Estamos no período de bancas de Trabalhos Interdisciplinares e TCCs na Anhembi Morumbi e várias questões interessantes acabam surgindo em função das apresentações e discussões com a banca.
Uma delas, que surgiu nos Trabalhos Interdisciplinares apresentados hoje, é a posição em que deve surgir a análise SWOT num Plano de Marketing ou de Negócios.
A análise SWOT (Strength, Weakness, Opportunity and Threat) considera as ameaças e oportunidades do ambiente externo, e as forças e fraquezas da empresa. É um exercício bastante interessante, justamente porque procura relacionar os pontos internos da empresa com o ambiente externo.
O problema é que cada Plano de Marketing ou Negócios traz a SWOT em posições diferentes. Alguns planos começam com a SWOT, em outros ela está no meio e em outros, ainda, ela aparece finalizando o plano.
Para mim, a SWOT deveria aparecer sempre no início, numa avaliação inclusive prévia ou simultânea aos níveis mais genéricos do Planejamento Estratégico, pois ela trabalha com dados do macro-ambiente. Ela serviria, então, como orientação para a produção do Plano.
Depois das apresentações de hoje e de várias discussões, eu reformulei meu pensamento. A SWOT pode funcionar adequadamente também no meio de um Plano ou até mesmo no final. Neste caso, por exemplo, pode-se imaginar que ela vá sendo tecida informalmente durante o próprio Plano, e a sua formalização funcione como conclusão, no final do Plano, recuperando tudo o que foi discutido em diversos momentos.
O importante, realmente, é que a SWOT esteja ligada ao resto do Plano, que ela tenha relações com o Plano, independente de sua posição. Em muitos casos, entretanto, os alunos acabam realizando a SWOT quase como um check-list burocrático: fazem até uma análise interessante e profunda, mas não extraem dela resultados ou conclusões, e não se fala mais dela, nem antes nem depois no Plano. Aí, realmente, a SWOT fica sem sentido, uma peça solta, quando o importante seria que ela se comunicasse com o restantes das idéias e estratégias propostas no Plano.