Depois dos cursos Teaching and Learning in Second Life e Youtube for Educators, no próximo semestre cursarei na Boise State University a disciplina Educational Games & Simulations, que aliás vai ser ministrada no Second Life! Ainda vou checar uma disciplina semelhante oferecida pela San Diego State University e decidir por uma das duas. Então, preparem-se para as novidades no semestre que vem por aqui!
Enquanto isso, vou descarregar um pouco algumas coisas sobre o uso de games em educação que eu andava segurando.
A Aspyr Media lançou neste ano o futureU, um game que roda no DS (mas também pode ser jogado em PC) para preparar os alunos para o SAT – exame para admissão nas universidades americanas.
Games são utilizados no Montgomery County Community College, por exemplo, como atividades de revisão para provas.
O livro The Ecology of Games: Connecting Youth, Games, and Learning, organizado por Katie Salen, está disponível gratuitamente no site da MIT Press. Vários autores apresentam perspectivas sobre o uso de games em educação – este e vários outros livros, artigos, sites etc. revisarei por aqui no próximo semestre.
Recentemente, o Departamento de Educação dos Estados Unidos destinou mais de 9 milhões de dólares (é isso mesmo!) para o Education Development Center estudar como vídeo games podem ser usados em sala de aula para o ensino de ciências, no ensino fundamental.
E o Games for Learning Institute é um recém lançado (e ambicioso) projeto de pesquisa, da Microsoft em conjunto com um consórcio de universidades, sobre o uso de games para ensinar matemática e ciências para alunos do ensino fundamental.
A brincadeira tá ficando séria!