FAHS, Chad. How to do everything with Youtube. NewYork: McGraw-Hill, 2008.
[photopress:how_to_do_everything_with_youtube.jpg,full,vazio]
Este é o livro que vamos utilizar no curso YouTube for Educators.
Introduction
Lançado em 2005 e adquirido pelo Google em 2006, o YouTube combinou uma idéia inspiradora, código criativo, Flash e a experiência de assistir a vídeos com as características de redes sociais da Web 2.0.
Chapter 1 – Getting Started with YouTube
Informações gerais sobre o site (mas algumas coisas já mudaram), como procurar vídeos, criar uma conta etc., testTube (incubadora com as idéias em desenvolvimento) e Quicklist (clique no sinal + no lado esquerdo inferior dos vídeos que você estiver checando, para selecioná-los e assisti-los todos de uma vez quando quiser, enquanto estiver na mesma sessão).
Chapter 2 – Shooting Your Videos
O capítulo apresenta alguns dos inúmeros tipos de vídeos que podem ser postados no YouTube e define o conceito de Video Blog (Vlog), em que as pessoas basicamente falam para uma câmera sobre algum assunto. Em seguida, orienta a escolha de uma câmera, comenta os formatos mais utilizados, indica acessórios (como tripé e filtros para a lente) e orientada como operar a câmera e filmar, incluindo shots, iluminação e áudio.
Chapter 3 – Editing your Videos
Fala de alguns editores de vídeo, como Windows Movie Maker, Adobe Premiere (Elements e Pro), iMovie e Final Cut (Express e Pro). Demonstra como editar vídeos no Movie Maker e iMovie. Apresenta algumas técnicas básicas para edição. Apresenta o AudioSwap, possibilidade de utilizar músicas oficialmente licenciadas no YouTube, e o Remixer, ferramenta de edição online do YouTube.
Chapter 4 – Uploading and Sharing Your Videos
Neste capítulo o autor discute padrões de vídeo e áudio para upload para o YouTube, fala de codecs, orienta no uso de alguns programas como QuickTime Pro, Windows MovieMaker e Sorenson Squeeze, orienta a como fazer o upload, a como usar um recurso muito interessante – o Quick Capture – em que você já faz o upload realtime direto da câmera, e inclusive como fazer o upload de um dispositivo móvel.
Chapter 5 – Joining the YouTube Community
O capítulo fala de diversos recursos como: Favoritos, Playlists, Amigos e Contatos, Assinaturas, Comentários, Boletins, Mensagens, Grupos, Stream (um novo recurso, em que várias pessoas assistem a um vídeo e participam de um chat) e Active Sharing.
Chapter 6 – Customizing your YouTube Channel and Using Special Tools
Dicas para customizar seu canal. Há uma menção do Color Cop, um software gratuito para capturar cores, e o Adobe kuler. Há também orientação para você se tornar um desenvolvedor no YouTube e RSS. São citados sites para fazer download dos vídeos do YouTube, como KeepVid e Video Downloader, além de softwares como MPEG Streamclip (que é também um media player e conversor) e YouRipper.
Chapter 7 – Promoting your Videos on YouTube
Como tornar seu vídeo viral? Melhore a qualidade, acrescente mais apelo visual, preencha um nicho, encontre o vídeo certo para aquele momento, torne-o fácil de encontrar, construa uma rede e distribua links para ele pela web.
O capítulo aborda também a promoção de vídeos no YouTube, as maneiras de acrescentar informações aos vídeos e ao seu profile (como, p.ex., alterar sua video still – a foto que aparece antes de você assistir ao vídeo), como incorporar vídeos a blogs e páginas da web (alterando seu tamanho, formato etc.).
São entrevistados e avaliados alguns autores de vídeos que fizeram sucesso no YouTube, e analisados vídeos musicais que se tornaram hits e vídeos em séries.
O livro termina com um pequeno Glossário e um Índice.
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Vídeos & YouTube II