RSS for Educators

HENDRON, John G. RSS for educators: blogs, newsfeeds, podcasts, and wikis in the classroom. Washington, DC: ISTE, 2008. Resenha de João Mattar.

Dá para ler a Introdução do livro online, que fala rapidamente sobre RSS, blogs, podcasts e wikis, dentre outros temas. O surgimento de RSS – Really Simple Syndication, a partir de 2004, teria revolucionado a web.

Os primeiros capítulos tratam das ferramentas.

Chapter 1 Weblogs (Blogs) dá dicas interessantes para começar o seu blog.

Chapter 2 Wikis apresenta algumas ferramentas para instalar em um servidor, como MediaWiki (o engine por trás da Wikipedia), PmWiki e Instiki, e as que fornecem espaço nos seus próprios servidores, como Wikispaces (que eu usei no primeiro ABC da EaD no SL) e PBwiki (que usei no ABC da EaD no SL 3.0 e no curso que dei no Colégio Progresso, no semestre passado). O capítulo fala também de uma cultura wiki e dá algumas dicas para utilizar a ferrramenta, como: currículos, planos de aula, avisos, controle de presença, agendas e atas, manuais, notas etc.

Chapter 3 Podcasts fala que além da Read/Write Web, podemos pensar na Listen/Broadcast Web. Além do iTunes, são comentados o Yahoo! Podcasts e o Podcast.net. É também mencionando o seminário da Apple The Podcast Recipe: Producing a sucessful show, com tutoriais. Para criar o arquivo XML para o RSS 2.0 sem a necessidade de código, são mencionados FeedForAll e Feeder (para Mac). A resenha que fiz do livro Educator’s Podcast Guide traz mais dicas sobre o uso dessa ferramenta.

Chapter 4 VoIP and Synchronous Communication cita, além do Skype e dos diversos messengers, o Gizmo e o iChat para Mac. Todas essas ferramentas podem ser utilizadas para comunicação síncrona. São sugeridos passos para uma boa entrevista de áudio e videoconferências, para as quais, além do Skype e do iChat, são mencionados o Microsoft NetMeeting (XP) e Windows Meeting Space (Vista).

A parte 2 do livro apresenta alguns softwares.

Chapter 5 Basic Editing with Audacity orienta a edição de áudio com o Audacity. Eu já tinha montado uma lista com tutoriais por aqui, e o livro indica ainda os tutoriais em wiki, dentre outros.

Chapter 6 Editing with GarageBand apresenta o GarageBand, para edição em Mac.

Chapter 7 Blogging é um interessante capítulo que apresenta várias opções para a criação de um blog, como as open-source que precisam de um servidor, como: blojsom, Blosxom, Textpattern e WordPress (que oferece também gratuitamente o serviço de hospedagem). A opensourceCMS tem várias demonstrações. Outras referências são Lyceum, Moodle (que também oferece a opção de blogs) e Drupal. São mencionadas, dentre as opções para as quais você não precisa de servidor: WordPress.com, EduBlogs e Blogger.com, além de opções alternativas como MySpace e Facebook, LiveJournal e Vox. Dentre as opções pagas, são mencionadas: Expression Engine, TypePad, Movable Type e Community Server. São mencionados, dentre os editores de blogs no seu desktop: BlogJet, ecto, Performacing FireFox extension, w.bloggar e MarsEdit. Todas essas opções são cuidadosamente comparadas, assim como são avaliadas as diferentes opções de configuração dos blogs. Por fim, são dadas dicas de como construir e administrar um blog, com exemplos específicos para o WordPress e o ecto.

Chapter 8 Using News Aggregators apresenta as várias opções disponíveis para gerenciar notícias e informações da web. Se você tem blogs em um servidor que não está aberto para a Net, pode usar o NewsWire. É também demonstrado o Google Reader e o uso do Internet Explorer para a mesma função. Ou seja, são demonstradas 3 maneiras diferentes de agregar informações: no desktop, na web e no navegador.

A última parte do livro é denominada Classroom Applications.

Chapter 9 Blogging with Students, Chapter 10 Wikis for the Classroom, Chapter 11 Podcasts in the Classroom e Chapter 12 Newsfeeds in the Classroom apresentam várias sugestões de planos de aulas estruturados para o uso dessas ferramentas com os alunos.

Por fim, o curto mas interessante Chapter 13 Advanced RSS apresenta sugestões de como misturar feeds customizados usando, p.ex., RSS Mix ou Feed-Shake, e também de Parsing Feeds, por RSS desagregados, transformando um feed agregado de volta em uma página web como uma lista, como os títulos dos feeds originais cada um se tornando um item separado, utilizando p.ex. MagpieRSS e Feed2JS. São também mencionados FeedDigest e FeedBurner.

O livro tem ainda Referências, um Apêndice com vários links (que ainda preciso explorar mais), um Glossário e um Índice.

Livrão, bem estruturado e com muita informação.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Computação, EaD, Educação, Resenhas. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

5 respostas a RSS for Educators

  1. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Blogs, Wikis, Podcasts

  2. Alexandra Rabetti Zini disse:

    Boa noite, professor.
    Quando o senhor me disse no email que o livro era escrito em inglês, pensei que o grande desafio seria esse. Ledo engano! Ao ler o post acima, percebi que meu maior problema não é desenferrujar a língua estrangeira, mas todas aquelas siglas, nomes de programas e afins. Não sei se dou conta…
    Parece que, para a proposta de trabalho de meu grupo, os capítulos mais interessantes são o 5 (indicado no comentário anterior, no post está com outra designação) em parte e do 9 ao 12. O resto teria pouca relevância.
    De qualquer forma, vou tentar adquirir o livro.
    Por enquanto, obrigada.

  3. João Mattar disse:

    Alexandra, com as siglas você se acostuma rápido. Como te disse, tinha mais 2 resenhas para fazer, e uma acabei de fazer hoje:
    http://blog.joaomattar.com/2009/01/31/blogs-wikis-podcasts/

  4. Pingback: De Mattar » Blog Archive » My Theory of Learning

  5. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Blogs & Educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>