também da necessidade de o professor aprender programação e do ensino de programação para crianças, mencionei o Scratch e ficamos sabendo que a Teresa Martinho Marques tem uma linda experiência com o software e vai apresentar uma comunicação no Seminário Articular e Partilhar Perspectivas. Como é bom estar em contato com nossos colegas portugueses – a Ocacao, o Carlos e o Antero, entre outros, estiveram gentilmente conosco! Tempo de Teia é o blog dela. Aliás, a Ocacao colocou um post sobre a aula.

Ufa, acho que consegui lembrar um pouquinho da conversa!

Na próxima aula, nos encontramos novamente no Espaço De Mattar. A Professora Georgia, o Yo e outras pessoas se ofereceram para dar um treinamento nas habilidades básicas do SL, então quem quiser se encontrar por lá antes das 19:30, a partir das 18:00, podemos realizar um encontro informal. E vamos depois para a ilha do CHSS da Montclair University.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em ABC da EaD no SL, EaD, Second Life. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

10 respostas a ABC da EaD no SL 2.0 – Aula 03 e visita a Aveiro

  1. Breno Trautwein disse:

    Bom dia Mattar,
    Complementando o discutido, desaprendido, reaprendido na aula 3, seguem algumas considerações.
    Em relação ao sotware livre voce indicou o post:
    http://blog.joaomattar.com/2008/04/09/a-cultura-digital-do-custo-zero/ .
    Dentro deste complexo tema, as opiniões se dividem e eu temo o radicalismo da visão de software grátis ou software sem custo. Isto não existe! Voce pode ter um investimento 0 na aquisição do produto, mas terá inúmeros outros custos asociados a sua instalação, uso, manutenção, atualização, etc etc etc.
    Também comentamos a experiência dos brilhantes colegas de além mar no uso do wiki, e como exemplo temos os sites:
    http://wikimmed.blogs.ca.ua.pt/index.php/Comunidade_3D USO WIKI NA EDUCAÇÃO e
    http://wikimmed.blogs.ca.ua.pt/index.php/Comunidade_Open_Source (sobre software livre – bem didático por sinal)
    E, prezado Mattar, voce também indicou o post sobre uso do orkut na educação superior:
    http://blog.joaomattar.com/2006/09/14/short-cut-how-an-orkut-based-environment-is-improving-the-communication-between-the-different-levels-in-a-higher-education-institution/

    De resto, foi uma intervenção virtual bastante proveitosa, como sempre.
    Em relação a autonomia de Freire que fique devendo em aulas anteriores, prometo que voltaremos ao tema futuramente, mas de antemão é importante não confundir autonomia do aluno em EaD com autodidatismo como caracterísitica do aluno de EaD.

    Um grande abraço a todos.
    Av. Kronfeld

  2. André, And Kass disse:

    Boa tarde
    Bacana! A aula foi muito boa, eu fiquei até perdido com tantas informações novas de coisas muito úteis para EAD. Show!
    ————-
    Eu me coloco a disposição também de quem precisar de uma força nos primeiros passos dentro do Second Life, basta me procurar And Kass. Pode ser qualquer dia que me encontrarem por lá.
    —————-
    Professor e colegas, estava tentando ajudar a colega Priscilla durante a última aula com o Voice, me ocorreu algo!:
    Se tudo funciona com o audio fora do SL, o microfone, o som, e a pessoa ainda consegue ouvir o som no SL, então provavelmente o que impede de usar o voice deve ser o FireWall do Windows.
    Quando instalamos o SL, instala junto o SLVOICE, que roda junto. Na primeira vez que vamos usar, uma mensagem do Firewall do Windows comunica que o tal SLvoice tentou usar a internet e ele o bloqueou, e pergunta se desejamos manter bloqueado.
    Acredito que esta seja a razão para alguns não conseguirem configurar de forma alguma.
    Para resolver, dentro do windows, painel de controle, achar o firewal do windows. No Firewall há um local para adicionar excessões, entrar ai, achar o caminho onde esta o slvoice.exe no computador, e libera-lo para acessar a internet.

    Abraços

  3. João Mattar disse:

    And, vou copiar seu comentário para o post sobre uso de voz também, ok?

