De novo bobeei, como no aniversário de 1 ano, e deixei passar a data do aniversário do blog – 31 de Agosto. No domingo ele fez 2 anos! Aliás, justamente neste dia não escrevi nada, apesar de andar escrevendo quase todo dia por aqui – coisas que só se explicam espiritualmente!
[photopress:De_Mattar_1_ano.jpg,full,vazio]
De 30.000 acessos no primeiro aniversário, pulamos para mais de 157.000, chegando em alguns dias perto da marca de 1.000 acessos, e de um limite de 16 acesso simultâneos, chegamos a 24.
De 158 artigos publicados no primeiro ano, chegamos a 447, dos quais 215 na categoria EaD.
O texto mais lido no primeiro aniversário tinha 789 acessos, enquanto o mais acessado hoje, a página em que cobri o Congresso da ABED de 2007, tem 5.339 – e daqui a duas semanas é o Congresso de 2008, em Santos. Surpreendem também a resenha que fiz do livro Didática do Ensino à Distância (4.205 acessos) e a cobertura que fiz do evento Tecnologia para IEs Privadas organizado pela IBC (4.163), dentre outros.
O texto mais comentado tinha 46 comentários no primeiro aniversário do blog, e hoje a página sobre o meu curso ABC da EaD no SL tem 78 comentários – e tem inclusive os links para a cobertura das aulas, em posts separados. O post Second Life & EaD vem em segundo lugar, com 60 comentários. Os posts sobre Suicídio e Eutanásia surpreendem também pelo número de comentários, e por serem constantemente revisitados.
De 197 links, hoje já existem 436, que precisam de uma faxina.
Alguns momentos neste segundo ano de vida merecem destaque:
a) A cobertura do MoodleMoot 2007 (o de 2008 está chegando);
b) A página em construção que criei para o meu pai (que, se estivesse vivo, certamente estaria acompanhando tudo isso e, como sempre, dando seu valioso suporte);
c) Os tutoriais que criei para o Second Life: página e categoria;
d) A resenha do livro do Michael Moore, A educação a distância: uma visão integrada;
e) O micro-manifesto Antes Pago que Gato-Sapato;
f) A resenha do artigo Modes of interaction in distance education: recent developments and research questions;
g) As fotos da minha viagem para Paraty;
h) A cobertura do evento de EaD no Senac de Pernambuco – com o registro dos passeios por Recife e Olinda;
i) Os registros dos cursos Pré-Edição de Vídeo e Première;
j) A cobertura completa do curso Teaching and Learning in Second Life, que fiz na Boise State University;
k) A discussão sobre minimalismo tecnológico e Second Life, para a qual ainda estou devendo uma continuação;
l) A leitura do importante Horizon Report 2008;
m) Meu primeiro post em inglês: Second Life is not a learning environment… but why not?;
n) A resenha (ainda não completa) do livro Games and Simulations in Online Learning;
o) O Sermão para converter o educador brasileiro ao Second Life;
p) A dissecação dos Mestrados online de EaD nos Estados Unidos;
q) A reflexão sobre Educação & Touros;
r) O registro da viagem a Salvador;
s) Uma seleção especial de 5 vídeos de música – imperdível, tem que assistir os 5 na seqüência;
Em Maio de 2008, mudei o layout do blog. No começo fiquei incomodado, mas agora já estou bastante acostumado com a nova cara. E mudei também o mote: “Devagar, Focado e Simplificando”, uma micro-filosofia de vida, como muitos já disseram.
De 149 usuários que publicaram comentários, pulamos no segundo ano para 511. O querido professor e colega Adalberto Tripicchio, que continua sumido mas publicou 2 contos: Veludo e A Dramática Arte Moderna, continua sendo quem mais fez comentários no blog. Mas além da Wanderlucy e da Regina (que também contribuíram escrevendo seus próprios posts em Julho), e do Valente, passaram a registrar seus comentários com freqüência o Eri (que também contribuiu em Julho com seus próprios posts), o Renato e a Daiana, dentre muitos outros que deixaram alguns comentários, sempre essenciais. A todos, agradeço muito novamente, pois o blog é de todos!
O anti-spam Akismet já bloqueou mais de 5.000 spams – sem ele, o blog estaria bem confuso!
