Algumas ferramentas essenciais

Montei este post para os professores do módulo Tecnologias aplicadas à Educação, que estou ministrando no Colégio Progresso, mas ele serve é claro para todos.

São links e breves comentários a ferramentas básicas e essenciais.

  • Compactadores e descompactadores de arquivos
  • (qual dos dois vocês preferem?)

    WinZip

    WinRAR

  • Softwares necessários para ler e rodar determinados arquivos
  • Adobe Reader

    Flash Player

  • Para editar e gerar arquivos PDF
  • (testei inúmeras ferramentas gratuitas, esta é a que acho mais interessante – existe é claro o Adobe InDesign e o Acrobat, mas são pagos)

    PDFill

  • Edição de Imagens
  • (sem falar no Photoshop, Fireworks, Gimp…)

    Picasa

  • Edição de Áudio
  • (há inúmeros softwares pagos, mas este é gratuito, e dá para fazer muita coisa)

    Audacity
    (instale de preferência a versão estável; para gerar MP3, é necessário baixar o Lame, e procure salvá-lo na sua pasta do Audacity).

    E então, mais sugestões?

    FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
    Esta entrada foi publicada em Computação, EaD. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

    6 respostas a Algumas ferramentas essenciais

    1. Olá, João, lembra-se de mim? Sou eu, Christiano, nos conhecemos no IV Seminário de Jogos, Educação e Cultura. Em primeiro lugar, queria saber se você realmente não vai aparecer no SBGames, seria interessante conversr contigo por lá.

      Vou tentar apresentar em meu blog, durante o evento, as coisas que forem acontecendo, mas com certeza se fôssemos os dois seria melhor, pois “dois blogueiros escrevem melhor do que um” :) .

      Agora, dando meu “pitaco”. :)

      Põe o link do Gimp também para facilitar para o pessoal encontrar o mesmo e aproveita e põe também este link ( http://www.tuxresources.org/blog/archives/183 ) onde o autor disponibiliza várias vídeo aulas sobre o Gimp, o que seria muito melhor para quem quer aprender sobre o Gimp e não tem muito tempo para procurar informações e/ou materiais.

      Bem, é isso, se surgirem-me outras idéias, comentarei por aqui, ok?

      Abração e até mais!

    2. João Mattar disse:

      Christiano, não vou ao SBGames. Eu adoraria ir, pois nunca fui, mas acontece que neste ano já fui a muitos eventos, tenho depois de repor aulas e ficar muito complicado, então neste ano já fechei a porteira. Mas nos vemos em um próximo evento.
      Para te falar a verdade, eu tenho minhas dúvidas ainda sobre o Gimp, por isso não pus aqui. Uso o Photoshop, mas é um software que tem uma curva de aprendizado, então prefiro indicar primeiro o Picasa, com poucos recursos, mas que na verdade faz coisas básicas. Hoje falei no curso de Web 2.0, e para editar imagens online há vários recursos. O Gimp tem também uma curva de aprendizado e fico em dúvida se vale a pena a indicação como sugestão para quem está começando a editar imagens. Mas vou fazer uma nova rodade de Gimp, inclusive porque o Bruno está querendo usar o software na apresentação no curso, e logo dou um retorno. Abração

    3. Alexandre disse:

      Oi, João! Eu incluiria um software para gravação das imagens em movimento da tela. Screen recording? Exemplo: FRAPS (gratuito).

      Também incluiria um editor gratuito melhor que o Movie Maker (que já vem com o Windows). Há muitos gratuitos, mas esqueci os nomes (pois uso o Sony Vegas Pro, não gratuito).

      Obs: as razões para a inclusão desses dois softwares na sua lista tem a ver com o crescimento de importância dos machinimas. Acho que daqui a duas ou três décadas, os machinimas passarão a ser uma ferramenta importante para a elaboração de aulas (para serem ministradas com ou sem a presença do professor).

      Notícia recente sobre o crescimento de importância dos machinimas: http://secondlife.blig.ig.com.br/2008/45/machinimas-ganham-fama-no-mercado-do-entretenimento.html

      Grande abraço!

    4. João Mattar disse:

      Alexandre. Sem dúvida um software para gravação de tela é essencial. Discuti isso com eles na aula deste final de semana. Apenas me parece que os softwares totalmente gratuitos para gravação de tela ficam muito a dever aos pagos, ao contrário de muitas outras categorias. Vou apenas rechecar isso com mais calma, e nos próximos dias vou incluir um para gravação de tela.
      Para edição de vídeo são também essenciais, apesar de que eu não os classificaria nessa lista de vídeos. Mas vou ampliar a lista, e vídeo certamente entrará. Os professores no Progresso têm agora seus notebooks que já vieram com MovieMaker!
      Vou também, nas próximas semanas, desenvolver pesquisas e produções sobre machinimas no meu curso YouTube for Educators, na Boise, valeu pela dica. E vou postando tudo por aqui.

    5. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Tecnologias Aplicadas à Educação - Colégio Progresso

    6. Alysson Bruno disse:

      Professor Mattar,

      Ao invés do WinRAR e WinZip, que são pagos, sugiro o 7zip (http://www.7-zip.org/), totalmente gratuíto (GLP), suporta os formatos padrões (como o zip, rar e o gz) e ainda tem um formato próprio (7z) que consegue uma taxa de compressão fantástica.

      Espero ter ajudado.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>