  4. Daniel, Yo Pastorelli disse:

    Esta aula é, das três que tivemos até agora, aquela que mais me deixou com lições de casa… :-) Até agora estou fazendo o download de alguns programas sugeridos. Tem muita coisa boa mesmo. Realmente o maior desafio será escolher a toolbox ideal para cada professor e seus alunos, considerando os recursos e limitações de cada ambeinte.

    Como o João Mattar disse, também podem contar comigo para ajudá-los no SL. É claro que não sou um expert… :-) Assim como o And, podem me contatar em qualquer momento que me achem no SL. Estarei online no Espaço De Mattar na próxima 2ª feira às 18:00h brasilia.

    Abraços para todos,

    Yo,-

  5. João Mattar disse:

    Breno & cia:
    O post sobre a Cultura Digital do Custo Zero me parece interessante pois procura justamente mostrar quais modelos de negócio podem ser construídos ao redor da idéia de custo zero.
    O post que você indica do Orkut não era exatamente do Orkut, mas do Tubarão, que tivemos na Anhembi, e era baseado nos conceitos de comunidade, como o Orkut. Falo da experiência no livro Second Life e Web 2.0 na Educação, mas infelizmente o projeto foi enterrado na Anhembi.
    Acabei de escrever um capítulo sobre Interatividade e Aprendizagem em EaD e lembrei muito de você. Essa discussão sobre autonomia x interação é bastante interessante, temos mesmo que retomá-la. Eu prometo um post para breve, para dar um pontapé inicial e provocar a discussão.
    Abraços

  6. Carlos Santos disse:

    Obrigado pela vossa visita à ilha da UA no SL. Gostei muito dos momentos de conversa que tivemos.

    Breno, obrigado também pelas referências ao trabalho realizado pelos alunos do Mestrado em Multimédia em Educação. Este tipo de comentários faz-nos acreditar que a mudança do paradigma word para wiki foi realmente acertado :)

  7. Pedro Almeida disse:

    Mais uma vez foi um prazer ter esta iniciativa na ilha da UA.
    Desta vez não consegui estar muito tempo, mas à semelhança da visita anterior do curso a conversa estava muito interessante e animada.

    Ficamos a aguardar a próxima visita!

  8. Olá João! Estive hoje com o Carlos no tal seminário e ele falou-me de ti… Achei curioso este cruzamento de interesses na ferramenta. Agora estou numa fase complicada do mestrado e final de aulas (também a ver exames de matemática porque infelizmente fui seleccionada e quase nem durmo para conseguir fazer tudo), mas em ambos os meus blogues principais, e nos dos alunos que têm usado a ferramenta, há muito material para se ficar com uma ideia do que ando a fazer… Os blogues dos alunos são o gstscratch e o turbeturma (blogspot)… depois há o tempo de teia (que referiste e tem lá links para todos os outros) e um mais direccionado para estas questões das TIC e educação (sem poesia e outros mimos pelo meio) que é o “muito mais” do wordpress (fica o link neste comentário). Um dia combina-se e falamos no SL um pouco sobre o tema. Sim? Abraço grande da Te

  9. João Mattar disse:

    Teresa, é quase mágico tê-la por aqui! A nossa relação com Aveiro tem sido tão mágica que nos sentimos aí, junto com vocês, e espero que vocês se sintam em casa conosco também. Vou passar esses links para o post principal e passear por eles nos próximos dias. Abraços, acho que não poderei estar com vocês em Aveiro, presencialmente, mas algum dia nos conhecemos. No Second Life e na Web, claro, nos falamos sempre.

  10. Fico contente! Gosto de magias…
    Um dia destes… um dia destes…
    A vantagem da magia das novas tecnologias é tornar este mundo pequenino… Já há por aí umas escolas no Brasil com os meus livros de poesia e o Vicente da oficina de projectos (http://vicenteoficina.blogspot.com/), a Fátima do blogstórias essenciais (http://www.blogstoriasessenciais.blogspot.com/) são alguns desses amigos (a que se junta o João) que provam que já não há assim “tanto mar” entre nós como havia, antes destes maravilhosos e mágicos tempos de encontro ao alcance de uma tecla! Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>