Wikis em Educação

O Campus Technology publicou recentemente uma entrevista de Linda Briggs com o wiki evangelista Stewart Mader, dividida em 2 partes: The Power of Wikis in Higher Ed e Tips for Getting Started with Educational Wikis.

Mader mantém o blog Grow your Wiki, sobre o uso de wikis em organizações.

Em Educação Superior, para ele há 3 diferentes maneiras de se utilizar wikis: (a) ensino, (b) pesquisa e (c) gerenciamento. No ensino, professores podem trabalhar em conjunto para desenvolver programas, atividades, materiais de estudo etc. Os alunos, por sua vez, podem utilizá-los como uma ferramenta colaborativa para atividades em grupo, que podem ser corrigidas em um local centralizado pelo professor, que assim pode acompanhar e contribuir com os projetos enquanto eles estão sendo produzidos, dando retorno mais adequado aos alunos.

Utilizar um wiki no contexto organizacional, para Mader, é radicalmente diferente de utilizar a Wikipedia, pois você pode controlar autores e leitores, já que todos devem se logar e, portanto, não há anonimato, e assim você pode avaliar as contribuições individualmente. O wiki, portanto, pode funcionar como uma extensão da comunidade que é uma sala de aula presencial.

O freeware mais conhecido é o MediaWiki, que sustenta a Wikipedia. Há também o Twiki, de código aberto e com recursos necessários para o uso no contexto organizacional. Outras ferramentas mencionadas por Mader são Clearspace, Wet Paint, Deki-Wiki, Confluence e Socialtext.

A entrevista discute também as formas de integração de wikis em ambientes de aprendizagem, e estratégias para as instituições de ensino introduzirem wikis em suas atividades, através de grupos-piloto.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Computação, EaD, Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>