Metro Global Photo Challenge 2008 & O Conceito de Aututor

Hoje eu dei uma entrevista à Izabella, minha ex-colega de Anhembi e UVB, e doutoranda pela PUC-RJ, em que falamos mais de 1 hora sobre o conceito de aututor. Logo em seguida, conversei bastante no Second Life com o Danilo (meu aluno no curso ABC da EaD no SL 3.0) e a Temis (que está desenvolvendo uma monografia sobre o uso do Second Life em educação) sobre o mesmo conceito. Prometi para todos (e para mim mesmo) uma versão atualizada do conceito de aututor, mesmo depois do recente vídeo Do Impostutor ao Aututor.

Mudando (aparentemente) de assunto

O Metro Global Photo Challenge 2008, um concurso mundial de fotos promovido por aquele jornal que é distribuído nas ruas de São Paulo, teve mais de 55.000 concorrentes, dentre os quais vários fotógrafos profissionais. O tema era Selva Urbana.

O vencedor foi o canadense Joel Charlebois, com a foto Midnight Tram to Humber:

[photopress:Midnight_Tram_to_Humber.jpg,full,vazio]

Para tirar sua foto, Charlebois usou uma câmera Canon SD500 point-and-shoot e um tripé de plástico de US$ 20.00.

Há várias outras fotos lindas, que podem ser visualizadas no site do jornal, por país.

Voltando ao assunto.

Isso é uma prova de que não é preciso grandes investimentos para a produção de conteúdo para EaD, e (por conseqüência – usando o trema nos últimos dias, antes de ele cair) de que precisa ser dada a oportunidade para os professores produzirem seus próprios conteúdos. O lema do Cinema Novo, “Uma idéia na cabeça e uma câmera na mão”, para a qual já ouvi a variação “Uma aula na cabeça e uma câmera na mão”. Os Projetos Patos em EaD – o tema da foto deste blog, pelo menos até o final do ano. O conceito de aututor não é um conceito puramente tecnológico, de que os professores precisam se atolar em muitas ferramentas, mas um conceito pedagógico – que os professores precisam ser os designers dos seus próprios cursos, os autores e os tutores, os professores, em uma palavra. Mesmo com poucos recursos e poucas ferramentas, os professores têm condições de produzir seus conteúdos, ou organizar os infinitos recursos disponíveis na Web, para conduzir aprendizado à distância.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Educação, Fotografia. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>