Antes do Esud/Senaed e do Endipe, passei o feriado no Vale dos Vinhedos.
Cheguei em Porto Alegre e subi de carro.
Almocei no Giuseppe, em Garibaldi, considerado o melhor galeto do Brasil pelo Quatro Rodas. Relamente o galeto (preparado com cerveja e vinho) é divino: é fresquinho, macio, saboroso, assim como os acompanhamentos e o suco de uva Tasca.
Fiquei na Pousada Casa Valduga, em Bento Gonçalves, em que você dorme no meio das uvas e dos vinhos!
[photopress:DSCN0990.JPG,full,vazio]
[photopress:DSCN0976.JPG,full,vazio]
[photopress:DSCN1023.JPG,full,vazio]
[photopress:DSCN1025.JPG,full,vazio]
[photopress:DSCN0988.JPG,full,vazio]
[photopress:DSCN0979.JPG,full,vazio]
[photopress:DSCN0994.JPG,full,vazio]
[photopress:DSCN1004.JPG,full,vazio]
[photopress:DSCN1021.JPG,full,vazio]
Na hospedagem está incluído um curso de 3 horas sobre vinhos, que termina com uma degustação. O Moscatel Premium 2007 Valduga é simplesmente um show, assim como o Cabernet Sauvignon Gran Reserva 2004 Valduga, premium.
De Garibaldi (onde visitei também a Georges Aubert), passei pelo Caminho das Pedras, Casa dos Tomates, Farroupilha, Caxias e Nova Petrópolis. Tem alcóolatras anônimos no Vale dos Vinhedos!
Na Cantina Palco de Gramado, experimentei uma seqüencia de fondue acompanhadao do Don Laurindo, mas comer fondue com moscas voando a todo momento na sua mesa e ao seu lado não é nada agradável.
Tem muito espaço para alugar no Centro de Gramado, fiquei impressionado.
Também fiquei impressionado que os carros param para você atravessar!
Peguei depois um ônibus de Gramado para Porto Alegre, onde almocei na casa do meu grande amigo Ricardo Beidacki, com sua maravilhosa família. Depois ainda saímos à noite e almoçamos um dia em uma churrascaria. Fora isso, visitei o Museu de Ciências da PUC, que já comentei no post sobre o Endipe.