Web 2.0 na Educação

Para onde vai a Web, com a crise financeira? Essa foi a pergunta feita em What’s Next after Web 2.0?, no ReadWriteWeb, que provocou tantas respostas que gerou um outro post, com um resumo dos comentários.

Em 10 Promising Web Platforms, Richard MacManus apresenta 10 plataformas promissoras na web.

E em Back to School: 10 Great Web Apps for College Students, Frederic Lardinois apresenta dez ferramentas web para alunos universitários: Notas (Evernote e Google NotBook), Offices (Google e Zoho), Bibliografia (além do pago e muito utilizado Endnote, o artigo cita o Zotero e o EasyBib – apesar de que eles não nos ajudam com a ABNT), Organização (Google Calendar e Remember de Milk), Avaliação de Professores (Professor Performance e Rate my Professors) e, para manter contato, Meebo. Quem já usa alguma?

Em Web 2.0: Good for Education?, Trent Batson faz uma rápida reflexão sobre o uso da Web 2.0 em educação.

The Tower and the Cloud – Education in the Age of Cloud Computing é um e-book da Educause que examina o impacto da Computação nas Nuvens na Educação Superior. Leitura indispensável!

Em Wikipedia and the Meaning of Truth, Simson Garfinkel discute a noção de autoridade e a referência a fontes na wikipedia, um dos ícones da Web 2.0.

O Google Docs acrescentou recentemente novos recursos ao seu serviço. Selecionando uma palavra e clicando em Tools, você pode fazer uma busca automática por significados e sinônimos no Merriam-Webster Collegiate Dictionary, uma busca da palavra na Encyclopedia Britannica, e uma busca automática no Google ou Google Images.

Is Google Earth Becoming a Platform for Academic Scholarship? reflete sobre o uso do Google Earth como plataforma para educação.

O vídeo abaixo (com legenda em português) mostra lúdica e despretensiosamente o que é um wiki. Na verdade, trabalha com o conceito de wiki próximo ao do Google Docs, mas eu quero explorar, com o pessoal de Aveiro, melhor essas diferenças – eles têm um trabalho muito interessante com wikis.

Alguém já usou o Glogster? Já há inclusive uma página sobre educação. É uma nova ferramenta Web 2.0 que permite que você crie uma página web estilo pôster, integrando imagens, animações, vídeos do YouTube etc. Brinquei 1 minuto e criei meu primeiro glog:

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Computação, EaD, Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

6 respostas a Web 2.0 na Educação

  1. Eri disse:

    Mattar,
    Valeu a dica do livro sobre cloud computing . Caramba, a EDUCAUSE é rápida no gatilho, hein? Outras tendências que aposto que vão impactar fortemente a educação é Data Visualization, Grid Computing, e com o advento da web semântica, a meu ver, será a vez da Inteligência Coletiva involuntária. Estou ansioso para saber o que rolou em Santa Clara-CA na conferência sobre WEB 3.

    Tem um vídeo legal com o Matthew Glotzbach, do Google, sobre cloud computing http://www.scribemedia.org/2008/08/10/google-internet-cloud-computing-are-reshaping-enterprise-technology/

    Um dos últimos relatórios da Pew Internet é sobre cloud computing, os dados são bastante interessantes, mas ainda não tive tempo analisar com calma http://www.pewinternet.org/
    Abs

  2. Kariene disse:

    Professor, esse Glogster parece muito bom. A primeira impressão que eu tive foi a seguinte: a gente se sente ” o prgramador” sem ser. É a produção feita por nós. Genial! É bem o que prega a Web 2.0: produção e consumo no mesmo usuário.

    Agora eu não quero mais blog, só quero um glogster…rs
    Um abraço,
    Kariene

  3. João Mattar disse:

    A Educause é rápida mesmo, no ano que vem uma das minhas missões é conhecê-la melhor. Vou checar o seu link e o vídeo, o Valente vai adorar – ele está vidrado nisso!

  4. Breno disse:

    Bom dia a todos os/as Mattaretes.
    Também fucei no glogster (não sei onde arrumei tempo rsrsrsr). Tá com cara de uma versão “webdoiszeada” dos fotologs. Achei porreta a possiblidade de publicação em vários outros ambientes, permitindo uma integração maior entre diferentes comunidades.

    []s

  5. Eri disse:

    Breno, gostei da expressão “Mattaretes” rsrsrsrs

  6. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Horizon Report 2009

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>