Propaganda

No início do cap. 18 de seu Administração de Marketing (Pearson, 12. ed.), Kotler e Keller abordam diretamente a propaganda, que já tinham abordado rapidamente no capítulo anterior.

Segundo a definição dos autores:

“Propaganda é qualquer forma paga de apresentação não pessoal e promocional de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado.” (p. 566)

Não-pessoal aqui não quer dizer que a comunicação não é transmitida por nenhuma pessoa, mas que a comunicação é direcionada a mais de uma pessoa.

Quanto aos objetivos, Kotler e Keller afirmam que a propaganda pode ser: informativa, persuasiva, de lembrança e de reforço.

Eles discutem também os fatores que devem ser considerados para a elaboração do orçamento e da campanha de uma propaganda.

Na p. 574, é apresentada uma interessante tabela com os principais tipos de mídias para propaganda, suas vantagens e desvantagens: jornais, televisão, mala direta, rádio, revistas, outdoor, páginas amarelas, informativos, brochura/folder, telefone e internet, e em seguida são comentadas algumas opções alternativas.

O capitulo discute ainda a cobertura, a freqüência e o impacto da propaganda, assim como estratégias de continuidade, concentração, alternância e intermitência da exposição de um produto.

Por fim, são apresentadas estratégias para avaliar a eficácia da propaganda.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Administração. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

4 respostas a Propaganda

  1. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Promoção

  2. d. disse:

    é isso aí d matar….

  3. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Eventos e Experiências

  4. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Relações Públicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>