Criação de Brand Equity

Criação de brand equity. Cap. 9 do livro: KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing 12. ed. Pearson. p. 267-302. Resenha de João Mattar.

Associar uma marca a um produto ou serviço é denominado branding. Brand equity é o valor agregado de produtos e serviços, em função de suas marcas.

O capítulo apresenta quatro modelos de para avaliar o brand equity: Brand Asset Valuator, modelo de Aaker, Brandz e Ressonância de Marca. Esse modelos procuram medir diversas variáveis, como diferenciação (como uma marca é vista como diferente das outras), estima (como a marca é conceituada e respeitada), conhecimento (quanto os conumidores se sentem familizrizados e íntimos com a marca), desempenho (a marca é capaz de cumprir o prometido?) etc.

São apresentadas também estratégias para a escolha de uma marca.

Uma marca pode estar associada a lugares, pessoas, coisas, outras marcas etc.

Extensões de marca são processos pelos quais uma empresa utiliza uma marca para lançar um novo produto. Se mal utilizada, a extensão pode levar a uma diluição da marca, quando ela acaba perdendo o foco para o consumidor.

A saúde de uma marca pode ser avaliada por auditorias de marca. Com o tempo, são normalmente necessárias ações de revitalização da marca.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Administração, Educação, Resenhas. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>