Meus Planos para o Futuro, no primeiro aniversário, incluíam utilizar mais imagens, som, animações e vídeos nos posts. Imagens tornaram-se comuns, assim como vídeos (o que deve se intensificar com o curso YouTube for Educators que comecei a fazer na Boise, neste semestre). Ainda estou devendo mais animações. Meu interesse cada vez maior por games em educação deve também começar a povoar os posts com pequenos jogos. No próximo semestre (ou seja, antes do terceiro aniversário), devo cursar alguma coisa de games e multimídia na Boise ou San Diego State University, o que deve também contribuir para distribuir animações e games pelo blog. Devo começar a utilizar mais músicas nos vídeos, mas preciso também me focar para passar a produzir mais em estúdio, o que já é um objetivo antigo. Comprei recentemente a Master Collection da Adobe, que tem o Photoshop, Première, After Effects, Flash, InDesign etc. – programas que devo usar para produzir muita coisa que vai aparecer este ano no blog. Ah, e também um microfone profissional, para não depender tanto do estúdio, além de um drive externo, para lidar com o espaço enorme que os projetos de vídeo ocupam no hd, e uma câmera Sony com CD.
Pretendo também oficializar o que ocorreu em Julho – ter mais pessoas com liberdade para escrever posts diretamente no blog.
Já recebi também algumas propostas para reservar um espaço para propaganda no blog, mas não tenho muita certeza de que esse seja o melhor caminho, não gostaria de perder a neutralidade e a independência com que ele nasceu. Consigo visualizar mais que o blog passe em algum momento a estar associado a alguma instituição, como uma editora, universidade, empresa de EaD etc. Qualquer um desses cenários só tem sentido se a independência for mantida, e uma dessas associações servir para o blog se profissionalizar um pouco.
Deixem também os seus parabéns!
CONGRATULATIONS http://blog.joaomattar.com/
Neste dois anos voce tem sido uma fonte inesgotável de conhecimentos, orientações sobre ahbilidades requeridas, e exemplo de atitude pró-ativa, que muito tem contrbuído para nossa competência docente ou para o nosso CHA.
Tenho recomendado este blogaçoassoaço para muitos colegas docentes, como uma prescrição imprescindível contra a obsolecencia da atuação docente. (Em tempos de eleição, poderiamos lançar o bordão: BlogDo Mattar, apenas 30 minutos por semana para evitar uma docencia espartana)
[]s Breno
Parabéns!!! Descobri o blog por acaso esse ano pesquisando sobre SL … e simplesmente me apaixonei … estou entre esse número expressivo de visitas que “revisitam” posts mais antigos e lêem praticamente tudo que é postado …
Esse é um ponto de informações muito valiosas sobre EAD e diversos assuntos.
Espero estar junto no 3°,4°, 5° …. e muitos aniversários do blog!!!
Beijosss
Parabéns prof. Mattar! Muita inspiração e transpiração aos tantos anos que ainda virão.
Um forte abraço e vida longa!
Parabéns para o Blog De Mattar !!! Esse espaço é acima de tudo um exemplo de compartilhamento de informações e colaboração que deve ser seguido por muita gente. Como a Letícia, espero passar por aqui em muitos aniversários ainda.
Sucesso!!!
Parabéns pelo Blog prof. Mattar. Este é um espaço para desenvolvimento social do conhecimento. O local de encontro para a inovação intelectual e cultural.
Parabéns, que este seja mais um de muitos aniversários!
Estes dados que você coletou, mostram a grandiosidade deste trabalho. Admiro essa postura que você tem de socializar o conhecimento, de ser crítico e desta forma estar contribuindo com a Educação, objetivo maior de tudo isso que discutimos, pesquisamos e buscamos em termos de tecnologia.
Essa semana, nao tinha passado por aqui ainda… e é sempre assim.. se fico um ou dois dias sem aparecer, quando chego já tem muitas novidades, muita coisa acontecendo, sendo discutida..
Parabéns!
Parabéns da sua aluna de Comex de 1996 da Unibero, ahh achei seu cantinho e estou adorando, abraço forte :mrgreen:
Meu amigo JOÃO somente possui “superlativos” …
Qualquer palavra adicional seria chover no molhado !!
Portanto, somente existe uma única palavra que me ocorre para simplificar tudo: PARAAAAAABENS !!!
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Retrospectiva 2008